quinta-feira, 2 de julho de 2009

A vergonha do nosso campeonato de futebol!!


Seis do FC Porto confirmados no Olhanense

O plantel do Olhanense está formado e estão já confirmados Ventura, Castro, Ukra e Rabiola - como O JOGO noticiou em primeira mão -, todos eles por empréstimo do FC Porto até final da época. Mas este quarteto passará a sexteto, com Tengarrinha (na foto) e Stephane. O central é cedido por um ano, mas o lateral-esquerdo deverá ser a título definitivo. Tanto este jogador como os restantes cinco são esperados nas próximas horas no Algarve para começarem a trabalhar às ordens do técnico Jorge Costa. Recorde-se que este grupo completará a lista de jogadores já contratados pelo Olhanense: Sandro, Carlos Fernandes, Jailson e Gomis. Em dúvida permanece a situação de Bruno Mestre e Messi. Ambos os atletas são desejados por Jorge Costa e têm propostas em mãos para continuar, mas os atletas pedem uma melhoria salarial que o clube entende ser elevada.

in Onojo (jornal de propaganda do fcp, assumidamente anti-VSC)


Continua a vergonha dos empréstimos no nosso campeonato. Este post não tem como objectivo criticar quem quer que seja pois apenas fazem o que a lei lhes permite mas convenhamos que isto é escandaloso. Alguém acredita que uma equipa que tenha 6!!!! jogadores fundamentais emprestados vá retirar pontos ao seu "benfeitor" nas 2 partidas para a liga? Claro que não e assim continua distorcida a verdade desportiva em Portugal pois em muitos países esta situação jamais seria possível devido à legislação vigente. O fcp é o principal clube a recorrer a estas artimanhas, mas os outros 2 ( e o braga está também a tentar) vão pelo mesmo caminho, com a consequência de deturpação da verdade desportiva do campeonato e aumento do fosso entre os 3 e os restantes. Como é possível que clubes tenham 50 jogadores com contrato com o único propósito de os emprestarem para com isso exercerem a sua influência sobre os clubes que os recebem? Muitos dirão: mas é para rolar os putos e tal mas o que se passa actualmente já nem sequer passa por aí, certos clubes já compram jogadores que sabem de antemão que nunca irão utilizar somente com o objectivo de os emprestarem para exercerem a sua já referida influência, até porque muitos destes empréstimos têm cláusulas que obrigam os clubes a utilizarem os jogadores e isso é extremamente nefasto para o desenvolvimento sustentado e competitivo do campeonato. Assim daqui a pouco o campeonato português está ao nível do campeonato do chipre mas parece estar tudo bem para a maioria dos adeptos e dos responsáveis federativos que parecem almejar um campeonato a 3 com 5 ou 6 voltas. Decência precisa-se e JÁ, pela verdade desportiva no nosso campeonato de futebol.

14 comentários:

o porto de olhão disse...

sendo a cidade algarvia de olhão um importante porto piscatório o título desta entrada poderia induzir o leitor mais incauto a pensar que tinha decidido escrever sobre a desastrosa política da união europeia para o sector das pescas a qual tem afectado e de que maneira as gentes de olhão e arredores.
nada disso!

quero referir o empréstimo de tengarrinha do 'fc do porto', mais um! o quinto desse clube, o que quase completa meia equipa do 'sc olhanense' que irá disputar a nossa principal liga de futebol, na próxima época.
obviamente que nesta matéria não são estes dois clubes que estão em causa pois muitos outros seguem a mesma prática a fim de proporcionarem rodagem competitiva aos seus jogadores mais jovens.
o que esta prática a continuar e não sendo devidamente regulamentada, com o fosso cada vez maior a ser cavado entre os grandes e pequenos, é um dia destes a verdade desportiva das competições profissionais poder ser questionada...
de momento não quero adiantar possíveis soluções mas tão só chamar a atenção para o problema.

joão meireles disse...

Caro "o porto de Olhão" seja bem vindo ao blog e não se acanhe em dar a sua opinião. Realmente é precisamente nesse sentido que escrevi o texto, daqui a uns anos acredito que o campeonato português estará dividido em 3 classes, a saber: os 3, um grupo com históricos primodivisionários (como VSC, braga, maritimo e nacional que tudo farão para reduzirem a um mínimo estes empréstimos de forma a garantirem a independência) e todos os restantes que por contingências orçamentais e estruturais serão forçados a aceitar cada vez mais empréstimos de forma a garantirem planteis minimamente competitivos e que lhes permitam, pelo menos, lutarem pela manutenção. A meu ver não se augura auspicioso o futuro do nosso campeonato...

TheBlueBeast disse...

Voces queriam era ter esses jogadores no VSC, mas assim ficam só com o Nuno Assis e, quem sabe, o Mantorras...lol...

pah, são jovens e podem evoluir na primeira divisão...neste caso, e sendo um clube modesto, não vejo mal nenhum

Monsieur Lunettes disse...

