domingo, 27 de setembro de 2009

Portugal, que futuro?

23 comentários:

Nuno disse...

Basicamente foi o PSD que perdeu as eleiçoes. Se tivesse posto ma figura mais... "aliciante" os resultados teriam sido melhores o que nao era dificil com o descontentamento geral em relaçao ao Sócrates.

Absurda é a subida estrondosa do BE!!

TheBlueBeast disse...

Não acho assim tão estrondosa a subida do BE...aliás nem serviria para fazer coligação, mas eles tambem nunca quereriam uma coligação...
Concordo que o PSD com outra cara, ganhava facilmente estas eleições...
Nunca pensei dizer isto, mas ainda bem que o CDS ficou em 3º! Assim a Extrema Esquerda fica mais quietinha...

Se o novo lider do PSD nao aceitar um governo de bloco central e se o Paulinho das Feira mantiver a postura de não coligação, daqui a 2 anos teremos novas legislativas!
Papel importante terá agora Cavaco Silva...

Amil disse...

De reparar que o eleitorado clandestino falhou no vencedor mas acertou na ordem dos restantes candidatos, o que não era fácil tendo em conta todas as sondagens que apareceram até então.

O grande derrotado é o PSD e o grande vencedor é o PP, disso não tenho dúvidas.
O BE é para mim o espelho do Portugal sub-desenvolvido, inculto e ávido de sangue. No fundo o BE está para a politica como a TVI está para a comunicação social.

O PS sobreviveu por mérito próprio. Na hora da verdade ninguém dentro do partido abre a boca para criticar ou opor-se a nada. Veja-se o Manuel Alegre que andou 4 anos a fazer a vida negra ao Sócrates e agora... silencio. E veja-se o Menezes que andou a fazer a vida negra a MFL e não perdeu uma oportunidade durante a campanha para a deitar abaixo.

Acho que isto é que deu a vitória ao PS. E não esquecer que os últimos dias da MFL foram desastrosos comparados com os do Sócrates. Até o Figo... que desilusão.

Anti-faxo disse...

Até o Figo tem olhinhos para ver que Socrates neste momento é o mais certo. Pode não ser o ideal, mas dos 5 palermas era o melhor.

jm disse...

Foi bastante simples o que aconteceu nestas eleições. O ps tinha a vantagem clara de estar no poder o que lhe permitiu gastar incomparavelmente mais em propaganda do que os demais. Mas isso não explica tudo! Com 10% de desemprego (se não estou em erro um dos maiores valores desde o 25 de abril), com contestação enorme de classes profissionais em peso (professores, juizes, polícia,...), com escândalos como o freeport, a tvi, a compra de apartamentos pela mãe com valores de escritura ridiculos e tantos outros o psd tinha quase a "obrigação" de capitalizar esse descontentamento e ganhar as eleições com alguma facilidade. Isso acabou por não acontecer, apesar do ps ter levado um rombo de mais de 20 deputados, porque este psd está uma lástima! 3 presidentes em 4 anos, uma guerrilha interna surda com várias personagens a quererem chegar ao "trono" e tudo fazendo para minar a direcção que lá está, uma candidata que, não obstante a sua competência, é um anti-climax em termos de carisma, um discurso pessimista e pouco objectivo, enfim, o psd fez quase tudo o que era possível para perder a eleição e pode mesmo dizer-se que conseguiu perder... Chega a ser incrível o resultado do psd nestas circunstâncias de contestação e após ter ganho as europeias, mau demais para ser verdade.
Outro grande perdedor da noite foi a cdu. Apesar do discurso de ter aumentado a votação o que é certo éd que se transformou na 5ª força política e em condições favoráveis, como nunca tinha tido, de ir buscar os votos dos desempregados e de muitos que estão na pobreza acabando por perder o combate para o bloco. Prevejo votações vergonhosas daqui para a frente principalmente se regressar o clima de prosperidade económica que todos desejámos. O bloco subiu imenso, como aliás se previa, conseguindo ir buscar muitos votos dos professores (tradicionalmente ps mas que se revoltaram contra este governo e se recusaram a votar cdu) e de muitos jovens que não se identificam com a obsoleta cdu. Um discurso radical que rendeu frutos mas que ficou aquém do que se esperava, principalmente após o discurso do louçã após as primeiras previsões. De notar igualmente a falta de cultura democrática deste partido que nem sequer endereçou os cumprimentos aos vencedores e que transmitiu uma imagem que parecia quase como vencedor das eleições.

jm disse...

