segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Portugal, a nova Venezuela?


Peço desde já desculpa pela falta de tempo não me permitir explanar conveniente e aturadamente este assunto que é na minha opinião a mais grave violação aos direitos, liberdades e garantias desde o 25 de Abril.
E sendo este "apenas" o último episódio de esquizofrenia democrática deste governo, o que virá a seguir? A prisão por delito de opinião? Já nem digo nada...


Pouco a pouco, as vozes incómodas do regime vão-se apagando.
Esta "Decisão Administrativa" vinda a partir de Espanha sobre um orgão de comunicação português, põe a nu muitas das fragilidades do nosso dito sistema democrático.
Lamentável, mas mais do que isso, preocupante.
ps: Agradecimentos ao Blog Politiké.

14 comentários:

Sá Rocha disse...

Meireles, o caso eh estranho e nao tenho certezas sobre o que se passou.

Mas uma coisa sei, e tentando ser racional em relacao ao assunto: Qual eh o partido mais prejudicado com esta demissao em vesperas de eleicoes?

A meu ver o PS!! Simplesmente porque toda a opinao publica pensa que foram mesmo eles a demitir a MMG. Sem ninguem ter a nocao da verdade.

Segundo noticias recentes da imprensa nacional foi mesmo uma decisao vinda de Espanha. Ja li outros blogs que referem um facto relevante. MMG eh mulher de alguem que eh agora director de uma rival da MEDIA Capital, que detem a TVI. E logo tem acesso a informacao priveligiada.

Como disse, nao tenho a certeza sobre este caso mas nao me parece que tenha sido obra do Socrates. Seria uma estrategia politica, no minimo, idiota se fosse mesmo o caso.

Amil disse...

Se a medida é idiota, é para mim mais uma prova de que foi obra deste governo.
Não nos podemos esquecer que ficaram por divulgar novos factos sobre o caso Freeport que iam ser apresentados no jornal de sexta. Resta saber se vão ou não para o ar até as eleições, até agora nada!
Eu como sempre fui um bocadinho contra "travestis" nem fiquei muito chateado com esta censura.
Sócrates, estou contigo.

jm disse...

Caro Sami, convém lembrar que o sócrates andou a fazer campanha pelo pm espanhol e vice-versa, circulando em espanha a noticia que houve intervenção directa do pm espanhol nesta matéria. Enfim, percebo o que queres dizer mas quem cá vive assiste a uma deterioração da democracia como nunca antes se tinha visto e a verdade é que calaram a ÚNICA voz que ainda se opunha à ditadura socretista. Não acredito em coincidências, são coisas a mais e já ninguém põe em causa que estes gajos não são para brincadeiras (que o digam os professores que até têm medo de falar nas escolas). Simplesmente constato factos e a verdade é que foi afastada a voz incómoda que dizia as verdades acerca do que se passa neste País, ainda por cima em vésperas da publicação de outra reportagem com desenvolvimentos sobre o freeport que envolve mais um primo do sócrates ao barulho por ter recebido dinheiros de proveniência suspeita!!!! Só queria saber o que faria o grande Sampaio, tão lesto a afastar Santana Lopes, perante estes sucessivos casos escandalosos que envolvem este 1º ministro. Como disse o souness um dia "É uma pessoa perigosa, mente a olhar nos olhos das pessoas" :)

Agora em termos empresariais explica-me lá qual é a lógica económica de suspender o jornal com maior audiência da televisão portuguesa (e um dos mais vistos mesmo entre os programas generalistas)? Não existe qualquer lógica económica, logo por outra coisa terá sido...
Mas como neste País vemos uma empresa com capitais públicos a publicar folhetos de 12 páginas de descarada propaganda ao governo nos principais jornais a expensas do contribuinte, já nada me espanta...

Sá Rocha disse...

Concordo contigo, que o Sócrates falhou muito e em muitos aspectos. Sendo o principal o que referiste: a deterioração da democracia. Apertou muito para tentar calar muita gente.

Mas como te disse, e volto a repetir, não tenho certezas de nada. Só sei que isto é um tiro no pé dele. É tão óbvio e de certeza que o vai prejudicar nas eleições, que me custa a crer. Seria estúpido de qq político fazer tal manobra em vésperas de eleições e sabendo o que toda a gente sabe da relação dele com o jornal referido. Até custa chamar aquilo de jornal mas ok... outra história.

Disse o antes e volto a repetir. A Manuela é mulher de um senhor que agora é líder de de uma empresa rival da Espanhola. Para não falar que o jornal é uma aberração... Para terminar o mais importante: Quem perde mais com esta acção nas vésperas das eleições é o próprio Sócrates. Achas que alguém com tanta experiência política como ele daria um tiro no próprio pé?

