quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Triste mas verdade... Quem me dera que fosses despedido...


Calculo que, tal como eu, muitos de vocês tenham ficado perplexos ao verem as tristes cenas que ocorreram no final do jogo com a Sérvia.
Eu estou à vontade para falar sobre o Scolari pois nunca gostei dele o que é sabido por todos. Apesar de admitir a sua aptidão para a psicologia, percebe-se nos últimos tempos que de futebol pouco percebe, dando cada vez mais razão à minha teoria de que o sucesso que Scolari teve se deve, não só à aptidão psicológica que tem (ou tinha) no relacionamento com as pessoas, mas também a uma equipa/estrutura montada pelo Mourinho nos anos de ouro do FCP (puxo a brasa à minha sardinha) que serviu de base à selecção que tantas alegrias deu ao nosso país. Assim, como já ouvi dizer, o ideal era termos 2 treinadores: 1 Scolari a gerir o balneário e outro treinador a treinar futebol.
Agora, numa tentativa de renovação e de um desmoronamento dessa base, parece que o seleccionar não está a conseguir criar uma equipa de futebol que jogue, pois na verdade não jogámos nada! NADA! Pensei que fosse difícil repetir o que tínhamos feito contra a Polónia mas acho que ainda foi pior.
Gostava eu de terminar o meu comentário ao jogo aqui e de não ter de escrever este parágrafo, mas o seleccionar Scolari, por quem eu não nutro simpatia e apenas respeito o seu trabalho, fez com que tivesse de lançar ao mundo (e faço-o por aqui para a worl wide web) a minha perfeita indignação com o ocorrido no final do jogo, com o desrespeito de uma pessoa de estatuto internacional ao meu país e sua bandeira (mesmo para quem me acusa de ser italiano, sei que não tenho o sentimento de patriotismo como os demais clandestinos, mas o meu país é o meu país!). Foi vergonhoso ver como é que uma pessoa que deveria servir de exemplo, sabendo que está a ser visionado por dezenas de cameras, tem aquele comportamento. No fundo ele é um professor que tem de gerir os comportamentos dos seus alunos e NUNCA responder a eventuais provocações que possam existir. Que responda com elevação, mas viu-se que o Sr. Scolari deverá andar nervoso porque não sabe mais, ou seja, não sabe como é que irá pôr a equipa a jogar, assim como não sabe como é que irá responder a milhões de portugueses por um eventual fracasso auferindo em contrapartida um salário majestoso. Mais indignado fiquei ao ouvi-lo pela rádio na conferência de imprensa (vale a pena)! Scolari é claramente um homem PERTURBADO com o sucedido. Existem aqueles que no fim pedem desculpas, há os que tentam de alguma forma atenuar as situações de conflito, mas o “nosso” seleccionador fez questão de dizer que isto era normal, comum tentar dar um soco quando isto acontece, achando-se sempre com razão e falando com os jornalistas no alto do seu pedestal. Honestamente, quando pensei que isto não podia ser mais baixo, bastou-me ouvir a conferência de imprensa para que o nível de consideração que tenho por este senhor tivesse batido no fundo. Tinha a esperança que no final, de uma forma mais serena se comporta-se como um senhor, mas na realidade apresentou-se prepotente e claramente perturbado…
Infelizmente hoje Portugal vai aparecer em todo o mundo pelas piores razões (esta foto está destacada no jornal “Marca” como o momento desta jornada na campanha Euro 2008), devido a um pessoa que não mais merece a minha consideração, não me revendo neste tipo de postura e atitude. Espero agora que a UEFA o sancione devidamente, com mão pesada, como é seu costume.

17 comentários:

Nox disse...

Espero apenas que não confundam este post com o facto de eu ser do FCP e os atritos que existe entre o meu clube e a selecção e se dediquem a debater unica e excusivamente o comportamento no final do jogo (porque o mais fácil é dizer que tanto eu como o Filipe aka Bluebeast estamos contra o Scolari pq somos do FCP).

Anónimo disse...

Isto deve-se ao facto de tu seres portista. Nunca engoliste a história do Baía. Esse boneco só sabe beber cerveja...

Manda vir o teu amigo dos alhos, o Oliveirinha. Concerteza que com ele, não havia imagens televisivas a intoxicar o seu bom nome.

Foi bem dado! Lembra-te da camisola do Rui Jorge... E o castigo que foi aplicado ao Mourinho e ao seu clube.

Anónimo disse...

Defender o Scolari??? é exactamente encarnar o espírito do Mourinho com o Rui jorge, de António Oliveira, etc.

Foi uma vergonha para Portugal!

Nos próximos tempos...só rugby, vão levar no maço como ninguém, mas sem nunca perder a dignidade!!!

Anónimo disse...

Apesar de no meu comentário ao post anterior já ter expressado a minha opinião, cascando forte e feio no socolari, não posso deixar de registar como ficaram com o pito aos saltos certos clandestinos que por coincidência têm conhecidas filiações com o clube lá para os lados do Douro...

Nox disse...

Eu dou algum mérito ao Scolari pelas campanhas que fez no europeu e mundial, sendo certo que para mim beneficiou de uma equipa pré-construída e de uma quantidade de valores individuais como nunca tivemos.
Agora não posso de maneira nenhuma compactuar com esta atitude que parece que está a ser defendida por certos elementos como o Duxxi. Eu não estou aqui a falar do Oliveirinha, que também foi infeliz quando chamou nazi a um austríaco, nem quero voltar a esses tempos...
Agora um campeão do mundo, que tem os olhos de todas as tv`s em cima dele, não se sabe controlar?! E vem fazer vergonhas para aqui?
Sinceramente, de entre os incidentes que já foram aqui citados, ainda não percebi como é que o caso do Mourinho veio à baila e que possível equiparação tem com este caso.
De resto, faço quase das palavras do Vilela as minhas, sobretudo no que se refere ao rugby.

