quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Contas "apimentadas"

É surpreendente a forma como se fazem as contas no nosso futebol. Fiquei hoje a saber que a auditoria que se fez em Guimarães absolveu o ex-presidente Vítor Magalhães e condenou Pimenta Machado porque num ano e meio duplicou o défice.
Nem sequer quero saber destas contas, porque a vida já me ensinou que em termos de contas, nem sempre 2 mais 2 são quatro. E as auditorias favorecem sempre quem as paga. O que sei é que Pimenta Machado, durante todos os seus mandatos fez do Vitória de Guimarães um clube respeitado e de nível europeu. Foi o primeiro clube português a ter um centro de estágio e nunca se sentiram dificuldades financeiras apesar de não ser um clube de topo.
Quando Pimenta Machado entregou o clube a Vítor Magalhães, foi mais que evidente a má gestão da sua direcção e da qual fazia parte o actual presidente do Vitória. Os terrenos deixados por Pimenta Machado foram hipotecados, sem justificação plausível. Foram feitas hipotecas de locação por mais de 10 anos privando o Vitória de recorrer a esses valores por mais de uma década. Foi também público que a direcção de Vítor Magalhães, quando foi obrigada a abandonar o clube a meio do seu mandato, levantou todo o dinheiro que havia em caixa. O dinheiro angariado entre os sócios para a compra de um autocarro desapareceu e o caixa do Bingo ficou sem um centavo para pagar prémios. E como se não chegasse, o clube foi despromovido para a Liga de Honra.
Vir agora dizer que a gestão de Vítor Magalhães foi absolvida é gozar com a inteligência dos vimaranenses. É chamar-lhes estúpidos e ignorantes e eles não o são.

PS: A acrescentar a tudo isto, as contas de Vitor Magalhães foram chumbadas em AG.

12 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais gostaria de ilucidar os ilustres que esta crónica é plagiada. E que, nem todas as palavras têm coerência na minha pessoa.
Apenas o fiz, porque acho interessante revelar no nosso cantinho, o que "alguns jornaleiros" andam por aí a ganir...

Nox disse...

Ahhh Grande Pimentista!

Sá Rocha disse...

lA vem o pimentista ao ataque. Por acaso sabes o valor do defice antes e pos pimenta....

quase tudo o que dizes e tirado das convesas de cafe no milenario. Pelos pimentistas...

Deixa isso Berto

Anónimo disse...

"Dái a César, o que é dele"

Complexo Desportivo Dr. Alberto Pimento Machado

;)

Anónimo disse...

Duxxi, estes resultados não me surpreendem... Efectivamente foi o magalhães q andou a hipotecar terrenos e assim mas tal deveu-se à situação calamitosa q encontrou, consta que as contas do VSC eram tipo as da mercearia da esquina, ninguém sabia ao certo como as coisas estavam a não ser o pimenta que foi desviando algum para o bolso... e as contas foram chumbadas não pelo aprofundado conhecimento contabilistico dos Vitorianos mas antes como reacção aos maus resultados claro está...

Anónimo disse...

A má gestão pimentista vem mesmo daí. A falta de documentos, de contabilidade organizada leva a que, numa possível falta ou desvio monetário, o presidente seja levado à forca.
E não duvido disso.
Agora, também não duvido que o Pimenta injectou dinheiro no clube quando este precisou.
Para um advogado, o Pimenta meteu o pé na argola, sabia à priori que precisava de justificações para as transacções que procedia, e como em todos os clubes, certamente que existem certas "negociatas" bem estranhas.
Mas, foi-se um pimenta e veio outro, e outros ainda virão...

Anónimo disse...

Ai tb nao digo que nao....

Anónimo disse...

Ó Marcelo, tu alguma vez me disseste que não! ;)

Anónimo disse...

pffff.

Anónimo disse...

Não é por nada, mas este post está bastante simplista e ingénuo, tou como diz o outro aqui de cima, isto é conversa de milenário...

Anónimo disse...

Advogado?!!? Acho que para isso é preciso tirar um curso...

Anónimo disse...

Alguem que face um post que nao tenho tempo mas aqui vai disto!!!

Pimenta Machado foi condenado a três anos e quatro meses de prisão com pena suspensa pelo Tribunal de Guimarães, no processo em que o ex-presidente do V. Guimarães era acusado de peculato e falsificação de documentos relativos nomeadamente à transferência de Fernando Meira para o Benfica.

João Vale e Azevedo, ex-presidente do Benfica que era igualmente arguido no processo, foi absolvido, segundo avança a SIC Notícias.