terça-feira, 2 de outubro de 2007

A JORNADA




A semana dos derbys deu mexidas na classificação. O porto parece imparável com um super lisandro a cotar-se como o melhor jogador do campeonato até este momento, no derby lisboeta confirma-se o mau momento de dois dos auto intitulados grandes, que empataram e se atrasaram ainda mais relativamente à liderança.Por fim, num derby minhoto postergado uma temporada pelo inferno da descida do Vitória maior, houve show de bola no Afonso Henriques, onde um VSC à antiga vulgarizou a mini constelação de estrelas arsenalista e, com uma exibição de gala, selou o 33º triunfo branco em terras portuguesas contra apenas 5 vitórias braguistas.Mas vamos recordar o que se passou este fim de semana, não podendo no entanto deixar de fazer um pequeno auto-elogio: só hoje é que a rubrica está disponivel pois só ontem terminou a jornada, o que significa que tem mais ética jornalistica alguém que vem escrever umas linhas por diversão do que a estação televisiva que possui os direitos das transmissões futebolisticas nacionais, que em mais um espectáculo degradante de jornaleirismo, exibiu o programa da jornada quando haviam sido realizados apenas 2!!!!!! jogos... Nada a dizer a atitudes desta baixeza, o nosso desprezo à gente estúpida da tvi.




Belenenses 1-0 P. Ferreira

Vi grande parte do jogo que foi mexido e teve motivos de interesse. Duas equipas europeias em crise no campeonato mas que jogam bom futebol e têm planteis com muita qualidade, principalmente o Belenenses que acabou por levar avante a supremacia que o factor casa lhe conferiu. O Paços ainda reagiu mas demontrou ambição apenas depois de se ver em desvantagem pois foram os azuis que assumiram as despesas do jogo desde o inicio, mau grado a melhor oportunidade da 1ª parte ter pertencido ao Paços, com um contra-ataque venenoso. Justo.



E. Amadora 1-1 Marítimo

O Maritimo, uma das equipas sensação deste campeonato, foi dar uma pálida imagem de si à reboleira.Os da casa adiantaram-se no marcador e mantiveram-se nessa posição até bem perto do final onde uma jogada mais ou menos fortuita acabou por dar o empate aos insulares.Parece sem a chama do inicio do campeonato este maritimo enquanto o estrela já percebeu que vai ter que fazer pela vida e, com pragmatismo começa a amealhar pontos. Não será alheia a esta aparente quebra do maritimo o campeonato fantástico que está a realizar o Vitória maior pois como disse outrora o Cajuda:" Eles sabem que atrás vem o Papão"...



V. Setúbal 2-0 U. Leiria
E que dizer deste Setúbal aka braga b? Depois de um campeonato sofrivel eis que aparece rejuvenescido, a jogar bom futebol a em posição europeia com um plantel que não é certamente dos mais sonantes da liga.A fazer ponderar a politica de dispensas bracarense pois os emprestados jogam mais do que os que ficaram. O leiria começa a afirmar-se como uma desilusão... Após vários anos em bom nivel, esta equipa não parece ter a estaleca das anteriores pelo que nuvens negras pairam no horizonte, a confirmar...



Benfica 0-0 Sporting

Derby lisboeta ao rubro, com muitos casos como convém aos jornaleiros dos pasquins do costume.Pedro Henriques esse não fala mas tal não vai impedir que muita tinta vá ainda correr sobre este jogo.Quanto ao jogo jogado confirmou-se o que pensava sobre ambas as equipas: o Benfica queria mais, jogou com mais raça ( estava frente ao seu público) mas parece ser uma equipa mais limitada do que os vizinhos e rivais de Alvalade. Esses foram à luz levar a água ao seu moinho e levaram um ponto que pode ser importante e arriscaram-se a levar os 3 mas assim não aconteceu e não pode deixar de considerar-se justo face ao dominio repartido do jogo.Quem se ficou a rir foi o Porto que já leva considerável vantagem sobre os crónicos rivais.



F.C. Porto 2-0 Boavista

Derby tripeiro no dragão que acabou favorável ao Porto. Não se esperavam surpresas perante o momento de forma a nível interno dos campeões nacionais, no entanto eu fiquei surpreendido. Realmente pensava que este Boavista estava pior do que efectivamente mostrou no dragão.Bateu-se com o Porto quase de igual para igual, com muita combatividade e se não fosse o frango de Carlos e um super lisandro e quem sabe não poderia ser bem diferente este resultado. No entanto pelo que se passou no jogo, a vitória assenta bem aos dragões, que parecem embalados como há muito não se via no principal campeonato nacional.