De qq forma foi uma subida apreciável mas a meu ver o ciclo de crescimento do bloco termina nesta eleição após terem vindo a lume algumas das ideias defendidas no seu programa eleitoral que fizeram muitos "voltar atrás" o que só não comprometeu a subida pq realmente existe neste momento muito descontentamento social no País o que lhes é obviamente favorável. Neste sentido acho que foram uns dos vencedores da noite apesar do amargo de boca por terem ficado aquém do que previam todas as sondagens e ao serem ultrapassados pelo cds. E por falar em cds, parece-me a mim que estes sim foram os grandes vencedores da noite eleitoral. Com uma subida meteórica de uma direita conservadora que se começa a instalar em Portugal por receio do crescimento dos últimos anos da esquerda radical. Com um discurso corajoso e claro, paulo portas (que nem aprecio particularmente) ganhou todos os debates na tv, teve coragem de dizer que ia acabar com scuts e uma série de subsídios e muitos recompensaram essa ousadia. O pp consegui eleger deputados em praticamente todos os distritos, inclusivamente na madeira, e aumentou imenso a sua votação nos grandes centros urbanos por intermédio daqueles que daqui a pouco já nem à rua podem sair devido à insegurança e à quantidade de indigentes que começa a surgir neste País. Está neste momento numa posição estratégica que lhe permite ser o "2º poder" pois só com eles o ps pode formar um governo de maioria pois a cdu e o bloco não se entendem e individualmente não chegam para isso, sendo certo que o bloco central há muito foi afastado por ambas as partes. Importante papel cabe agora ao presidente e vamos ver como se vai desenvolver toda a série de negociações que se seguirão mas fazendo coro com um Ilustre se o ps vai tentar negociar acordo a acordo no parlamento e não se coliga com o cds vai cair daqui a menos de 2 anos.
Esperemos para ver...

Coincidências disse...

Coincidência os submarinos virem ao de cima no dia seguinte às eleições.

Coincidência o Cavaco enterrar-se, atira areia aos olhos do POBão no pós eleições. Sinceramente o gajo tá velho...

Leonor Pinhão disse...

Relativamente aos submarinos esperava que alguém com um pouco de imparcialidade coloca-se uma crónica sobre a tema. Mas parece que me enganei, se a notícia fosse "Socrates caiu ao andar de patins em linha" teria mais interesse, agora com é sobre alguém que cometeu ilegalidades relativa à compra de submarinos!

jm disse...

Submarinos? Não ouvi falar de nada, ouvi sim dizer que foi feita mais uma busca ilegal e a lembrar a pide num escritório de advogados. Pois para quem não sabe a polícia não pode fazer o que fez ontem. Só pode ser ordenada uma busca em escritório de advogados quando sobre o próprio advogado caem fundadas e importantes suspeitas de prática de crime mas como na pj pensam que são cowbois lá ordenaram uma busca para o show off que mais para a frente vai ser considerada ilegal pelo Tribunal. Como diz o marinho pinto, mais uma tentativa de alguns obterem protagonismo e autenticamente terrorismo judiciário, digno de um país de 3º mundo mas o que o pobão gosta é disto, enfim. O que parece é que o cds começa a assustar muita gente e quiçã com receio dos resultados autárquicos começou a tentativa de descredibilizar os seus dirigentes a todo o custo, normal nesta espécie de ditadura soft e dissimulada.
Importante foi o discurso do cavaco. E quanto a isso já ouvi os comentários mais díspares, quer num sentido quer noutro. Na minha opinião pessoal o presidente fez uma jogada política: tem eleições daqui a 2 anos, prevê que o ps se enterre fortemente e sofra uma enorme contestação e assim mete a eleição no bolso incompatibilizando-se com os socialistas. É só a minha opinião mas uma coisa é certa e já ninguém tem dúvidas, o cavaco detesta o sócrates e já nem disfarça. A propósito alguém sabe qual foi o déficit anunciado para Portugal? Parece que é um dos valores mais altos de sempre...

Sá Rocha disse...

JM Nao foi a PJ. Foi o ministerio publico, com um juiz e a GNR. Parece que nao ha confianca na PJ!!! O que eh muito grave mas he outra historia.

