domingo, 3 de maio de 2009

Cajuda: «O Porto ganha porque é melhor, não por isto ou aquilo»


Manuel Cajuda é o convidado desta semana da entrevista Maisfutebol/Rádio Clube Português. O treinador do V. Guimarães fala da experiência no estrangeiro, diz estar convencido que vai voltar a sair e comenta a diferença entre os grandes.

Teve uma experiência no Zamalek, do Egipto. Pensa em voltar a treinar no estrangeiro?

Penso, penso. Felizmente tenho mantido boas hipóteses de ir para o estrangeiro. O Zamalek foi muito bom, porque é um grande clube do mundo árabe e africano. A melhor classificação dos últimos dez anos foi minha, um segundo lugar. Atrás de quem? Do Manel Zé. Fui à final da Taça do Egipto, perdi para quem? Para o Manel Zé. Ele tem feito um trabalho fantástico.

Mas teve bons resultados...

Tive bons resultados e por isso passado uns tempos voltei a ser chamado para ir para a África. Para além disso, pagaram-me para ir aprender uma cultura diferente. Foi como uma bolsa de estudo. Por isso tenho muitas saudades. Acho que mais tarde ou mais cedo vou-me embora. Até porque não sei se estou a mais no futebol português. Acho que não, mas há muita gente que gostava de ver a minha saída.

Mas quem? Dirigentes, adeptos, treinadores?
Acho que às vezes as pessoas não estão habituadas a algumas coisas. Eu sou um treinador que brinca muito, que desmistifica e muitas vezes colegas meus não gostam desta abertura que tenho. Às vezes digo que quem só percebe de táctica não percebe de futebol e colegas meus não gostam disso. A parte psicológica é verdadeiramente impressionante. Há consciências que circundam o futebol e que não são futebol.

Onde está a diferença entre o F.C. Porto e o Benfica e o Sporting?
Se calhar está na diferença entre treinadores novos e treinadores velhos. Experiência de sucesso, muitos anos de organização. No futebol não há certezas absolutas, tem de se viver no abstracto. O F.C. Porto tem coisas que me encantam em termos de estrutura e de organização. Há ali uma série de estruturas que trabalham tão bem a organização que quem não a tem, só pode ter ciúmes. Por isso não pode dizer-se que o F.C. Porto ganha por isto ou por aquilo. Ganha porque é melhor.

Há muita gente que trata o Manuel Cajuda como Ti Manel. Gosta de ser o Ti Manel do futebol português?
Já disse que se o meu marketing fosse só resultados, já estaria nos grandes. O meu marketing vai da maneira como faço as coisas, para uns serei um popularucho, e eu não me importo, para outros serei o Ti Manel, que para mim é uma forma simpática de brincar. O ano passado houve uma empresa que queria tratar do meu cabelo e queria colocar um implante no meu cabelo. Depois era outra empresa que me queria vestir, mas não podia colocar uns ténis à minha maneira. Disse que não, porque não queria que morresse o Manuel Cajuda que as pessoas conhecem. Mas acho que uma das coisas que me fez mal foi não ser vaidoso. Não tenho vaidade, e ainda bem que não a tenho.

in MaisFutebol.iol.pt

24 comentários:

alguém disse...

Ganha porque em Braga, foi o que foi...

Ganha, porque em Coimbra, foi o que foi...

Assim, é fácil ganhar!

TheBlueBeast disse...

bla bla bla bla bla bla...wiskas saquetas...bla bla bla bla

TheBlueBeast disse...

"Assim, é fácil ganhar!"

pois é...quando se marca 31 golos nos ultimos 10 jogos fora é "facil ganhar"...

Anónimo disse...

não tem nada a ver com os golos bluebeast...tem a ver com o meireles e a mão segundo diz o calimero...ahahaha...ou se calhar as cotoveladas do derlei, as pancadas do pedro silva, ou os mergulhos do cai cai moutinho...nem sei como é que há portistas que ainda conseguem falar com acéfalos como o calimero...

TI MANEL disse...

EU AMO O BENFICA, MAS O FCP É MELHOR

Nox disse...

Fala quem sabe... grende Ti Manel!!

DUXXI disse...

o cai cai moutinho?!!

quem apanha castigos por cair, ñ é o moutinho!
pensa, antes de ladrar, ó farrusco!!

mais uma época impugnada... mais um título descredibilizado... mais uma afronta para a uefa...

o futebol nacional vai cair no descrédito...

alex ferguson (pós 25 de abril de 74) disse...

em portugal, o campeonato compra-se no supermercado...

Nuno disse...

E depois do que disse perdeu... vendo o Mourinho a saltar eufórico.

