terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Afirmação da Semana: Ainda Baía



«Fico muito triste quando recordo a maneira como terminou a minha carreira internacional. Disputei 80 jogos por Portugal mas depois do Mundial de 2002 o senhor Scolari prescindiu de mim sem me dizer palavra. É estranho, tanto mais que me elegeram o melhor guarda-redes europeu da temporada 2003/2004 e tinha acabado de ganhar a Liga portuguesa e a Liga dos Campeões. Pelo que vejo, nenhum país se pode dar ao luxo de não convocar para a sua selecção o melhor guarda-redes da Europa e isso aconteceu comigo. Quanto mais penso no assunto, mais me convenço de que a selecção perdeu muito mais do que perdi».
Três observações:
- No último Europeu com Baía, ficámos pelas 1/2 finais. No primeiro Europeu sem Baía, fomos vice-campeões.
- No último Mundial com Baía, não passámos da 1ª fase. No primeiro Mundial sem Baía, fomos 4º.
- Dois anos depois, sem fazer estardalhaço, o melhor guarda-redes da Europa acabou a sua carreira como suplente de Helton (alguém o ouviu reclamar?).
- Não foi só Vítor Baía que não foi mais convocado por Scolari, e estou a falar de gente ainda no activo...

9 comentários:

Anónimo disse...

uiiii Topico Baia!!!! Isto vai ferver!!!! Ehhhhh

Que ele era grande redes ninguem duvida. Que provavelmente era melhor que o Ricardo, tb nao discordo. Agora que o principio do fim no mundial 2002 foi o facto dos outros jogadores terem influenciado o treinador para colocarem o Baia. Tb e verdade!! Nunca um jogador e mais importante que a equipa. Por isso sempre concordei com o Scolari. Ele tinha os seus motivos para nao convocar o baia. Como teve para nao convocar o romario em 2002!!! Simplesmente ambiente no balneario, o Baia deve cheirar mal de C******* e por isso mais valia nao convoca lo!!!

Ate breve e portem se

Anónimo disse...

Isto é assunto proíbido!!

Ele até pode ter as razões dele, já que, ele mais do que qualquer um de nós soube o que se passou. Agora, vir a público dizer que a Selecção perdeu mais do que ele... É puxado!!

Visto que as coisas até saíram melhor sem ele, era melhor que ele ficasse no cantinho dele (no estadio do dragão à beira do emplastro, na fila B cadeira 10)!!

Anónimo disse...

Comigo eramos cãopeões carago!

Nox disse...

Quantos às observaçoes tendiciosas do autor tenho a comentar:
1- nao sao comparáveis os europeus de 2000 e de 2004. É unanime que em 2004 tinhamos uma equipa melhor. Tinhamos melhores jogadores e para mim uma equipa melhor beneficiando da estrutura do FCP sobretudo a meio campo. Por isso nao podemos afirmar que foi decisivo que tenhamos chegado mais longe porque o Baia nao jogou;
2-a segunda observaçao parece-me bastante ridicula, podendo respondê-la como anteriormente: na é comparavel pelos jogadores e equipa!
3-este ponto é extremamente tendencioso!! É a ordem natural da vida: era necessário fazer a transiçao e que foi bem feita. Já se sabia que o Baia iria demorar no máximo mais 2 anos e face a um excelente guarda redes como o Helton foi procesada uma substituiçao natural. E fruto de um grande desportivismo e sentimento portista nao causou alarido nem veio para a imprensa instalar o panico, como acontece noutros clubes. Alias, manteve-se no banco ao que foi por muitos apelidado (e gozado) de segundo treinador quando ia falando com o Jesualdo no decorrer dos jogos, mantendo sempre um espirito de equipa e de grande entreajuda.
-o Scolari está no seu perfeito direito de nao o ter convocado.

Nunca saberemos se a selecçao teria melhores ou piores resultados com Baia, mas é para mim o melhor e só nao foi convocado para o Scolari marcar posiçao no futebol portugues. Está no seu direito.
Mas, como sabem, vibro bastante mais com o FCP do que com a selecçao só tenho de agradecer tudo o que fez pelo FCP e por ter ajudado a conseguir os melhores trofeus que um clube pode ter.

Anónimo disse...

HA DUVIDAS?

Anónimo disse...

"provavelmente melhor que Ricardo"

Meu Deus ! é que nem digo nada

Anónimo disse...

"Provavelmente"
Loooolllll

dei te o provavelmente e ainda ficas chateado!!! Pedes muito!!! ;)

Agora se me perguntares quem estava em melhor forma no mundial 2002, Ricardo!!! E deveria ter jogado, fez a campanha toda e deveria ter sido titular no cam. do mundo! Em 2004, Baia!! Em 2006 Ricardo, pois ao baia ja lhe faltavam capacidades e sobrava lhe a idade!!!

Comparando carreiras o Baia foi melhor que o Ricardo.

mas mais uma vez o digo e o Scolari e da minha opiniao. Nao eu da dele :P

Mais importantes que jogadores sao equipas. Se ele acha que o Baia era mau para a equipa entao estou do lado dele!!!

Anónimo disse...

"É a ordem natural da vida: era necessário fazer a transiçao e que foi bem feita."

E na Selecção? Não?!

Ahh...

Nox disse...

Nao. Na selecçao claro que nao!
Concordo com o professor Marcelo quando diz que o mais lógico e por uma questao de coerencia que no mundial de 2002 deveria ter jogado o Ricardo (apesar de achar que estariamos melhor servidos com o Baia) e que no Euro 2004 deveria ter jogado claramente o Baia.