quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Mafiosos russos terão 'comprado' Taça UEFA ?!

Inquérito. Justiça espanhola está a investigar o caso

Troféu foi conquistado pelo Zenit na final com o Glasgow Rangers

Elementos da máfia russa, detidos em Junho em Espanha, ter-se-ão gabado ao telefone da "compra" da Taça UEFA de 2008 para o Zenit de Sampetersburgo, de acordo com o jornal espanhol ABC. Na final, o clube russo venceu os escoceses do Glasgow Rangers, por 2-0, em Maio.
O Zenit foi responsável pela derrota do Bayern de Munique, o grande favorito da prova, que foi goleado por 4-0 no jogo da meia-final realizado em Sampetersburgo.
Segundo o ABC, Gennadios Petrov, alegadamente líder da mais importante organização mafiosa russa, a Tambovskaya, e um dos seus adjuntos, terão afirmado em comunicações telefónicas interceptadas pelas autoridades que angariaram entre 20 e 40 milhões - não foi referido se se trata de dólares, euros ou rublos - para "comprar" a meia-final e a final da Taça UEFA.
Uma fonte policial e o Ministério do Interior de Espanha, questionados pela agência France-Presse, escusaram-se a comentar "um inquérito em curso".
Segundo o jornal, as autoridades ainda não conseguiram saber se se está perante uma "gabarolice" dos russos, originários de Sampetersburgo, ou se eles contactaram mesmo jogadores ou responsáveis do Bayern e do Rangers.
O clube campeão da Rússia, que esta época contratou o português Danny, já reagiu à história do ABC: "A qualidade de jogo do Zenit contra os Rangers e o Bayern de Munique é a melhor prova de que as vitórias conquistadas pelo clube foram honestas e não resultaram de jogos combinados."
O clube russo acrescenta que as "alegações de corrupção, mencionadas pelos media são uma ofensa para as equipas referidas". O Zenit equaciona ainda recorrer aos tribunais "para proteger a sua reputação e a do desporto em geral".
O Bayern de Munique afirmou, entretanto, que não tem "nenhum conhecimento de tais suspeitas". Todavia, segundo as gravações das conversas telefónicas terão sido oferecidos "50 milhões ao Bayern", de acordo com uma notícia entretanto veiculada pelo diário espanhol El País. "Quando existem rumores desse género, os membros da nossa comissão disciplinar analisam a questão e vamos fazê-lo o mais rapidamente possível", referiu o director de comunicação da UEFA (União Europeia de Futebol), William Gaillard, que também é conselheiro do presidente Michel Platini. com AFP

In DN

3 comentários:

JoaoSousa disse...

Só sei que o VSC foi roubadíssimo quando jogou lá!

TheBlueBeast disse...

lol

Nox disse...

Eu acho que os russos mereceram... estes invejosos! Devem ser benfiquistas os policias espanhois!