Que grandes somos!

anti-mouros e vitórinhas disse...

estes calimeros não se enxergam mesmo...cai cai moutinho sim...ou já te esqueceste de como eliminaram o porto para a taça da liga otário?? o moutinho é um espétaculo, um enorme jogador...de matrecos...por isso é que os jogadores do porto que se atiram para o chão tem o Inter a querer contratá-los, e o cai cai moutinho tem o...bolton...ou everton...tudo clubes de topo....ahahahah...mancos isso sim...
mais uma época impugnada... mais um título descredibilizado... mais uma afronta para a uefa...mais azia para mouros como tu...ahahahahah TETRACAMPEÕES, TETRACAMPEÕES, NÓS SOMOS TETRACAMPEÕES... e o sbordeng ganhou o quê?? ahahahahah

anti-mouros e vitórinhas disse...

para ti calimero...
http://misticaazulebranca.blogspot.com/2009/05/cartoon-do-dragao-o-chefe.html

anti-mouros e vitórinhas disse...

E MAIS OUTRO CALIMERO, ENTÃO ESTA FOTO DIZ MESMO TUDO, AINDA FALAS DO pc...AHAHAH
http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/05/uma-pergunta-inocente.html

anti-mouros e vitórinhas disse...

E MAIS OUTRO CALIMERO, ENTÃO ESTA FOTO DIZ MESMO TUDO, AINDA FALAS DO pc...AHAHAH
http://reflexaoportista.blogspot.com/2009/05/uma-pergunta-inocente.html

Sá Rocha disse...

Este anti mouro anda a tomar ecstasy ou speeds? Anda tolo da cabeca...

Tem la calma rapaz. OK k o pessoal ri-se contigo mas ainda tens um enfarte se continuas nesse nivel de histeria.

anti-mouros e vitórinhas disse...

olha este artista, vai mas é trabalhar ó palhaço, deves ser mais um rendimento-garantido-dependente... um gajo com uma ocupação enjoy life...és mais um parasita...mais um acéfalo...também não gostaste do cartoon? ou a foto da equipa do sporting a fazer a saudação fascista afectou-te?

anti-mouros e vitórinhas disse...

Melhor clube português na IFFHS

O Braga aparece em 26º lugar no ranking mensal da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), à frente de todos os outros clubes portugueses. Os minhotos surgem no 26º lugar, cinco lugares acima do FC Porto (31º). Seguem-se Sporting (79º), Benfica (181º) e Nacional (340º). A lista é liderada pelo Manchester United, seguido de Barcelona e Chelsea. O Braga subiu quatro lugares em relação à última lista.

e esta? o braga anda a esticar-se....

Anónimo disse...

o bicho para além de parvo é estupido!

ñ s deve lembrar do protagonismo q o moutinho teve no fim do último europeu!
ñ s deve lembrar, da forma como os reles tripeiros empataram em casa contra os lampiões... e ainda manda bocas deste tipo!!

para ñ falar da supertaça.. q ganhamos... aos reles.... ñ s lembra o coitado!
deve ter acordado na valeta nessa noite.. com o cu feito num caleiro!

tiveste a tua oportunidade para falares como gente... ñ a aproveitaste.. agora cala te para smp!

hasta siempre.. farrusco!

Anónimo disse...

realmente.. o sporting ñ fabrica jogadores.. por essa europa fora.. realmente...

Nox disse...

Ri-me bastante com estes comentários!! Ó Sami, agora es um "enjoy life"?

Pena que o CR7 começasse a jogar à bola contra o FCP... o que interessa é que no próximo fim de semana podemos festejar mais um título nacional!!!!

TheBlueBeast disse...

ontem vi uma equipa inglesa a ser humilhada pelo Man Utd...

TheBlueBeast disse...

é pah...tirando a arbitragem do Lucilio Baptista no ultimo SCP-FCP jogado no Estadio Jose de Alvalade, nunca vi em Portugal uma arbitragem como vi ontem na Liga dos Campeões!

Nox disse...

Serviu para ver a "fiesta" em Barcelona. Golaço de Iniesta e começaram as buzinas, canticos etc!

O Barça joga muito mas foi bem... ajudado lllooolll Aqui quando falam na mao do Pique (escandalosa) toda a gente se ri hehe.

Visca Barça!!!
No proximo domingo podem ser campeoes, depois na quarta podem ganhar a taça, e no dia 27 a champions! Fiesta! Fiesta! Fiesta!

Faz-me lembrar esses saborosos anos de 2003 e 2004 no Porto! Que bom...

TheBlueBeast disse...

o que tu queres sei eu pah !

Unknown disse...

Quem é o parvalhão que anda aqui a mandar postas? Outro que não endireita a coluna e está tudo bem desde que se ganhe? ó pá faz-te à vida e vai dar o pacote para a ribeira palhaço! Príncipios, ética, moral, isso que se lixe desde que se ganhe, enfim mais um andrade parolo. (atenção que mantenho o respeito pelos portistas com quem convivo e falo urbanamente de futebol neste espaço)
Quanto ao maior palhaço desta história, e era dificil superar o outro otário, que é o cajuda era dar-lhe um chuto no cú e mandá-lo para marrocos. O tempo dele no VSC acabou e toda a gente sabe que está a fazer tudo para se ir embora. Volta manuel machado, Vitoriano de gema e 1000 vezes melhor treinador do que este gajo que se julga um mago da bola mas que sai em litigio de todos os clubes onde passa para receber as indemnizações. Só é pena ser verdade um ditado muito antigo acerca da nossa cidade: Guimarães, má mãe e boa madrasta...