domingo, 23 de setembro de 2007

Resta-lhes a VIOLÊNCIA para negar a VERDADE !


A Casa F.C.Porto de Guimarães, vai ter a festa comemorativa da Inauguração Oficial das suas instalações sociais e do 114º Aniversário do F.C.Porto , presidida pelo Exmº Senhor Presidente da Direcção, Jorge Nuno Pinto da Costa, que terá lugar no dia 28 de Setembro de 2007 , com o seguinte programa:
19.00 H: Cerimónia de Inauguração com a benção das instalações e descerrar da placa comemorativa, na Sede Social;
20.00 H: Jantar comemorativo, na Quinta Vila Marita em Souto, Stª Maria - Guimarães.
Aí está o programa oficial !
Nem a violência dos últimos dias, nem as pinturas nas paredes, nem as pedras, nem os cocktails molotof a vão parar !
E para quem também ainda não sabe está a ser preparada uma manifestação no dia da inauguração, pelos adeptos do VITORIA, a manifestação está marcada para as 18 horas no estádio para depois seguir até ao local onde fica a casa do FCP...

PS: Nos países e regiões subdesenvolvidas também recorrem a este tipo de acções para tentar esconder a verdade...enfim, serão farinha do mesmo saco?! Pelo apreço que tenho por Guimarães e pelas suas gentes, espero bem que não...

Nem de prepósito...hoje o JN publica uma notícia acerca do assunto, sendo que assim actualizo o meu post:

A criação da Casa do FC Porto em Guimarães tem sofrido grande contestação na cidade, tendo a mesma sido alvo de um engenho explosivo na quarta-feira, segundo disse à Agência Lusa o presidente daquela casa, António Soares.
A sede da Casa do FC Porto, com existência legal desde Julho de 2005, é inaugurada oficialmente pelo presidente portista, Pinto da Costa, na próxima sexta-feira.
"Tudo indica que terá sido um `cocktail Molotov´", disse à Lusa António Soares, acrescentando que as consequências não terão sido piores, porque o engenho caiu fora das instalações, mas foi o suficiente para enegrecer as paredes do interior da sede.
António Soares acrescentou que as autoridades foram chamadas ao local, tendo estado presentes elementos da Polícia Judiciária, estando o caso neste momento entregue ao Ministério Público.
A Casa do FC Porto funciona desde Novembro de 2006 no espaço que, sexta-feira, será inaugurado por Pinto da Costa, numa cerimónia que contará com a presença, entre outros, do antigo goleador portista Fernando Gomes e da atleta Aurora Cunha.
António Soares revelou que tem sofrido "insultos, ameaças físicas e atentados ao património", tendo inclusive visto a sua casa "apedrejada". Até na escola onde é professor, em Guimarães, e onde há "células dos adeptos mais radicais", António Soares foi confrontado.
"A preocupação que eu tenho (em relação à inauguração) tem a ver com questões de segurança. Surpreende-me que, num país democrático como o nosso, num momento em que até temos a presidência da União Europeia, numa cidade tão hospitaleira como Guimarães, Capital Europeia da Cultura em 2012, este tipo de atitudes tenham lugar. Não consigo entender porque é que não se pode ser portista em Guimarães", frisou.
As críticas de António Soares estendem-se aos responsáveis do Vitória de Guimarães, que, segundo disse, já foram contactados por dirigentes portistas, também eles preocupados com a situação.
"Têm conhecimento do que se passa e não podem assobiar para o lado", afirmou António Soares, adiantando que a direcção do clube vimaranense devia vir "apelar à calma" dos seus sócios e adeptos.
Também os responsáveis políticos da cidade foram visados por este responsável, nomeadamente a Câmara de Guimarães.
"O presidente da Câmara (António Magalhães) podia fazer qualquer coisa. Ele sabe o que é que se passa, até porque solicitei-lhe que recebesse os responsáveis do FC Porto, nesse dia, nos Paços do Concelho, como é hábito nestas ocasiões, e ele negou-se", afirmou.
O espaço, situado perto da Estação de Caminhos-de-Ferro da cidade, tem cerca de 70 metros quadrados e não ostenta nenhum sinal exterior do FC Porto.
"Fomos cuidadosos nisso, para não ferir susceptibilidades. Sabemos que as pessoas são extremamente bairristas, mas não abdicamos da nossa identidade", disse, admitindo ainda que até bem pouco tempo conciliava a condição de adepto e sócio do FC Porto com a de adepto e sócio do Guimarães.
António Soares referiu que tinha lugar marcado no Estádio D. Afonso Henriques, mas que, depois das ameaças, nunca mais foi ao recinto por temer pela sua integridade física.
Na cidade e na internet circula um apelo a uma manifestação de adeptos do Vitória de Guimarães contra a instalação daquela sede portista na cidade, em que nenhum outro clube tem núcleos.
A Agência Lusa tentou contactar os responsáveis das claques do Vitória de Guimarães e da "Associação Vitória Sempre", mas não conseguiu obter qualquer reacção.

