segunda-feira, 1 de junho de 2009

Um filme classe B...


Ano de desilusão em Guimarães…
O ano que era o tudo para as gentes do Vitória, transformou-se num absoluto nada… um ano em que se previa poder-se tocar com os dedos em ouro, tornou-se num absoluto zero, em que a incúria e os erros de casting tornaram o filme da época vimaranense numa película digna dos piores filmes escalão B!
O produtor do péssimo enredo que assistimos este ano, foi Emílio Macedo da Silva… o verdadeiro responsável por uma época de pesadelo, em que nada saiu bem… mas que, valha a verdade, nada foi planeado para resultar…poderíamos dizer que EMS a partir de Julho resolveu brincar ao futebol, prejudicando os milhares de crentes que seguem o Vitória para todo o lado.
Assinou um protocolo misterioso com o Benfica, recebendo, para além de um Nuno Assis, lesionado, um ridículo Luís Filipe que nunca se percebeu ao que veio, e que nunca foi actor para este filme que se pretendia um épico grandioso e tornou-se em terror da pior espécie.
Negligenciou, completamente, as saídas de Geromel, Alan e Ghilas…ridículo, o facto de este não ter renovado por meia dúzia de tostões… e pensou que os milagres aconteciam…decrescendo a qualidade, conseguiria ter êxito! Enganou-se, redondamente… e provou-se que para se ter sucesso há que contar com todos os pormenores…
A adjuvá-lo, contou com um realizador que desde o início de Julho prometia actores de melhor qualidade que os do ano anterior e comprovou-se uma de duas coisas: ou de futebol, na verdade, percebe muito pouco ou estava a tentar areia para os olhos dos sócios, omitindo o que já se sabia…
E a pré-época vitoriana em vez de se basear em atletas capazes de honrar o símbolo do Rei, circunscreveu-se à contratação de um director de comunicação…no mínimo surreal, para quem almeja crescer…
Quanto á época, importará referir que não obstante estes erros todos, as lesões deram um contributo relevante para os inêxitos… efectivamente se Nuno Assis, Sereno, Douglas e outros não sucumbissem em combate de um momento para o outro, talvez a história fosse ligeiramente diferente…mas de “ses” está o cemitério cheio, e queum em obrigações tem de prever todas as possibilidades.
Ademais, este filme, apesar de mau, contou com uma ou outra tirada cómica, tal como o mercado de Janeiro…inacreditável como se investe a maior fortuna da história num jogador sem ritmo e sem adaptação ao futebol europeu… o maior investimento de capital num homem que, supostamente, seria para pegar de estaca e nada, mas nada, mostrou… verdadeiramente ridículo!
Além deste, e já que o Vitória apenas possuía três trincos no plantel - dando de barato que Wênio entrava nessas contas, apesar de ter sido, certamente, uma das piores contratações dos últimos cinquenta anos da história do Vitória - nada melhor que contratar Custódio… mais um jogador sem ritmo e só pronto a jogar em Março… um investimento para a época 2009/2010, quando se vislumbrava, já, o tremendo flop da época actual…
Mas não era tudo…havia que complementar com um peso pesado…sem dúvida, o jogador, actualmente, com maior peso dentro do plantel… não…não é influência…são quilos e quilos de fortaleza… certamente, foi a medida humanitária deste filme, apoiar Cícero, que não jogava há um ano, a fazer uma cura de emagrecimento…a expensas do Vitória…
Pelo meio deste louco Janeiro vendeu-se o lateral esquerdo titular, Momha, que, ainda, fazia, se fosse necessário, uma perninha a central…indo-se buscar o que havia no mercado, que era Milhazes… que sendo a contratação mais credível destas mencionadas. só chegou a Guimarães, pela saída de um titular… Quem vende em Janeiro, um titular? Só as equipas sem objectivos! O Vitória tinha objectivos? Parece que sim…
Hora, agora, para mencionar o maior blooper deste filme… a guerra, inicialmente surda, e depois estridente, entre EMS e Manuel Almeida… o velho ditado “zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades”aplicou-se bem ao produtor e ao seu adjuvante… tristes as acusações… lamentáveis… promessas de esclarecimento, que não passam disso…e, até hoje, ninguem soube o que, realmente, se passou…e a democracia vimaranense e vitoriana vai cantando e rindo…
Entre estas trocas e baldrocas, reparamos que o realizador desta epopeia andava estranho…andava incompreensível…realmente, Cajuda, este ano não merece Oscar… imperícia a gerir a equipa- aquele jogo com o Sporting que o perde sozinho, há-de ficar atravessado - desconhecimento total e absoluto da história do Vitória, - o Vitória há três anos foi ás meias finais da Taça, sr. Cajuda - afrontas constantes aos sócios e jogadores - em certas afirmações parecia ser o supra sumo deste Universo - e teimosia, muita teimosia - os casos de Gregory e Luís Filipe são os melhores exemplos. -
Nesta longa metragem de qualidade sofrível, também os actores se ressentiram… Onde estava o Desmarets do ano passado? Uma verdadeira sombra…um jogador com corpo em Guimarães e cabeça em qualquer outro lado? Onde se meteu o João Alves box-to-box?Este ano aos quinze minutos já lhe tinha dado o abafa! E, por exemplo, onde estava o Andrezinho do ano anterior?? Os treinos este ano foram diferentes??? Mas pioraram em quantidade, ou será, que também em qualidade??
E nestes caminhos negros fomos caminhando até ao fim da época, de frustração em frustração - primeiro foi a Taça da Liga, depois a de Portugal e por fim o malogro do acesso ás competições europeias - sem que nada mudasse… os mesmos vícios, as mesmas suspeitas, os mesmos erros na equipa de futebol e ninguém a dar o murro na mesa…
Esperemos que o filme do próximo ano seja de qualidade superior e mereça o Oscar…este merece um Razzie - prémio de pior filme - tal o enredo confrangedor aqui relatado…


