terça-feira, 28 de julho de 2009

Despesa do Estado

Estudo conclui que despesa do Estado é maior com o PSD do que com o PS
Por Redacção

Um estudo de Ricardo Reis, professor de macroeconomia da Universidade de Columbia, nos EUA, concluiu que os Governos do PSD contribuíram mais decisivamente para o aumento das despesas do Estado do que os Executivos socialistas.

De acordo com a análise de Reis, publicada esta terça-feira pelo ‘i’, nos últimos 24 anos, foram os Governos de Durão Barroso e de Santana Lopes os que contribuíram com a maior fatia para o agravamento das contas públicas.

Se analisado na globalidade do período estudado, o contributo do PSD para o aumento da despesa do Estado é quase o dobro do do PS. Aliás, só dois ministros socialistas – Campos e Cunha e Teixeira dos Santos – conseguiram reduzir o tamanho do défice.

Da análise de Ricardo Reis ressalta ainda um outro facto relevante: sempre que os Governos são apoiados por uma maioria absoluta, o défice público tende a crescer mais devagar.

9 comentários:

TheBlueBeast disse...

a epoca dos grandes fundos comunitários ocorreu no Governo do Cavaco, logo esse estudo nada acrecenta de novo...

Anónimo disse...

Não duvido nada que assim seja... Mas falta saber quem patrocinou este estudo!

PS: Sá Rocha, queres que inclua neste post algum tipo de imagem? Tenho algumas ideias a fervilhar na cabeça... :P

Sá Rocha disse...

Desde que nao seja o DUXXI.

Filipe, despesa maior foi com o Durao e Santana. Nao com o cavaco...

Mas nao esta algo de errado na politica em PT quando um governo de esquerda diminui a despesa do estado e um de direita aumenta a despesa do estado?

Eu sou tendencialmente de centro esquerda mas tenho a nocao que o pais tb precisa de uma direita forte. Quando vejo o partido mais a direita deste pais (PP) com representacao na Assembleia da Republica a defender os aumentos das pensoes e outros direitos sociais pergunto-me aonde eh que andam as politicas de direita? Se a isto somar que PCP, Bloco e PS tem mais de 60% dos votos. Entao o pais esta todo a esquerda!!!

Sinceramente nao ha politicas nem opcoes a direita em PT. O que eh muito grave para um pais democratico.

Amil disse...

Sami, não me digas que só agora te apercebeste que Portugal é um país de esquerda?
As ideologias de direita são perseguidas a tanto tempo que os partidos foram-se adaptando ás "exigências" do povo.

Como temos uma mania exacerbada de evocar o passado para tudo e mais alguma coisa, vem-nos sempre a memória o Salazar. E as pessoas ficam de tal maneira tolhidas que até têm medo de se assumirem de direita, ou no caso dos partidos políticos de serem efectivamente de direita.

Mas isto dá pano pra mangas e tenho mas é que trabalhar.

Já agora, para mim o verdadeiro problema começa no dia 1 de Fevereiro de 1908.

Sá Rocha disse...

Entao sao politicos fracos!!! (O que nao eh novidade)
Especialmente os de direita porque nao fazem o que eh melhor para o pais segundo a sua ideologia mas o melhor para ganhar votos.

jm, que não esquece o pantano do sócrates disse...

Lolololololololol, caro Samuelson em relação a esta tua frase " Aliás, só dois ministros socialistas – Campos e Cunha e Teixeira dos Santos – conseguiram reduzir o tamanho do défice." e em relação à globalidade do post só queria fazer uma pergunta: Conseguiram descer o déficit como? Controlo da despesa? NÃO, aumento enorme da carga fiscal durante esses exercícios, assim é fácil diminuir o déficit. Aliás proponho a quem esteja mais informado do que eu que poste os níveis de agravamento fiscal durante os governos socialistas pois seria engraçado comparar isso com estes dados, ainda haveria surpresas concerteza...

jm disse...

do guterres... (do sócrates podia ser o gajo do eurojust que tentou influenciar a investigação ao sócrates do MP, o curso por fax, a cedência da nossa zona económica exlusiva, o caso dos paineis solares cuja concessão foi adjudicada a 2 grandes empresas "amigas", os computadores magalhães a outra grande empresa "amiga", estou a ficar cansado mas se quiserem continuo num próximo post...)

Sá Rocha disse...

Meireles para advogado acho que nao estas a ler muito bem.

Nao fui eu que escrevi o artigo. Diz debaixo do titulo "por redaccao".

O estudo eh do Ricardo Reis, professor doutorado na universidade de Columbia. E eu nem estava a discutir a veracidade ou nao do estudo. Que pode ser discutido, mas quem o fez parece-me que tem muita capacidade.

Estamos a falar de DESPESA DO ESTADO, e esta aumentou nos governos de direita. O que para mim acaba por ser contraditorio quando teoricamente deveria ser ao contrario. Eh so isso que estou a discutir... O facto de nao existirem em Portugal uma direita. A que existe ou eh centro direita ou quer o aumento das pensoes dos velhinhos. Como ja ca temos os bloquistas e comunistas a pedir o mesmo, porque esta de acordo com as suas ideologias, pergunto-me o que fazem esses no enquandramento politico portugues?

jm disse...

Efectivamente li isto um bocado na diagonal mas de qq forma é relevante esclarecer certas coisas:
a despesa é calculada da mesma forma nos diferentes exercícios? É que estou farto de ver números e contra números constantemente esgrimidos entre os diferentes partidos que resultam em formas de calcular os valores (a propósito do déficit por exemplo) E será também relevante aferir a qualiadade deste estudo pois depois de pseudo-relatórios da ocde que afinal eram inventados eu já acredito em tudo...