sexta-feira, 14 de setembro de 2007

JÁ CHEGOU...





GNR está a isolar explorações do Ribatejo onde foi detectado vírus H5N2
As duas explorações sequestradas devido à detecção do vírus H5N2 da gripe das aves em Vila Nova da Barquinha e Tomar começaram a ser cercadas e isoladas pela GNR às 11h00 para impedir a saída de animais e preparar o abate


A GNR está a assegurar um perímetro de segurança de um quilómetro em redor das explorações, proibindo mesmo a circulação rodoviária.

Segundo fonte da GNR, as autoridades sanitárias deram ordens para cercar as duas explorações onde foi detectado o vírus, pelo que dezenas de militares estão a ser colocados em redor dessas unidades aviárias.

Ainda esta manhã, a Direcção-geral de Veterinária e as autoridades vão reunir-se para definir a actuação futura de modo a impedir a propagação do vírus até ao abate dos 90 mil animais.

Inicialmente, a GNR colocou apenas dois homens na entrada das explorações como medida cautelar e para avaliar as movimentações existentes até receber ordens para a actuação futura.

As duas explorações localizam-se numa zona pouco povoada, próximo da localidade de Fontaínhas (Tomar) e numa área onde existem outras explorações avícolas.

As explorações utilizam lagoas ao ar livre para criar os patos e, segundo algumas pessoas da zona, nada impede o contacto das aves migratórias com as que são criadas naquelas unidades aviarias.

O anúncio da detecção do vírus H5N2 nas duas explorações foi feito na noite de quinta-feira, pelo Ministério da Agricultura.

Em comunicado, a Direcção-Geral de Veterinária, tutelada pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas, informou que o Instituto Nacional de Recursos Biológicos - Laboratório Nacional de Investigação Veterinária detectou, nestas duas explorações de produção de patos destinados a repovoamento de espécies cinegéticas, a existência de «resultados positivos de genoma do vírus da gripe aviária do subtipo H5N2 de baixa patogenicidade».

Estes resultados foram obtidos nas análises a materiais colhidos nestas duas explorações, no âmbito de acções de rotina do Plano de Vigilância da Gripe Aviária.

A Direcção-Geral de Veterinária adiantou que as explorações foram sujeitas a sequestro, tendo ainda sido determinados «o abate e destruição, sob supervisão oficial, dos efectivos de ambas as explorações».

Lusa/SOL

3 comentários:

Anónimo disse...

É...como nesta altura do ano hé poucas notícias e há vacinas contra a gripe para vender, há que instalar o pânico na opiniã pública....
Por isso transcrevo aqui na integra o comunicado da Direcção Geral da Saúde;

"O vírus aviário H5N2, de baixa patogenicidade, NUNCA causou doença em seres humanos pelo que não constitui risco para a saúde pública. Este vírus foi identificado no âmbito de acções de vigilância conduzida pela Direcção Geral de Veterenária, que determinou a aplicação das medidas adequadas à sitação"

por isso é que não podemos acreditar em tudo o que a comunicação social nos diz.... a não ser que haja imagens ( tipo scolari e tal....)!

Anónimo disse...

Quem sabe... Nunca equece!!

Anónimo disse...

Fogo... eu a tentar lançar o pânico e aparece logo uma explicação credivel para sossegar as mentes mais hipocondríacas ;-) Não consegui desta vez lançar o caos mas vou esperar pacientemente a minha oportunidade...