Agradecimentos ao Vasco Rodrigues que escreve no Blogue Vitoria-1922, pelo belissimo texto e que, por merecer a minha quase total concordância, vai aqui literalmente plagiado...

9 comentários:

Nuno disse...

Com muita pena vejo que este ano que poderia ter sido de ouro acabou numa decepçao impressionante.

A direcçao teve uma mentalidade muito pequena...

alguém disse...

Vamos indo que pelo menos garantimos a permanência a tempo.. porque sinceramente, mais uma tantas jornadas, e não sei onde iria parar...

TheBlueBeast disse...

"A direcçao teve uma mentalidade muito pequena..."

e não terão tido os adeptos uma mentalidade muito grande?

acho que os adeptos do VSC criam demasiadas expectativas...falando mesmo a sério...

joão meireles disse...

Deves estar a brincar bluebeast, só pode!
32 000 sócios pagantes. 20 200 lugares anuais vendidos ano passado e meta dos 25 000 (quase 90% da capacidade do estádio) este ano. Títulos quase 0 e vemos boavistas campeões e campomaiorenses e beiras-mar com taças de Portugal e os adeptos têm a mentalidade mt grande???
O VSC nunca teve foi dirigentes à altura da grandeza da sua massa adepta, isso sim, e tem sido pouco menos do que danosa a administração do VSC desde a sua fundação.
Aliás basta ir a relvados e sites do género e vê o que dizem os adeptos do fcp dos adeptos do VSC, só elogios e palavras de incompreensão por ainda não termos um palmarés condizente com o estatuto de 4º grande do nosso futebol, que é evidente a todos os níveis, desde infra-estruturas até aos adeptos e apenas deitada abaixo pela paupérrima vitrine de troféus conquistados mas isso, lá está, é culpa de dirigentes pequeninos que são incapazes de assumir a grandeza do VSC e lutar olhos nos olhos com os grandes, coisa que o braga (que está a anos luz de nós na maioria das coisas) actualmente faz descontraidamente e se não tivesse sido roubadissimo...

TheBlueBeast disse...

esqueçam os adeptos, porque se fosse por aí voces já tinham titulos...falo na estrutura e capacidade financeira do VSC...
tendo em conta que a TAÇA é uma questão de sorte, não vejo como o VSC poderia ficar à frente do SC BRAGA ou do NACIONAL...nao tem plantel (por agora) para lutar contra estas equipas...e estou a vontade para falar porque desde o inicio da epoca que venha a dizer que o melhor futebol que se jogou este ano em Portugal foi o do NACIONAL do MM

joão meireles disse...

Caríssimo, o VSC fez a primeira academia portuguesa com nível invejável, com 6 campos relvados ainda antes da academia do sporting.Só gostava que me explicassem como pode o braga , com menos de 10 000 sócios pagantes, dar-se ao luxo de ter jogadores que recebem o triplo do tecto salarial Vitoriano. Se calhar até sei e vai ser o novo boavista mas veremos. Quanto ao resto, concordo que a planificação da época foi desastrosa mas se não se tivessem lesionado jogadores fundamentais (sereno, douglas, assis) durante meses as coisas seriam diferentes e uma coisa tenho a certeza, se a direcção não armar uma barraca a sério, depois desta época menos boa em que há menos assédio aos jogadores, se mantivermos a maioria da equipa e formos buscar cirurgicamente 3 ou 4 jogadores para certas posições o VSC vai fazer outra grande época, mas isso só para o ano :) e importante não é fazer grandes épocas e depois esta mediocridade mas sim manter a regularidade (acima do 5º lugar) durante épocas consecutivas. Só assim se pode crescer e o VSC tem mais do que capacidade para se assumir como eterno candidato a essas posições...

Abraço

jm disse...

ah, é verdade, de nacionais e maritimos nem falo pq é vergonhoso, equipas com 3 mil sócios que oferecem 1 milhão de euros por 25% do passe de um jogador (nené) e se aprestam para comprar o nº 10 da seleção eslovena, avaliado em mais de 2 milhões, só o fazem com os nossos impostos e mais cedo ou mais tarde vêm por aí abaixo...

TheBlueBeast disse...

mas voces ainda acreditam que os clubes se governam com o dinheiro dos socios ?! só se for para pagar a Luz...

jm disse...

Um clube não se governa apenas com o dinheiro dos sócios mas uma coisa é certa, quantos mais sócios tiveres mais elevados são os valores dos patrocinios pois uma marca tem interesse em atingir com a sua publicidade o máximo número de pessoas ou será por acaso que o benfica sem ganhar nada há anos consegue mesmo assim ter receitas em publicidade superiores ao fcp apesar destes últimos ganharem muito mais vezes nas últimas décadas?