quinta-feira, 20 de julho de 2006

José Cid - as bodas de ouro do pai do rock português

Salvé José Cid!!

É neste momento de celebridade e orgulho nacional que decidi prestar a devida homenagem aos 50 anos de carreira musical, e que carreira, ao pai do rock português: José Cid. Há que atribuir os créditos a quem os merece.
Queria também aproveitar o momento para relembrar e, ao mesmo tempo congratular o nosso ilustre SáRouxinol, pelo brilhante "post" que lançou há já alguns meses atrás, deste mesmo homem, nú, com o seu mais glorioso prémio musical... O disco de ouro.

Mas, e perguntam vocês o porquê de José Cid, então??? O seu primeiro êxito, foi a lenda de El Rei D. Sebastião, esse mesmo que ontem á noite, foi visto por vários Vimaranenses, a arrumar carros, assim uma coisa levou á outra, e desafio a todos vós, que prestem atenção ás linhas que se seguem.
Este dinossauro da música, nasceu na Chamusca a 4 de Fevereiro de 1942, conhecido por alguns como o "alferes cuequinha" - a sua alcunha quando esteve na OTA a dar recruta á 2º/69, evidenciou-se no mundo da música, para gaúdio de milhares de Portugueses, eu não incluido.
A fama chegou-lhe inicialmente através da sua participação como teclista e vocalista no Quarteto 1111, onde obteve grande êxito com a canção "A lenda de El-Rei D.Sebastião". Concorreu ao Festival da Canção de 1978 com três composições, alcançando o 2º lugar com "O meu piano". Em 1980, com a canção "Um grande, grande amor", vence este certame. É o autor de outros grandes êxitos, como "Olá vampiro bom", "A Rosa que te dei", "Como o macaco gosta de banana", "Mosca Superstar" ou "Cai neve em Nova York".
Mas para mim, o seu grande apogeu, foi quando apareceu em todas as televisões, a dar a cara a 1 anúncio de publicidade, de uma conhecida marca de chás gelados, nos quais se interpretou a si próprio, cantando e vindo do espaço, enquanto proferia a frase: "Olá malta! Tudo bem? Tá-se?"
Mas para gaúdio de toda a comunidade feminina, o que dizer, da sua queda Sebastinista, ao aparecer todo nú, num cavalo branco, imitando o malogrado Rei.
Bem, está provado que fumar ganzas, fode a cabeça a um homem, mas a este, libertou-o para ser o mito do rock Português, que maluco, pior que ele, só mesmo o Velho Mazzola, nos seus raides bagaçais diários.
Mas nem este pobre homem conseguiria proferir estas mesmas frases, que vos vou mostar...
-"Se Elton John tivesse nascido na Chamusca, não teria tido tanto êxito como eu." in Pública, 2003
-"Tentaram e conseguiram pôr-me na prateleira. Mas a verdade é que os outros artistas estão na prateleira e eu estou cá." in Pública, 2003
-"A nova geração tem de descobrir qual é o seu dinossauro Todos os países têm o seu dinossauro. Os franceses têm o Johnny Halliday, os espanhóis o Miguel Rios. Ambos são uma porcaria ao pé de mim. Sou infinitamente melhor do que eles e tenho uma melhor estética." in Pública, 2003
-"Usem e abusem de mim. Estou cá, canto e bem ao vivo. Façam de mim o que quiserem. Estou com uma grande voz." in Pública, 2003
-"Adoro o «Cantor da TV», a canção menos comercial daquele álbum [Nasci prà música]. Dificilmente conseguiria escrever [outro] tema daquela maneira. É muito bem esgalhado e muito bem tocado." in Pública, 2003
-"Essa canção [Como o macaco gosta de banana] foi um escândalo. As pessoas julgaram que era uma canção ordinária. (...) Divirto-me à brava quando a oiço, porque é uma canção que não se pode levar a sério. Tem um sentido de humor de abandalhar o sistema." in Pública, 2003
-"Olá malta! Tudo bem? Tá-se?" in anúncio Lipton, 2004
-"Dá-me favas com chouriço." in Cabaré da Coxa, 2004
Acho que já chega, levar com qualquer coisa deste gigante da música, é castigo enorme para qualquer ser vivo, até mesmo o cavalo branco, ainda hoje, já mais conseguiu correr com alegria, jamais conseguiu saír á rua com a mesma cara, pobre cavalo, acho que todos compreendemos a tua humilhação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vão mamar na quinta pata do cavalo de Napoleão...

Anónimo disse...

SALVÉ CID!!

Permita-me um pequeno reparo ou então uma simples nota de rodapé, cara Kikx.
O nosso amigo "alferes cuequinha", peca por não ter usado o bigode durante a sua ascensão no mundo da música. Já o seu defendido, "Chico Fininho", usou e abusou disso. Ainda passavam os nossos tempos de mocidade a ver o "Duarte & Cª.", ainda "Arménio, o trolha da Ariosa" descuidava-se da moda actual.

Quanto ao pai do rock português, dou-lhe a razão. Mas não difame o nosso chamusquense ou mesmo chamuscado, homenageando-o com o título de mãe do rock português. Temos melhores exemplos disso, tal como o Variações. Cid foi o padrasto do rock português. Um pai mal amado.

De qualquer forma fica a devida homenagem, a esse grande senhor... Cid, José Cid.

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»