11 comentários:

Anónimo disse...

Olha outro moralista...

Anónimo disse...

Sinceramente nem li o texto mas digo-vos: vão todos para o caralho... isto é uma cidade de Vitorianos e vem um gajo de s.tirso armar-se em burro ???!! eu estarei lá, pocilgas na minha terra, não.

Anónimo disse...

Depois do que se viu em direco na Av. dos Aliados aquando dos festejos do último título portitas, ou do já famoso grito de guerra azul do slb,slb,slb, fdp,slb... acho que os adeptos portistas não têm razão para este tipo de moralismos...

Anónimo disse...

Moral ou não...mostram que são todos iguais uns aos outros...já saíam da Idade Média!

Anónimo disse...

Que moralismo. Isto ultrapassa o meu moralismo aos pontos. Mas ok.... Se ainda fosse o Nox (o nosso Dalai Lama) tudo bem. Agora tu bluebeast...

Anónimo disse...

Tenho mais pena do pessoal de Bragança que gostava de ir aos bordéis e às demais casas de p*tas e que agora se lembraram de fechar e selar as portas. A solução? Vão a Espanha!
Isto para dizer o que já se dizia no tempo da D. Aurora:
"Cada macaco no seu galho."
Os portista que celebrem os títulos na Av. dos Aliados e que abram casas desse cariz nas freguesias que lhes pertencem.
Lá pensavam eles que Guimarães era Matosinhos, Paços de Ferreira, Famalicão ou S.to Tirso.
Quero tirar uma foto à porta desse tasco espelunca, com um cocktail molotof na mão!!

Nox disse...

O vosso Dalai Lama??!! Realmente converti-me recentemente ao budismo...
Tenho a dizer Sr. mmeria que foi uma infeliz e triste coincidência visto que a TVI quando mostrou as primeiras imagens dos festejos do último campeonato do FCP, alguns adeptos estavam a cantar essa canção do SLB, depois de terem estado a festejar há já algum tempo o campeonato. Acho que é preciso separar bem as coisas.
É o mesmo que os adeptos do Vitória estarem a festejar no toural um campeonato ou uma taça, e a TVI começa a fazer um directo onde aparece "Braga é merda! Marroquinos filhas da pu**".
Que pensariam então?

Anónimo disse...

lolololol... e na taça uefa... e nos repetidos jogos (que não contra o benfica) onde essa música se ouviu?...
tb foi por causa da TVI?

e não me lembro de em ~guimaraes ser hábito dizer mal de braga em jogos que não sejam contra eles...

Nox disse...

É verdade que há uma minoria (claque dos Super) que canta essa música nos diversos jogos, mas desde há pelo menos 3 anos que eles são assobiados pelo resto do estádio quando começam a cantar isso. Se tiveres reparado, esa situação aconteceu no jogo contra o Liverpool e eu acho muito bem, porque estamos a dar importância a quem não merece.
Só que este caso foi exponenciado com as imagens da TVI, pois pôs toda a gente a pensar "Estes gajos ganham o campeonato e a primeira coisa que cantam é isto?". Foi uma infeliz coincidência.
Espantar-me-ia muito se vocês ganhassem uma taça e não quisessem meter nojo aos marraquinos... espero comprovar brevemente se tenho razão ou não.

Anónimo disse...

Tu és maluco. Desde quando é que o VSC em grandes vitórias (JOGOS, inflizmente) canta contra outros clubes!!! Até hoje nao me lembro.

E nao te esquecas que ganharam a champions e uefa e em plena final cantaram SLB, SLB...

Nox disse...

Eu sei que infelizmente cantam isso, mas o que quero dizer é que nos ultimos anos têm sido assobiados. A maior parte das pessoas no estádio está farta que as mesmas pessoas cantem essa canção. É apenas uma constatação.
Eu nao disse que vocês cantavam contra outros clubes, mas acredito que no momento de uma vitória final numa taça ou campeonato, que o fariam para atirar isso à "cara" dos vossos rivais (entenda-se "Braga").