Nacional 2-0 Naval

O aflito Nacional, uma sombra das equipas que tem apresentado em épocas anteriores, deu uma pequena sapatada na crise ao vencer em casa uma aflitissima Naval. Esta Naval, ressentiu-se e muito de perder jogadores nucleares que haviam proporcionado a esta equipa uma das melhores classificações da sua história na temporada anterior. Parece embalada não para grandes feitos mas para a liga das águas, apesar da procissão ainda ir no adro, no entanto a deriva exibicional e do comando da equipa não auguram nada de bom. O Nacional não tem equipa para grandes feitos mas o seu plantel deve permitir-lhe alcançar uma posição tranquila ao longo do campeonato.



Académica 1-1 Leixões

Não vi o jogo, pelo que a minha análise se baseia exclusivamente no que li nos jornais e sites desportivos pelo que uma ajuda "briosa" de quem assistiu in loco será sempre bem vinda. Mas pelo que li fiquei com a ideia que a 1ª parte foi fraquinha, de ambos os lados, com ligeiro ascendente leixonense, apesar da quase ausência de oportunidades reais de golo durante o primeiro periodo, excepção feita a alguns remates de longa distância repartidos por ambos os conjuntos.A segunda parte não trouxe grandes alterações, o jogo permaneceu fechadinho e parecia não querer desatar-se este nó, apesar da Académica ter regressado melhor dos balnearios. No entanto quem marcou foi o leixões, após recarga a um remate na passada depois de uma boa jogada do "sem terra" vieirinha. A Académica viu-se a perder e jogou finalmente bom futebol, mais acutilante e aguerrido, chegando com alguma naturalidade ao golo e , quando se esperava o assalto final à baliza do mar, acabou o jogo... é a factura que se paga por se ter desperdiçado 45 minutos de futebol. Mantém-se a invencibilidade de Domingos e permanece o leixões como rei dos empates.



V. Guimarães 1-0 Sp. Braga

Derby Minhoto, ansiosamente aguardado talvez devido ao interregno fatidico de uma temporada devido à descida aos infernos dos branquinhos. Houve de tudo, ambiente à inglesa, mais de 20 000 nas bancadas, bom futebol, casos q.b., cargas policiais e muitos, muitos insultos de parte a parte. Em suma, que saudades deste derby...
Vitória sem mácula do VSC que vulgarizou uma equipa com objectivos bem elevados que tarda em jogar futebol nesta liga. No fim da 1ª parte, 70% de posse de bola, inúmeros remates perigosos sendo que 2 deles embateram no poste e na barra marroquinas contra 1 remate ao boneco dos bracarenses fazia saltar à vista a injustiça patente no nulo expresso pelo reultado. Não é de estranhar que apesar disso o estádio D. Afonso Henriques aplaudisse sem excepção quando o intervalo chegou, 19 000 como sinal de agrado face à exibição e cerca de 1 000 (com peixeiros metidos no meio) de alivio por ter finalmente chegado o descanso.
Na segunda parte mais do mesmo, um Vitória mandão por cima de um braga encolhido, que com dificuldade passava do meio campo e, quando passava deparava-se com a mais promissora dupla de centrais do campeonato ( geromel-sereno ambos com 22 aninhos mas com muita categoria...).
Foi então com naturalidade que ao 12º!!! canto o Vitória chega ao golo, numa jogada polémica que pôs os marroquinos à beira de um ataque de nervos... Das 4 irregularidades de que se queixam penso só terem razão numa ( possivel fora de jogo do Flávio) pois é certo que não existe falta nem de Geromel em 1ª intância nem de Flávio posteriormente, estando inequivocamente provado ( ver imagem infra ) que a bola passou a linha de golo. Seja qual for a interpretação algo é inquestionável, naquele momento fez-se justiça (regularmente ou nem por isso) pois era avassalador o dominio branco. Pouco depois a expulsão ridicula de Fajardo, que perdeu a cabeça, complicou o que parecia simples. O braga acreditou e começou a fazer chuveirinho para a área com paulo jorge a fazer também de ponta de lança mas nada havia de alterar-se até ao fim do jogo embora tenham passado em claro duas expulsões para o lado do braga (zé manel e madrid, o 1º por agressão e o 2º por mão na bola que seria o 2º amarelo) e um penalty claro de frechaut que dominou com a mão a bola na área. Mas polémicas à parte, foi um triunfo sem espinhas do VSC, que amassou completamente um braga transfigurado para pior em relação à época transacta.E já são 33 jogos sem perder ( nos 90 minutos ) e um 3º lugar no campeonato à frente de sporting e benfica.Quem parará este Vitória?


CLASSIFICAÇÃO P J
1. FC Porto 18 6
2. Marítimo 13 6
3. V. Guimarães 12 6
4. Sporting 11 6
5. Benfica 10 6
6. V. Setúbal 10 6
7. Sp. Braga 7 6
8. Belenenses 7 6
9. Leixões 6 6
10. Nacional 6 6
11. E. Amadora 6 6
12. Académica 6 6
13. Boavista 4 6
14. U. Leiria 3 6
15. P. Ferreira 2 6
16. Naval 2 6

4 comentários:

Anónimo disse...

