sábado, 18 de agosto de 2007

O MAU, O VILÃO E O BAIXO NÍVEL DA RTP !


O mau o vilãO e a RTP:
A RTP exibiu anteontem à noite, em 'prime-time', um documentário sobre Pinto da Costa, intitulado "O bom, o mau e o vilão", (o "bom", como se verá à frente, estava naturalmente a mais) na que terá sido a peça pretensamente jornalística mais parcial da televisão portuguesa dos últimos anos, em que apenas pretendeu - e conseguiu - ridicularizar Pinto da Costa e o Porto.
É difícil entender o que leva a RTP, que até tem um passado de subserviência ao F.C. Porto, aos seus rivais Benfica e Sporting, mas também ao poder político, a decidir-se pela exibição em horário nobre de um pretenso documentário que se limita a recolher e a exibir as piores imagens das últimas três décadas do F.C. Porto, mesmo que não tenham absolutamente nada a ver com Pinto da Costa (uns dois ou três minutos com o episódio da camisola rasgada de Rui Jorge por José Mourinho, situação em que o presidente do F.C. Porto não foi tido nem achado), numa espécie de "worst off" do F.C. Porto.
Logo no início, a narradora informa-nos de que os amigos não quiseram falar, porque Pinto da Costa está de relações cortadas com a RTP e a partir daí, como que aproveitando a deixa, tudo serve para deixar mal na fotografia o presidente do F.C. Porto e quem mais se lhe aproxime - lamentável a insinuação sobre Alípio Dias, quando se diz que foi o Crédito Predial Português que prestou a garantia bancária que travou a penhora do Estádio das Antas. Alípio Dias era então presidente do banco e aparece a abraçar Pinto da Costa e logo a seguir a narradora conclui, insinuante "Hoje é presidente do Conselho Superior do F.C. Porto".
Ao longo de uma hora o tom é sempre de desdém, seja pela imensa série de vitórias nacionais e internacionais da equipa de futebol, que mais não são do que uma nota de rodapé no programa, o que é estranho quando se trata da biografia de um dirigente desportivo, seja pelo gosto por poesia, seja pelas relações afectivas do protagonista, hoje bem conhecidas de todos, quanto mais não seja pelo mediatismo do livro da ex-companheira Carolina Salgado. De resto, não deixa de ser sintomático que o único ex-treinador do F.C. Porto a falar no documentário seja Octávio Machado, ele que é o único dos ex-treinadores a dizer mal de Pinto da Costa. Bobby Robson, Victor Fernandez, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Quinito, Ivic, António Oliveira, Fernando Santos treinaram o clube. Todos já tantas e tantas vezes falaram publicamente bem de Pinto da Costa, mas a RTP só recolheu o testemunho de Octávio Machado. Coincidência.
Pinto da Costa está sob investigação, as escutas conhecidas são, no mínimo, comprometedoras e não abonam nada a favor do presidente do F.C. Porto. A justiça, cedo ou tarde, se encarregará de demonstrar a responsabilidade de Pinto da Costa. A RTP, no entanto, considera que se trata de serviço público fazer o julgamento televisivo, apresentando uma hora de emissão em que o melhor que se ouve é quando Jorge Costa diz que o F.C. Porto é obra de Pinto da Costa. Goste- -se ou não, é capaz de haver um bocadito mais de coisas a dizer, como acentuar o sucesso desportivo do clube, as contratações bem feitas, que permitiram, por exemplo, aproveitar Deco e Maniche, dois proscritos do Benfica, fazê-los campeões da Europa e transferi-los por milhões de euros, etc, etc.
A perspectiva de serviço público da RTP é tanto mais curiosa se recordarmos que em 2003, no ano em que o F.C. Porto venceu a Taça UEFA, o canal público não transmitiu os jogos em casa do clube, não porque algum concorrente se tenha antecipado e comprado os direitos, mas apenas porque a RTP considerou que era dinheiro mal gasto. O critério, curiosamente, já não foi o mesmo em 2005, quando o Sporting foi à final da Taça UEFA, ou na época passada, quando o Benfica chegou aos quartos- -de-final. Neste caso, a RTP até chegou a transmitir as meias-finais na RTP-N porque já tinha comprado o jogo em casa do Werder Bremen, adversário da equipa portuguesa, caso esta tivesse chegado às meias-finais. Isto para não falar do Verão de 2003, quando a RTP se preparava para não transmitir a final da Supertaça europeia, entre F.C. Porto e Valência, alegando, primeiro, que o jogo não era oficial, depois, que não se tratava de final.
Aliás, para que estas coisas sejam realmente transparentes - e a RTP é uma empresa pública, subsidiada por todos nós, com obrigação de boas práticas e contas claras -, a estação deveria, por exemplo, tornar público quanto pagou pela transmissão de jogos do F.C. Porto, do Benfica e do Sporting nos últimos cinco, dez ou 15 anos. Todos perceberíamos melhor o conceito de serviço público para a RTP e o documentário de anteontem à noite.
FONTE: JN, 18 de Agosto 2007
SERÁ ISTO SERVIÇO PÚBLICO? E até estavam no horário "nobre"... agora que o FCP pôs a RTP na ordem, a TEVEVISÃO PÚBLICA decide disparatar...INCOERÊNCIA!
resta saber ao serviço de quem estava...

