sábado, 6 de setembro de 2008

Multa ou Suspensão...eis a questão


O Comité de Disciplina da UEFA abriu um inquérito ao Guimarães, na sequência dos fortes protestos da equipa vimaranense no lance do golo regular, anulado pela equipa de arbitragem, no encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões com o Basileia. Os minhotos são acusados pelo CD da UEFA de conduta incorrecta dos seus jogadores, admoestados com cinco cartões amarelos no decorrer do jogo. Para além disso, a equipa, no seu todo, também é acusada de não se ter comportado da melhor forma no final do jogo, designadamente na forma como abordou a equipa de arbitragem. Por fim, os responsáveis da UEFA também não deixaram passar em branco a conduta dos minhotos no aeroporto e toda a pressão sobre a equipa de arbitragem, que embarcou na mesma altura, por coincidência.
Estes três pontos, que deram início à abertura do inquérito, vão ser investigados até ao próximo dia 25, altura em que o Comité de Disciplina se deverá pronunciar sobre os incidentes, podendo o Guimarães escapar com uma simples multa ou uma suspensão das provas europeias, no caso da situação ser avaliada como sendo muito grave.
Mas os responsáveis da UEFA também não deixaram passar em branco o Basileia, que também é alvo de um inquérito por terem sido detectadas deficiências na organização do jogo e pelos objectos lançados pelos adeptos para o relvado.
Em relação à equipa de arbitragem, uma fonte do CD da UEFA, contactada por O JOGO, referiu que nada ia transpirar para a Imprensa, apesar de o próprio Michel Platini, presidente daquele organismo, ter manifestado o seu desagrado com a apreciação escandalosa feita ao lance que ditou o afastamento do Guimarães da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Queixas de Basileia em documento rumo à UEFA
O departamento jurídico do Vitória está a redigir um documento para enviar à UEFA e expor as razões de queixa sobre Pieter Vink, o árbitro holandês que invalidou o golo de Roberto em Basileia que atiraria o Guimarães para a fase final da Liga dos Campeões. A decisão de apresentar esta espécie de protesto demorou a tomar. Os vitorianos ponderaram sobre o melhor a fazer, uma vez que em 2005/06 reclamaram dum jogo com o Zenit e foram advertidos por isso.

In O JOGO

2 comentários:

JoaoSousa disse...

Eles que paguem uma indemnização que nós pagamos a multa de bom grado.

E os árbitros para além das luvas não recebem mais nada? nem um titulo honorífico qualquer?

TheBlueBeast disse...

tem graça que no final do jogo falei-te logo na hipotese da suspensão, mas depois nao ouvi ninguem a falar nisso e calei-me...
sinceramente ser roubado e virar acusado nao tem muito sentido, mas a verdade é que já aconteceram muitos "roubos de igreja" nas provas europeias e há que se saber comportar (algo que o vejo com dificuldade nos clubes portugueses,TODOS)...
alem do mais nao estou a ver os arbitros do VSC-P´MOUTH a terem vida fácil em GMR... logo se verá