Ó sr.dr.João Meireles vai-te tratar,deves achar que todos têm o teu tempo para ler post desta dimênsão...Ganha juízo e vê se trabalhas porque a tua época de estudante já passou e agora tens é de contribuír para o desenvolvimento do país.
Se alguém quer saber os resultados e classificação da liga BWin vai aos sites de desporto,ou viraste jornalista?
Vai trabalhar madrião!!!

Anónimo disse...

lol dia santo no escritório, patrão fora...

Anónimo disse...

Aqui está!! A minha rubrica semanal predilecta! Vamos lá rever a matéria:

"...o Belenenses que acabou por levar avante a supremacia que o factor casa lhe conferiu..."
O grande Cavalo Branco, continua a sua odisseia por terras de Belém. Depois das criticas a Schuster, ninguém pára Jesus!

"...Paços, com um contra-ataque venenoso..."
Numa pequena linha, tudo dito. Mota, um grande animal de banco e com o seu boné jca (a fazer lembrar Toni e o seu casaco adidas/parmalat), a fazer juz à sua grande ambição mas sem o digno acompanhamento da equipa. Contra-ataques?! Era mesmo com o Salgueiros!

"...O Maritimo, uma das equipas sensação deste campeonato, foi dar uma pálida imagem de si à reboleira..."
A turma de Lazaroni, parece-me, neste início de campeonato, como uma equipa plena de "tesão de mijo". O Hong Kong Makukula, não consegue fazer tudo e não é nada demais. A ver se aguenta o ritmo com o desenlace da presente edição.

"...o estrela já percebeu que vai ter que fazer pela vida e, com pragmatismo começa a amealhar pontos..."
Nada a acrescentar... O Estrela de Faquirá, já não surpreende!

"...E que dizer deste Setúbal aka braga b?..."
A começar pelo treinador, Carvalhal consegue gerir bem a equipa, mas não me parece mais do mesmo, isto é, mais um "tesão de mijo". Mas, exige respeito!

"...Após vários anos em bom nivel, esta equipa não parece ter a estaleca das anteriores pelo que nuvens negras pairam no horizonte..."
Um clube sem adeptos é como um corpo sem alma. Havia de descer, só por causa desses "arranjos" que o clube de lis estabeleceu com a tripeirada.

"... o Benfica queria mais, jogou com mais raça... mas parece ser uma equipa mais limitada do que os vizinhos e rivais de Alvalade..."
Queria mais?! Só se fosse mais um penalty?! Esses estão limitados logo na inteligência da direcção. Um clube fraco, com fracos adeptos, uma fraca direcção e um fraco sentido profissional dos seus atletas. Haviam de descer...

"...Alvalade. Esses foram à luz levar a água ao seu moinho e levaram um ponto que pode ser importante e arriscaram-se a levar os 3..."
Nem comento... Roubadinhos!

"...Derby tripeiro no dragão que acabou favorável ao Porto..."
Vai-se lá saber quanto é que PC desembolsou para pagar esta vitória sobre os "amigos rivais" da rotunda. Mais um "arranjo" à moda do porto.

"...Realmente pensava que este Boavista estava pior do que efectivamente mostrou no dragão..."
Muito sumo para pouca uva. Pacheco foi com a lição bem estudada. Perder sem dar muita conta disso...

"...O aflito Nacional, uma sombra das equipas que tem apresentado em épocas anteriores, deu uma pequena sapatada na crise ao vencer em casa..."
Jokanovic não come as batatas na Choupana. Um clube sem mística, a ver vamos se aguenta até ao final na liga maior.

"...uma aflitissima Naval..."
Ainda não desceram?! Nada de novo! Mais uma época para sofrer.

"...Mantém-se a invencibilidade de Domingos..."
Um jogo digno de 2ª liga.

"...o leixões como rei dos empates..."
6 jogos, 6 empates, 6 golos marcados, 6 golos sofridos. Até onde vai este Leixões de Brito?!

"...Derby Minhoto..."
Um aparte. 90 minutos de muito amor e ódio, paixão e repúdio. Derby não, o clássico dos clássicos.

"...Vitória sem mácula do VSC que vulgarizou uma equipa com objectivos bem elevado..."
A Vitória justa dos meninos de Cajuda. O golo pode bem ser irreal, mas é sem duvida merecido. Um bom "mano observador"!

"...um braga encolhido..."
Os de marrocos já não se lembravam do que era jogar num grande palco. Jorginho já deve saber o porquê da ida de João Alves para Guimarães!

Nox disse...

Muito bons estes comentários vindos de um sportinguista, nada parcial!
Cuidado com as equipas com tesão de mijo...