segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Taça da Liga: Belenenses ou V. Guimarães nas meias? lol


A hipótese de o Belenenses ocupar o lugar do Vitória de Guimarães nas meias-finais da Taça da Liga tem sido levantada nas últimas horas em alguns blogues ligados ao futebol e baseia-se numa interpretação diferente dos regulamentos desta competição.

De acordo com o ponto sete do anexo III (página 55), o critério de desempate é o seguinte: «Na 2.ª fase e 3.ª fase da Competição caso se venha a verificar um empate de pontuação entre os Clubes, o apuramento
para a fase seguinte é efectuado por aplicação dos seguintes critérios:
1.º Melhor goal average;
2.º Maior número de golos marcados;
3.º Média etária mais baixa dos jogadores utilizados durante a respectiva fase.»

Vitória e Belenenses terminaram com os mesmos pontos. Os de Guimarães com 3-2 em golos, os do Restelo com 2-1. Assim, o goal-average do Vitória seria 1,5, enquanto o do Belenenses seria 2,0. Ou seja, passaria a equipa de Jaime Pacheco e não a de Manuel Cajuda.

Uma possibilidade que surpreendeu o próprio Belenenses que, pela voz de Hélio Nascimento, membro da Comissão de Gestão do clube, garantiu que a SAD dos azuis não moveu nenhuma acção nesse sentido, nem recebeu qualquer indicação, da parte da Liga, de que a equipa estaria apurada para as meias-finais.

A Liga informou após a jornada de domingo que as equipas apuradas eram Benfica, Sporting, F.C. Porto e V. Guimarães. No entanto, à luz deste ponto do regulamento o Belenenses poderá acabar no lugar até agora atribuído aos vimaranenses. Esta é para já apenas uma hipótese, a ser esclarecida nas próximas horas.

No regulamento da Liga Sagres e da Liga Vitalis o critério de desempate é a diferença de golos, não o goal-average. De resto, esta expressão caiu em desuso nos regulamentos internacionais.

Maisfutebol tentou contactar a Liga, mas sem sucesso. O sorteio será esta terça-feira, pelas 12:30. Até lá a dúvida estará resolvida.

in MaisFutebol

No Futebol mantem-se o lema: se for "dirigir", não beba!

17 comentários:

Anónimo disse...

In sports such as ice hockey and football (soccer), goal difference (that is, goals scored minus goals conceded) is often the first tiebreaker used to rank teams which finish a league competition with an equal number of points.

If a team's points and goal difference are equal, then often goals scored is used as a second tiebreaker, with the team scoring the most goals winning. Alternative tiebreakers that may be used include looking at the head-to-head results between sides, playing a playoff, or the drawing of lots.

Goal average is a different scheme that predated goal difference. Using the goal average scheme the number of goals scored is divided by the number of goals conceded. Goal difference replaced goal average in the 1970 World Cup finals and from 1976-1977 season in the English Football League. Goal average is also used as the tiebreaker in Australian rules football where it is referred to as "percentage". It is calculated as points scored for divided by points scored against multiplied by 100.

Anónimo disse...

Sempre tive alguma coisa contra o goal-average. Acho que agora se escreve goalaverage (fica um bocado esquisito). Não me parece que o uso tenha corrumpido a norma. Goalverage é uma conta de dividir e não de subtrair. Não é a diferença entre os golos marcados e o sofridos, é o coeficiente entre os mesmos. Todos percebemos que intenção de quem fez o regulamento disciplinar da Liga era um factor de desempate com contas de subtrair. Foi a pensar assim que os clubes entraram na competição. Foi isso que a comunicação social transmitiu. Mas nada disto valida um erro. O golaverage é que é. Trigo limpo, Farinha Amparo. É no que dá quando aparece o Belenenses nas contas. Um galo do caraças.

Anónimo disse...

Devem estar a gozar comigo! De qq forma tenho dúvidas que se possa fazer a aplicação desta interpretação simplesmente pq os clubes entraram na competição precisamente com a convicção de que os critérios de desempate seriam os que qq pessoa normal entende do texto do regulamento, ou seja, nem a sad do belenenses estava para aí virada até aparecer uma rebuscada teoria que lhes permitisse passar! De qq forma tenho dúvidas da bondade desta competição para o VSC, agora temos q ir a lisboa defrontar ou lamps ou lagartixas o que vai ser complicadissimo logo à partida, não temos retorno financeiro e na improbabilidade de passarmos a jogar como temos vindo a jogar, ainda vem outro tubarão para a final...