Nuno disse...

Boas!
Confesso que tenho alguma dificuldade em concordar contigo Meireles, por varios pontos:
1- Como diz o Sami, parece-me muito incoerente por parte do PS que tenha feito semelhante coisa porque é como dar tiros nos pés. Seria o partido mais prejudicado! (e antes de eleicçoes!);
2- (In)Competencia jornalistica: para mim a MMG é (ou era) uma aberraçao pela parcialidade que divulgava as notícias. Tenho como exemplo de imparcialidade e de profissionalismo o Jose Rodrigues dos Santos que nao caía na tentaçao de sencionalismos nem de protagonismos.
3- Factor económico:
3.1: o facto de ela ser mulher de quem é, é claramente um elemento "estranho" na empresa. Ter alguem da sua importancia na concorrencia gera sempre conflitos de interesses e por isso o fenómeno de "Inside Trading" é claramente visível e apalpável. Todas as empresas tentam (ou gostam de) ter informaçoes sobre as concorrentes e por isso é normalíssimo que a mandem embora. Isto só chegou a estas proporçoes porque é a MMG...
3.2. esta é só a face visivel da "colonizaçao económica" de Espanha a Portugal. Por muito que nos custe isto acontece em quase todos os sectores da actividade economica, porém esta é a mais mediática e visivel. Enquanto que PT esta em crise crónica Espanha teve crescimentos incriveis que permitiu investir e alargar o seu mercado a PT. Falando do meu caso em concreto, no sector da grande distribuiçao, todas as sedes das grandes empresas estao em Madrid/Barcelona donde formulam as estratégias e depois enviam a papinha toda feita para as filiais em PT. A Colgate tem 20 portugueses, a Kraft tem mais 5, a Pesico (Pepsi, Matutano, Lays, etc) tem mais uns quantos integrados na àrea (tão comum por aqui) chamada Iberia, etc etc. Ainda este fim de semana estive com um amigo de Madrid que me dizia que se tinha lembrado de mim porque tinha estado numa empresa cheia de tugas (que ajudam Espanha a gerir a filial em PT)!
Assim, isto foi um mero acto de gestao de um espanhol que quer o melhor para a sua empresa e que despede um subordinado.

Pela minha formação economico/financeira tendo a ver isto como fruto natural de um negocio onde a globalizaçao permite cada vez mais frequentemente estes actos de gestao. Gostemos ou nao é o dinheiro que manda e somos apenas números e nada mais que números...

TheBlueBeast disse...

eu acho que o Pinocrates tem sem duvido pressionado vezes sem conta a imprensa e os media em geral, mas neste caso eu acho que aquele jornal era mesmo uma vergonha e insistia numa perseguição ao homem...eles até publicaram uma noticia que dava a entender que o Socrates tinha ordenado mudarem a cor dos olhos dele num cartaz para ficar mais...apelativo...lol...

jm disse...

O que seria pior para sócrates: um escândalo destes em que ainda se vai fazer de vítima e falar novamente em campanhas negras ou 3 semanas a ser desmascarado e denunciado na tv? Sinceramente acho que era pior para ele a 2ª pois basta ver o jornais portugueses para perceber o que se passa! Sempre fui espectador assíduo do jornal do canal 1, hoje em dia não o vejo!!!! É incrível o tempo de antena dado ao sócrates, inacreditável mesmo, mais parece um jornal do ps. Vinha no outro dia numa revista de grande circulação (não sei se foi a visão ou a sábado) o tempo de antena dado aos políticos na tv e eram diferenças abismais. O sócrates sozinho tinha mais do que os outros todos!! A sic anda caladinha a ver o que dá, o canal 1 nem é preciso comentar, restava a tvi (aliás, este jornal) que foi responsável por todas as denúncias ocorridas no último ano (freeport, a pressão do gajo do eurojust sobre os procuradores para não investigarem o sócrates, as movimentações imobiliárias em torno da construção do aeroporto, etc, etc). Vendo as coisas com distanciamento só chego a uma conclusão: calaram-na...

Ps.: Como vocês bem sabem não tenho um particular repúdio pelo ps (pelo menos não é maior do que tenho pelo psd pois sou é contra o bloco central) mas este pm está a dar passos perigosos para Portugal, sem qualquer critério ou plano de fundo, alicerçado numa espécie de governação com tiques salazarentos que objectivamente diminuiu a liberdade de quem está no País. Esperemos por próximos episódios...

Anónimo disse...

