quarta-feira, 8 de julho de 2009

O lavar de roupa suja...


Tribunal de S. João Novo, Porto.

Segunda sessão de um julgamento singular no qual Pinto da Costa e Carolina Salgado se sentam no mesmo banco dos réus. Ele acusado de agressão à ex-companheira. Ela acusada de fogo posto ao escritório do ex-companheiro e do advogado Lourenço Pinto. Nuno Santos e Afonso Ribeiro (motorista de PC) também são arguidos, acusados de terem agredido Carolina e a sua irmã. Carolina hoje não apareceu, alegando doença, mas terá de estar presente na próxima 3.ª feira, sob mandado de detenção para interrogatório judicial.
Foi um longo dia sob a arbitragem de um juiz colectivo presidido por José Manuel Azevedo e no qual também se destacou a intervenção de um dos seus asas, João Grilo, o tal juiz que recentemente foi aplaudido neste tribunal quando absolveu uma mulher que matou o marido na sequência de maus tratos. Fica a síntese das declarações dos arguidos que já falaram (Afonso Ribeiro optou pelo silêncio) após uma audiência acompanhada pelo famoso guarda Abel, personagem que Pinto da Costa afastou quando abandonava à tarde o tribunal mas que acabou por ser apanhado pela câmara do meu telelé a passar à frente do carro presidencial...

NUNO SANTOS - "Carolina, que conheço desde o liceu, é capaz de tudo e de mais alguma coisa. É uma pessoa maquiavélica. Ela gosta de espalhafato, gosta de circo.
Quando acompanhei o sr. Pinto da Costa à casa que era sua, onde ele ia recuperar alguns bens, ela tentou dar-me um pontapé. Disse que não tinha medo dos Pintos. Deu uma ou duas sapatadas no ombro do senhor Pinto da Costa e ele ficou incrédulo, ficou branco, pensei que lhe ia dar alguma coisa. Ainda correu para o carro e deu um murro no vidro e pontapés e partiu-me um par de óculos com os pés.
A sua irmã, Ana, entrou em convulsões. Fomos lá a casa buscar um quadro mas já lá tínhamos ido uns dias antes e ele despejou um faqueiro num lençol. É uma pessoa problemática, conflituosa."

PINTO DA COSTA - "É totalmente falso que tenha tido qualquer contacto com essa senhora em termos de ofensas corporais. Vivi com essa senhora durante uns tempos, tive vários períodos em que deixer de viver e depois de Março de 2006 deixei definitivamente de viver com ela. Tinhamos feito um acordo com conhecimento de Lourenço Pinto: essa senhora podia escolher entre ficar com a casa na Madalena, a caça da rua dos Caçadores ou então vender as duas e comprar um apartamento. Continuei a ir à casa da Madalena para recolher as minhas coisas, entre as quais um quadro que a minha mãe me ofereceu quando fiz 50 anos (já foi há muito tempo...) e garrafas de vinho do Porto do ano do meu nascimento. Combinámos que ela ficaria com a mobília dos quartos e que eu iria buscar as outras coisas. Foi o que fiz nesse dia, ao princípio da tarde. Fui lá na companhia do meu motorista (que levou um furgão da SAD) e do senhor Nuno Santos (no meu carro). Estávamos a tirar as coisas quando ela apareceu. Não queria usar uma camioneta das mudanças para não causar aparato. A casa tinha também problemas de humidade na casa de banho e queria que o sr. Nuno Santos visse o problema pois é do ramo da construção civil. Pedi ao Afonso para recolher um móvel-faqueiro que era meu. Ele estava a levá-lo para o carro quando essa senhora apareceu. O faqueiro caiu no chão e ouvi o barulho. Quando me viu, essa senhora disse "vou-te matar, v..., não sei, senhor juiz, se posso dizer isto (diga, diga...), bem, disse: vou-te matar, vou-te foder. Eu cheguei-me para trás e ela tenta dar-me uma palmada na cara mas eu desvio-me e acerta-me no ombro. Ela estava a fazer uma grande gritaria. Fui para o carro e disse "Nuno, vamos embora que isto é o que ela quer, daqui a um bocado chama os jornais. Ela deu um murro no carro e desatou aos pontapés.
Foi então que apareceu um amigo meu, o Eduardo Poças, que disse ter visto tudo e que se prontificou a testemunhar. Disse-me logo "ela está maluca, o senhor não fez nada". Algumas das coisas que não pude levar encontrou-as a polícia de Oliveira do Douro mais tarde na garagem da casa da rua dos Caçadores, que ficou para essa senhora. Dei pela sua chegada pelo barulho que fazia com o carro, como de costume. Aquilo parecia um rali, parecia o circuito da Boavista. Ela é assim a conduzir, todos sabem que destruiu um X5 na Ponte da Arrábida. E antes de abandonar a casa da Madelena, que já vendi, desfez a casa toda. O marido da sua irmã ligou-me nesse dizendo que estava aborrecido pois ela estava grávida e eu disse-lhe que não podia ficar aborrecido por isso e que nada tinha a ver com o que tinha acontecido. Quanto ao sr. Nuno Santos, é um amigo de longa data de Carolina, confiava nele, ao ponto de um dia, estava eu fora com a equipa, a Carolina me ter ligado à meia-noite dizendo que queria que ele a levasse a Lisboa. Eu não tenho medo. Lembro-me que o pai dessa senhora já disse num processo que quando me conheceu me disse 'o senhor tenha cuidado, não sabe com quem se está a meter'. Vivi com ela 5/6 anos com intermitências. Ela tinha a fobia das revistas e cheguei a ler numa uma cantora (Ágata) a dizer que ia cantar no nosso casamento quando nunca lhe prometi casamento, nunca.
Um dia, no restaurante Bule, zanguei-me com ela pois ela deu duas bofetadas na minha filha e eu cortei.
Na Luz, num jogo com o Benfica, sou alertado pelo telefone pelo senhor Joaquim Oliveira a dizer-me que ela está na Luz no meio da claque Super Dragões com um cartaz a dizer 'Ò Orelhas estou aqui'. Fiquei admirado. Não podia concordar ou não com essa situação porque a desconhecia. Critiquei-a por isso e proibi-a de voltar a andar com os Super Dragões."

7 comentários:

Anónimo disse...

Que saudades que tinha destas coisas!!! :P

Aqui, deve entrar a famosa história do busto, que levou o post aos 43 comentários!

Lindo!

jm disse...

"Segunda sessão de um julgamento singular..." / "Foi um longo dia sob a arbitragem de um juiz colectivo presidido por José Manuel Azevedo e no qual também se destacou a intervenção de um dos seus asas, João Grilo..."

Li isto um bocado à pressa mas afinal em que ficamos? De qq forma muita escandaleira ainda vai rolar neste processo...

Valentim Loureiro disse...

Escandaleira é oferecer electrodomésticos as pessoas em vésperas de eleições!

Nuno disse...

Voces é que se passam!

És grande Lisandro!!!!!!!

TheBlueBeast disse...

vi aqui um post do VSC e ninguem comenta...se aparecer um do PC, por mais ou menos interesse que tenha, comenta logo tudo...porreiro pah

jm disse...

Caro Bluebeast, os posts de futebol vão dar que falar quando a época começar, entretanto é normal que haja poucos comentários. Já a notícia do pc é actual, está a decorrer, e esse individuo é personna non grata no Berço. Quanto à notícia propriamente dita só comentei um detalhe técnico que porventura será um lapso de impressão pois quanto ao pc nada me espanta vindo de pessoas com um nível tão rasteirinho...

Manetas disse...

ó Blue chora um bocadinho!!!