É preciso mencionar neste post, que o Olhanense vai também contar nas suas fileiros com jogadores do Sporting a título de empréstimo. Portanto não venham com o F.C. Porto B , então poderemos concluir que o Sporting também a tem u8m clube B. Sou Portista e não concordo com esta política do Sr. Pinto de Costa em manter tantos jogadores emprestados, pois está ali muito dinheiro investido em salários, que poderiam ser absolutamente vitais para a permanência de outros jogadores (Lucho) no plantel azul e branco.

jm disse...

Caro Bluebeast, isso deve ser do calor! Ventura, Castro, Ukra, Rabiola, Tengarrinha e Stephane no VSC?!!!!?? llllllooooooolllll, já não me ria assim há algum tempo. Acho bem mantermos a boa disposição no blog...

jm disse...

Pensava eu que não voltava cá hoje e não é que o site oficial confirma a contratação do Rui Miguel (ex-paços) que os marroquinos tanto queriam. Para mim é muito bom jogador, 25 anitos e portuga! Entretanto para em marraquexe não ficarem tão chateados, lá lhes deu o porto uma passadinha nas costas e "cedeu" o diogo valente. Também acho bom jogador mas... não fazia a troca :)

Miguel disse...

Quem quer que diga que a intenção principal de um clube que tem 50 jogadores e põe 30 a rolar por clubes pequenos, para evoluirem como jogadores, não pode ser uma pessoa séria! Não pode ser séria, nem ter principios, nem pode ser uma pessoa respeitadora da moralidade, legalidade e legitimidade de pessoas e instituições.
Seja lá de que clube for!

E mais não digo...

jm disse...

Caro Miguel não percebi o sentido do seu comentário, para ser franco, mas se acha normal o que se passa em Portugal em relação a este tema aconselho-o a dar uma vista de olhos por outros campeonatos para ver se descobre situações idênticas...

Quanto a seriedade, e porque estamos a falar da política de empréstimos do fcp, estamos conversados, enquanto adepto Vitoriano não aceito lições de moral ou de moralidade de quem não tem sequer metade da minha, atento os escândalos contínuos que assolam tal instituição...

Miguel disse...

Caro JM penso que não me fiz entender!
Repetindo:
Quem quer que diga que a intenção principal de um clube que tem 50 jogadores e põe 30 a rolar por clubes pequenos, (COM O OBJECTIVO DE) evoluírem como jogadores, não pode ser uma pessoa séria!

Por outras palavras, penso que quando os clubes dizem que têm muitos jogadores para que estes possam evoluir como jogadores é um mentira e uma falta de honestidade atroz.
O porto é em Portugal o clube que neste momento tem mais jogadores distribuídos pelas duas ligas principais, mas não é o único. Aliás o próprio VSC em tempos fazia o mesmo, apenas com números um pouco inferiores.
E não acho mal ter jovens a rolar, acho mal é ter 30 jogadores a "rolar" por clubes da mesma liga onde joga a clube "mãe". Não me venham com essa que é para crescerem como jogadores.

TheBlueBeast disse...

Caro JM,

No VSC até o Bruno Alves não servia...

jm disse...

Ok caro Miguel, peço desculpa mas não o compreendi à primeira, sendo assim estamos plenamente de acordo...

Caro Bluebeast, não sejamos irónicos mas aqueles 6 não dão um jogador feito. É o pensamento típico de um adepto de um dos 3, ou seja, para eles qualquer merda serve, enfim, desses todos NENHUM tinha lugar no VSC, nem sequer para encher chouriços ou servir de apanha bolas mas tudo bem, são opiniões...

TheBlueBeast disse...

o Castro já é um bom jogador e feito...
o Ventura precisa de rodar para ganhar experiencia, daí estes clubes pequenos serem uteis...
o Ukra é rápido e pode evoluir, mas no VSC este ano estaria tapado, pois o Jorge Gonçalves é melhor coisinha que podiam ter ido buscar...
Os outros precisam de tempo, mas ainda são muito novos...

ainda assim, o Castro e o Ventura tinham lugar de caras no VSC, e o Castro falo mesmo como titularissimo

jm disse...

Bluebeast, não posso concordar contigo mas são opiniões...

O ventura é guarda-redes, posição em que temos um dos 3 melhores jogadores da liga, que é o nilson, e no banco temos o serginho que é um jogador promissor e possível nº 1 da baliza Vitoriana para os próximos anos.

O castro não conheço bem mas tenho ideia que é médio (até penso que é médio defensivo mas não estou certo) e para esse sector temos "apenas" Custódio, flávio, moreno, joão alves, desmarets e um puto que ainda vai dar que falar (dinis) e para desenvolver putos mais vale desenvolvermos os nossos que podem dar frutos no futuro do que os dos outros.

Desses todos só o rabiola, que na minha opinião será ponta de lança da seleção se não tiver nenhum azar grave, poderia ter lugar no plantel e mesmo assim nem cheirava com douglas e roberto a concorrerem com ele.

Sá Rocha disse...

Santana, Santana!!!