Anónimo disse...

Eu fico estupefacto como é que estes portistas tem a lata de criticar uma agressao a quem quer que seja. É mesmo para ver o que paixao clubística faz à lógica e raciocínio de pessoas inteligentes (eu conheco-os). Entao o vosso clube nao foi sempre adepto da paulada e cacetada a tudo e todos para impor respeito. Nao existem agressoes de membros do vosso clube documentadas na TV (eu sei que as cassetes nesses casos desaparecem mas elas estavam lá)!!! Eu nunca coloquei uma velinha ou gritei pelo Scolari, mas sei que voces gritam por pessoas como o "tio Reinaldo" ou o PC que sao sem dúvida grandes exemplos de civismo e de anti-violencia. Quase uns Dalai Lamas!!! Sejam racionais...

Anónimo disse...

Mas pra mim o melhor é mesmo a cara do Deco, esse grande portugues, assim como quem não faz a mais pequena ideia do que está a acontecer!

Anónimo disse...

Chicotada psicológica!!
À muitos e bons treinadores em Portugal. À que dar a oportunidade a quem merece...

Anónimo disse...

Reparei agora que nesta imagem parece mesmo que lhe está a dar um beliscao na cara. Aquilo é mais um carinho que outra coisa ;)

Anónimo disse...

Sami segundo o Scolari, ele nem tocou no cabelo do gaijo ...lol.. é cada um..
ai se metesse alguma coisa do FCP ao barulho, nem quero imaginar a condenação publica que seria...

DJ Olex - Evita a caspa disse...

tem tudo memória curta...
este homem é um senhor!
... e o sá pinto tb.

JoaoSousa disse...

"ai se metesse alguma coisa do FCP ao barulho, nem quero imaginar a condenação publica que seria"

FCP esse Martir, sempre acusado injustamente...

Nox disse...

Scolari deu uma conferência por volta das 18:30h em que pediu desculpas ao povo português pelo seu comportamento lamentável, que o próprio admitiu (finalmente). Acho que a humildade que teve assentou-lhe bem e ficou-lhe bem. Peca, no entanto, por 24h de atraso, porque a conferência de imprensa após o jogo foi no mínimo surreal! Volto a frisar que estava claramente perturbado e nervoso.
Na conferência de imprensa de hoje parecia que já estava no seu estado normal e falou com humildade. Acredito que o tenha feito por vontade própria (se fosse anti-scolari acharia que as pressões teriam sido imensas fazendo com que ele fosse obrigado a pedir desculpas 24h depois) e acho que falou bem, iniciando assim a sua defesa perante a UEFA, podendo atenuar a multa/suspensão.
Agora viro as minhas armas para esse presidente chamado Madail que não compareceu em nenhum momento! Ninguém o vê! Ele até pode estar a tratar assuntos pessoais, mas não há mais altos dirigentes da federação que possa estar junto do seleccionador para o apoiar institucionalmente? (digo isto porque claro que a imagem do país está claramente afectado e não é só o scolari que é o único prejudicado como alguns dizem...)
Scolari aparece sempre sozinho e não é admissível que numa estrutura a sério não exista esse apoio, nem que seja só para a imagem, para aparecer na tv.
Gostaria que os clandestinos debatessem este assunto, mas é certo e sabido que a seguir vêm mais comentários sobre o FCP, o Mourinho, que a culpa é do PC e que foi o Reinaldo Teles que comprou o Sérvio para se meter com o Scolari, etc. Será para desviar as intenções do que aconteceu na realidade? Eu tento ser coerente e critico o Scolari, assim como lhe dou mérito se for preciso.

Unknown disse...

Uma pessoa vinda directamente do estádio do dragão disse-me que foi o Reinaldo Teles que comprou o Sérvio para se meter com o Scolari!

Quanto ao Madail, esse boneco nem sequer foi ao jogo.

Ainda a agressão... Toda a gente deve ter visto claramente, isto se não têm palas nos olhos, que o Scolari estendeu a mão ao sérvio para o conhecido bacalhau, e este respondeu com uma "sapatada" - humilhação 1. humilhação 2 - Diz o Scolari que o blablaic insultou a familia dele e não sei o quê, não duvido, o gajo joga em Espanha, dá para perceber. Isto aliado ao momento de grande tensão fez o homem perder a cabeça.

Outra coisa: porque acabou o jogo com 1m30segs de desconto?

Anónimo disse...

E agora um pensamento profundo:


E se agora a uefa devido a este episódio nos excluísse do próximo europeu!??

Nuno disse...

É uma pergunta interessante essa a dos descontos. Mas não acho que o empate e este comportamento não é devido exclusivamente ao árbitro, como se quis fazer parecer. Deviamos olhar um pouco mais para dentro e jogar um pouco melhor...

Anónimo disse...

Quote:
"Scolari deu uma conferência por volta das 18:30h em que pediu desculpas ao povo português pelo seu comportamento lamentável..."

Aqui denota-se a grande alma e personalidade deste senhor do mundo que é o Sargentão. Se fosse comigo, pediria desculpa ao povo português, exepto duas personagens... O Nox e o TheBlueBeast!!