TheBlueBeast disse...

tretas...

está escrito, está escrito...
o Belem tem razão

Anónimo disse...

UI, se o que está escrito, está escrito o que dizer da decisão de condenação do porto que não mereceu recurso e faria com que o clube ficasse de fora da Champions?

ps: tudo o que é confusão administrativa anda o belenenses ao barulho: ano passado ficaram sem 6 pontos, este ano o trofense já fez reclamação por causa do vinicius, agora isto, enfim é mesmo andar no fio da navalha...

Anónimo disse...

E mais, o nosso sistema juridico (se esta confusão chegar a tais pontos) está longe de consignar a interpretação puramente objectiva e literal dos negócios jurídicos ou, neste caso, um qualquer regulamento (ao contrário nomeadamente do sistema americano que priveligia a literalidade e onde se vêm por vezes decisões que não lembram ao diabo fazendo-se muitas vezes formalmente justiça e não materialmente justiça...).

Anónimo disse...

E agora também vão recorrer ao TAS?

Anónimo disse...

Cheira-me que a tripeirada deve moderar os comentários, prevejo recursos futuros nesse orgão por isso tenham cuidado antes de cuspirem para o ar...

Anónimo disse...

Sim, a "brincadeira" no TAS com o FCP ainda não acabou mas como vocês já têm experiência e contactos por lá podiam facilmente enviar outro caso.

Anónimo disse...

Goal average não é coeficiente entre gm e gs mas sim a DIFERENÇA entre gm e gs, senão chegámos a resultados absurdos:

A equipa A marca 3 golos e sofre 0.

A equipa B marca 1 golo e sofre 7.

Passa a equipa B????!!???

3/0=0
1/7=1,4...

Anda é tudo tolinho da cabeça!!!

Anónimo disse...

Meira a presidente.
Do Vitória, claro...!

Nox disse...

Meireles mas agora és adepto da demagogia?!?!? Que raio de exemplo!

Primeiro tens de pensar que a prioridade sao os pontos obtidos pelas equipas e que no caso de empate existem factores de desempate: entre eles estao o goal average ou dirença de golos e outros mais.

Esta muito clarinho que o que os gajos da liga queriam dizer era que o factor de desempate seria a diferença de golos mas, se calhar para ser chique, escreveram goal average. Guiamo-nos pelo que esta escrito ou pelas interpretaçoes subjectivas?
O comentario acima do "alguem" é bastante racional e o facto é que os da liga meteram agua e o Belenenses deveria estar objectivamente nas meias, mas subjectivamente esta o Vitoria que ja foi notificado e oficializado como semi-finalista da taça da liga.

Meira, tu incomparavelmente sabes mais do eu sobre Direito, e nao estando aqui a falar da direfença entre o sistema juridico Europeu/Americano, estamos a falar de uma alinea com uma palavra/expressao "goal average" e nao de uma lei com varias linhas que pode ser susceptivel de varias interpretaçoes.

Atençao que eu estou contente pelo Vitoria, mas acho que os vitorianos devem estar calminhos e engolir em seco porque tiveram muita sorte nesta situaçao, assim como eu engoli em seco com a borrada que o departamento juridico do meu clube fez no caso champions.

Anónimo disse...

O FC Porto não jogará a meia-final da Taça da Liga, com o Sporting, se a outra meia-final, que deveria ser disputada entre o Benfica e o Guimarães, mas que o Belenenses contestou, não se realizar no mesmo dia. O Conselho de Justiça da Federação teria de pronunciar-se em tempo útil sobre o recurso apresentado pelo Belenenses, de maneira a permitir que a data estipulada, 4 de Fevereiro, pudesse ser cumprida.

Anónimo disse...

Adepto da demagogia? Então como se faz o goal average com uma equipa que sofra 0 golos? Não é de todo incomum acontecer...

DJ Olex - Evita a caspa disse...

Isto é uma vergonha!
Ninguém fala no 1/7=1,4...?
Este rapaz sempre foi fabuloso nas matemáticas!

Nox disse...

Nao sei, mas esse nao é o caso! Tens primeiro de olhar para o caso concreto e real! Nao para hipoteses. Admite o erro...

DJ, Realmente nao tinha reparado para esse caso "Fabulastico" llllloooollllllll

Anónimo disse...

lololololol sou a prova viva de que se consegue enganar o sistema! Ai Rosarinho, se não tivesses sido minha prof. de matemática ainda hoje andava a fazer equações :)