sábado, 12 de setembro de 2009

Panorama político português

«PSD não tem coragem para mexer com interesses instalados» - Mira Amaral

O antigo ministro social-democrata revelou este sábado que admite votar em branco nas próximas eleições legislativas, pois não vê no PS e no PSD «capacidade para tirar Portugal da crise».

«O país está numa situação extremamente difícil do ponto de vista económico e financeiro, está em risco sério de ter um estoiro nas finanças públicas e de se agravarem as suas dificuldades de financiamento externo. Não vejo no actual espectro político pessoas com capacidade para dar a volta a esta situação. Não vejo nos dois partidos, PSD e PS, capacidade para tirar Portugal da crise», afirmou Mira Amaral em entrevista ao ‘i’.

Quanto ao partido que sustentou o Governo de que fez parte – o PSD – Mira Amaral considera que «algumas das ideias que propõe até são frontais, mas depois vejo a líder do PSD ir à Madeira e também prometer melhores finanças locais para a região». Comportamento que diz ser «um sinal de que no fundo é um programa que não vai ter a coragem de mexer em interesses instalados».

Por isso, o antigo ministro de Cavaco garante: «Não me estou a ver a votar no PSD, se calhar não voto em ninguém. Aliás, já não voto no PSD desde os tempos do Dr. Barroso», confessou.


Confesso que me revejo na opinião do Mira Amaral. Tenho um descrédito quase total nos políticos portugueses. Em quase todos confesso... Não há coragem e estão todos vendidos ao poder instalado. Os únicos que não estão ( a meu ver) são demasiadamente extremistas, ou pelo menos aparentam, para ser governo que são o Bloco e o PCP.
PS, PSD e PP são partidos corruptos que estão desde sempre ligados ao poder instalado. Infelizmente o próximo primeiro ministro português será José Sócrates ou a Manuela Ferreira Leite. Sinceramente não vislumbro um bom futuro e Portugal continuará a ser o país dos compadrios, cunhas e corrupção. Factores que aliados a uma estrutura económica atrasada e a uma despesa pública incomportável não permitem o desenvolvimento do país.

Dito isto, desde que o vitória continue a ganhar está tudo bem!!! :P

7 comentários:

TheBlueBeast disse...

agora não lembro ao certo quanto é, mas se uma boa percentagem dos votantes VOTAR EM BRANCO a Comissão Nacional de Eleições tem que convocar novas eleições e estas figuras já não podem concorrer...

Nuno disse...

Em certa parte concordo com esta escuridão da política portuguesa. Mas o que é que é preciso para que mude? Todos dirão que ainda esperamos pelo D. Sebastião, mas parece-me que falta mesmo uma figura diferente. Um Obama? (não digo um preto de Chelas mas um pessoa com aquele espirito novo que o Obama trouxe aos EUA.
Se tiver que arriscar um nome digo este: António Mexia. Gostava de vê-lo a liderar o país.

Amil disse...

A tempos li um artigo qualquer, já não me lembro onde, em que o autor explorava precisamente esta temática. Num estudo/investigação que o próprio teria feito chegou a conclusão que em Portugal há desde a primeira dinastia (Séc. XII ao Séc. XIV) escritos que falam da corrupção, influencias e favores. Mais tarde, já com escritores como Gil Vicente, Bocage, etc até ao aparecimento da imprensa em que se triplicaram as referencias destas práticas em Portugal.

Sem querer justificar nada, procuro explicação para os factos. É um facto que em Portugal existe corrupção mas acho que isso está algo longe de ser a razão das razões dos nossos problemas. Até porque também tivemos fases boas, mesmo existindo.

Concordo que estamos numa fase da nossa história em que a corrupção existe em demasia e até como nunca, mas não se pense que somos os únicos, ou alguém pensa que não existe corrupção em Espanha, França, Alemanha, EUA e até mesmo nos Nórdicos? Existe e vai sempre existir, (não duvido que em menor numero) no entanto o que penso que faz um país estagnar ou andar para a frente não terá nada a ver com corrupção mas sim com atitude dos seus habitantes.

O que faz falta são políticos de "punho de ferro" que organizem o país e depois que combatam os cancros.
Enquanto tivermos a justiça e a educação que temos como é que é possível combater a corrupção?

Razão tem a avozinha. "acabava-se com a democracia durante meio ano, põe-se tudo na ordem e depois volta a democracia".

LINDO.

jm disse...

Só queria fazer aqui dois reparos, independentemente de me rever ou não nas palavras de Mira Amaral:

Alguém sabe onde anda o Cravinho? É que o homem bateu com a porta depois do seu projecto-lei contra a corrupção ( considerado por muitos uma revolução fundamental no estado de coisas actual ) ter sido boicotado pelo seu próprio partido na Assembleia da República.

Outra coisa, acho uma certa piada a meterem o pp no mesmo saco do psd e do ps e excluir-se o pc e o bloco. E acho piada pelo seguinte: o pp esteve no governo 2 anos nas últimas décadas e com uma posição claramente minoritaria, o que nunca permitiria que fosse ele a traçar as linhas orientadoras da acção governativa. Mais, no pós-25 de Abril o pc teve uma influência decisiva (pela força que tinha na altura) nas loucuras que se cometeram e que quase levaram o país à bancarrota e o bloco nem 10 anos tem por isso é normal que não se lhe possa fazer essa crítica pois nunca ninguém conseguiu verificar como seria a sua acção governativa!
Assim só por lapso de escrita se pode compreender que se fale do pp nesses termos atento o que se passou neste país nos últimos 30 anos...

Sá Rocha disse...

Meireles acho que percebeste mal...

Só disse que o PP é mais um partido vendido aos poderes instalados. E que demonstrou isso mesmo quando esteve no governo.

jm disse...

Não concordo Sami. Não sei como se pode dizer que o pp é um partido vendido aos poderes instalados quando esteve no "poder" (salvo seja pois só tinha 2 ministros e não podia influenciar grandemente a acção governativa) durante menos de 2 anos. Em que factos te baseias para dizer isso? Complexo de esquerda?

ps: e lá vai o braguinha com mais um penalty roubado!!! 4 jogos, 3 beneficiado, assim tb eu...

Sá Rocha disse...

Meireles eh so mais um Partido que estando la so quer tachos.

Celeste Cardona na Caixa sem o minimo de habilitacoes e a ganhar o que nos fazemos num ano.
Milhoes gastos em submarinos, todos os entendidos nunca perceberam o negocio. Pessimo para o pais e sem logica...
50 mil fotocopias de documentos governamentais tiradas nos ultimos dias de governo.