Isto seria mais uma teoria da coincidência!!
Mas penso que já se antevia a saída da Moura Guedes quando o Moniz saiu da administração.
Quem também deve ter ficado contente foi o Hannibal Lecter da ordem dos Advogados!!
Mas, o que se passou na altura da coligação PSD/PP no Governo, no caso Marcelo Rebelo de Sousa, não foi igualmente um atentado à liberdade?!
Mas como diz o Louçã, e bem, a legislatura espanhola é diferente da portuguesa, porque aqui, nenhuma administração pode cancelar um programa televisivo, sendo mais um programa de informação...

A ver vamos sobre que efeitos terá isto no dia D.

Amil disse...

Uma coisa tenho que concordar. Chamar aquilo Jornal é uma autentica anedota. Aquilo é a maior lavandaria de roupa suja do país, mas que dá frutos isso é inegável.

Uma nota um pouco a parte das questões politicas:
Há também uma coisa de que não nos podemos esquecer, é que a TVI deixou de ser o 3º ou mesmo o 4º canal em termos de audiência e passou para 1º após ter realizado o maior e mais caro estudo de mercado alguma vez realizado em Portugal. Estudo esse que mostrou o que os Portugueses gostam de ver, o que gostam de ouvir, o que gostam de saber, o seu grau cultural, os interesses públicos e muito mais... Depois a TVI soube-se adaptar aos resultados obtidos pelo estudo e já está. Passaram de bestas e bestiais num instante.
Portanto é inegável que a TVI enquanto teve nas mãos do ex-director teve sempre a subir. Vamos ver se será para continuar uma vez que está agora em mãos espanholas.

Para terminar, agora sim do ponto de vista politico.
Não acho um tiro no pé no sentido em que desta forma poderá continuar a vitimização que perdura à meses. Se te lembrares Sami, desde as Europeias o Sócrates passou a ser vitima. É vitima dos professores, é vitima da oposição, é vitima até da gripe A. Portanto, agora é vitima de mais acusações.
E assim consegue duas coisas, calar a maior lavandaria de roupa suja e ainda se pode vitimizar mais um bocadinho.
Uma boa jogada digo eu...

Nuno disse...

Eu confesso que tenho dificuldade em acreditar que o PS tenha pensado numa estratégia tao rebuscada para "salvar" o Sócrates. E como ele é um bocado arrogante nao o vejo a querer fazer papel de vitima duma forma tao "Zé Maria"!

jm disse...

lllllllllllllooooooooooooolllllllllllllll, não o estás a ver a tentar fazer papel de vítima?!!? Foram as campanhas negras contra ele, foram os professores que não perceberam a mensagem que o ps queria passar, foram as populações que não se informaram devidamente aquando do fecho de urgências, foram os jornalistas maldosos que tentaram menosprezar o seu curso de engenharia por fax, etc. Eu diria antes que o homem adora fazer o papel de vítima, já o de admissão de erros não é muito com ele...

Sá Rocha disse...

Meireles a ele so falta ser culpado pela crise internacional e pela invasao do Iraque....

O gajo nao eh inocente nenhum e ja fez muita merda mas de tudo o que sai para imprensa vcs acham que ele eh culpado. TUDO!!!! Tentem filtrar um pouco as noticias. Ha 4 anos era gay. Agora pelos vistos ja nao eh.
Sinceramente neste caso mantenho a minha opiniao, sem certezas obviamente. Parece-me muito, mas muito rebuscado ele forcar o despedimento de alguem antes das eleicoes so para se poder vitimizar. Ate acho ridiculo... Acho que tem muito mais logica o fecho do jornal devido a saida do Moniz. Mas ok, cada um tem a sua opiniao.

jm disse...

Eu não disse que era para vitimizar, disse que era para silenciar e o que é facto é que silenciou. Contra factos não há argumentos...Mas já agora aconselho a ver os debates entre líderes dos partidos que têm sido transmitidos quase diariamente. Sabendo de antemão que o sócrates é o melhor orador de todos e consegue frequentemente sair a ganhar de forma clara destes debates não deixa de ser curioso que tenha perdido o debate para o portas e agora para o louçã segundo todos os comentadores políticos. De facto são já tantas as coisas que os adversários políticos têm para lhe atirar à cara que não tem sido fácil para ele safar-se com a retórica demagógica.

Amil disse...

Sami, não era bem isso que eu queria dizer "Parece-me muito, mas muito rebuscado ele forcar o despedimento de alguem antes das eleicoes so para se poder vitimizar."

Uma coisa ele consegue de imediato, calar quem o põe em cheque, certo? Se passasse despercebido e não houvesse muito alarido, não precisa de se vitimizar, se o estrondo for muito, então sim valerá a pena uma choradelazita, como aconteceu varias vezes no passado lembradas pelo Meireles.
Não acho que tenha pressionado o fim do jornal com o principal objectivo de se poder vitimizar. Acho que a pressão dele sobre a TVI se prende com motivos puramente de "rabos de palha", ou "telhados de vidro".