7 comentários:

Anónimo disse...

Esta a começar da pior forma esta época...depois do que se viu na SuperCaca em Leiria, agora não deixam o Lisandro jogar por este ter que cumprir castigo de um jogo por vermelho na pré-época, algo que ele já fez! Mas os senhores do CONSELHO DE DISCIPLINA DA FPF dizem que os castigas têm que ser cumpridos em JOGOS OFICIAIS, os senhores do DEPARTAMENTO JURIDICO DIZEM QUE NÃO!
VALE TUDO para TENTAR deitar abaixo o FCP!

Ainda ontem se viu em Alvalade mais uma VERGONHOSA ARBITRAGEM, com penalty por marcar a favor da Briosa, golo do Tonel em que a bola foi dominada com o braço e penalty farçolas a favor do SCP

Nox disse...

A RTP esteve bastante mal, é certo, mas eu fico mais perplexo com o penalização do Lisandro Lopez!! Como é possível que se demore 1 MÊS a penalizar um jogador que foi expluso num jogo de pré-temporada? Se o queriam penalizar já não o deveriam ter feito na supertaça? É extremamente ridículo todas estas incertezas de saber se ele pode ou não jogar... simplesmente inacreditável.
Mas é isto que gostamos: nos 5 anos de "Donos na bola" (esse programa da SIC que dizia do pior sobre o FCP) fomos PentaCampeões, quando o Rui Rio se decidiu meter com o FCP ganhamos TUDO, por isso este bombardeamentos no início de época ao FCP fazem perspectivar um final feliz.

Anónimo disse...

pelos vistos ontem houve alguem da FPF que se chibou e disse que a FPF já tinha a notificação do castigo em sua posse há 11 dias, mas so a utilizou para este jornada em Braga...vá lá que temos o Quaresma!

Anónimo disse...

lol...eu gostei muito. vi coisas que já me tinha esquecido e confirmei que o fcp é uma máfia do pior!! Como se ganhar alterasse alguma coisa...
Nunca mais vão presos essa escória!

Anónimo disse...

Nunca vi tanta raiva comprimida num espaço tão reduzido!!

Tenho pena de não ter visto o documentário, mas todavia, só iria reforçar a minha ideia e aumentar o meu desgosto e repúdio por esta personagem.

Toda a gente conhecia tão bem esta escumalha e do que eram capazes para atingir os seus feitos e objectivos, que agora parecem ter pena deles e incriminam a estação pública de má fé e de agir em parceria com outros, também, malfeitores. Relembro o Major, que quis fazer justiça pública e enfrentou a comunicação social numa entrevista, deveras, hilariante!

O homem andou na bonança durante toda a sua vida, e, agora que foi apanhado e, a ver vamos, julgado... Todos fazem dele um mártir. Esquecem-se do mal que ele fez ao futebol português e ao povo que ama e segue o futebol.

Saudosos tempos da ditadura, em que homens como este, iriam p'ra caxias.

Anónimo disse...

deves ter muitas saudades do Prof Dr. deves...aí so havia 2 clubes em Portugal, agora há 3 !
deves ter tb ter saudades de ver o Norte de Portugal ainda mais pobre e escondido do que o que é hoje

Anónimo disse...

Apesar das minhas preferências clubístas, considero-me um homem do norte. Talvez seja mal compreendido!
De qualquer forma essa "pedra" que tanto gostam de atirar, está agora apontada ao fcporto e ao boavista. É que já não vivemos numa ditadura.
De facto, admito que num tempo de ditadura os clubes de lisboa eram favorecidos, mas não passava de "polítiquices legais". Hoje em dia a ditadura é outra. Os clubes do porto e o outro são os favorecidos, e o MP não tem complascência para com tais actos corruptos que sujam o bom nome nacional.
P'rá choça com eles todos!!
Penas e alcatrão!!