Mas acho piada que quando saiem noticias do Socrates ele eh culpado a partida. Agora do CDS, quando sempre se falou do absurdo desta compra, e ja eh a PIDE em accao e porque incomodam e mais nao sei o que!?!?!? principalmente quando isto ocorre um DIA depois das eleicoes. Ainda mais ridiculo!!

Cavaco, tantas contradicoes!! Ridiculo o que diz para alguem que analise os factos com cuidado. Enterrou-se...
Ele mostrou que ta em conflito e que quis prejudicar o governo com os tais boatos. Sinceramente desiludiu-me muito. Ja o disse, nunca gostei das politicas dele mas pensei que fosse alguem com principios, pelos vistos nem isso e levou as diferencas com o PS para o lado pessoal e pior... Que va embora. SE tiver em PT voto contra ele.

Pos eleicoes veio a verdade ao de cima. Apesar parece que o PS nao era tanto opressor e os outros nao eram tao bonzinhos.

TheBluebeast disse...

a cena do Cavaco no pré-eleiçoes só beneficiou o PS...não percebo porque dizes o contrário...

mas nao gostei dele ontem!

jm disse...

Caro Sami, o ministério público é a cúpula da pj. A pj investiga e passa os dados ao mp para eles prosseguirem a investigação e claro que foram com um juiz pois é obrigatório por lei, entrar nun escritório de advogados é quase impossível pois não é a casa de um qq cidadão. Aliás ambos os escritórios pediram a selagem dos documentos impedindo os investigadores de os verem e agora vão ser analisados pelo próprio presidente da relação de lisboa para que este decida se a o conteúdo dos documentos serve ou não o fim da investigação. O presidente da relação está vinculado ao dever de silêncio e é mais uma prerrogativa dos advogados pois bom seria q a policia começasse a entrar em escritórios de advogados para incriminar os seus clientes, isso não acontece num estado de Direito.

Quem é que falou no absurdo da compra? A esquerda? A mesma esquerda que quer que fiquemos completamente desarmados e que um dia destes até a madeira nos possa conquistar? A verdade é que esse movimento de desarmamento que correu a europa voltou atrás e muitos já defendem a criação de um exército único europeu. E a este propósito, já que se louva tanto Espanha neste blog convém referir q a espanha gastou milhões em sistemas de vigilância para impedir a imigração ilegal. Podemos concordar ou discordar com a compra dos submarinos mas uma país como ao nosso sujeito à imigração ilegal em massa (principalmente pq itália e espanha estão cada vez mais duros com essa imigração) tem que ter meios de defesa da costa e controlo da imigração. O portas nessa altura não comprou apenas submarinos mas igualmente lanchas rápidas para isso mesmo...

Quanto ao cavaco também acho piada, depois de presidentes a deitarem governos abaixo descontraidamente e dos tempos do soares que tentou deitar o cavaco abaixo de todas as formas e feitios esta indignação para com o presidente chega a ser surreal, principalmente vindo dos sectores políticos de onde vem.

Essa última frase está demais, demonstra um certo alheamento do que aqui se passa mas prevejo um pântano daqui a uns tempos e depois vai ser ver os tugas a chorarem como no tempo do guterres, nada que não mereçam diga-se de passagem...

Sá Rocha disse...

Mais uma vez, alhos, bugalhos!!

Nao falei de comprar ou nao o submarino (mas se me perguntares nao vejo grande logica... acho melhor comprar as tais lanchas que falaste). Falei dos valores envolvidos que quase que davam para pagar o TGV. Agora ja se fala em cancelar o contrato (que envolvia outros servicos) e PT na pior das hipoteses pode perder quase um biliao (meio TGV), na melhor perde 300 milhoes. Coisa pouca!!

Cavaco, voltas a comparar o imcomparavel. Diz que nao se intrometeu?!?!? Ridiculo!!! Deixou que o pais pensasse durante MESES que o PS andava a fazer escutas ao Gabinete do PR. Uma semana antes despede o gajo que transmitiu a informacao. Desfazendo a campanha do PSD!! Depois diz que o gajo nao fez nada de mal. Entao porque eh que foi depedido?????!? Ridiculo... E depois diz que o PS andou a colar o PSD ao Presidente!?!?! O Gajo deixou uma duvida incrivelmente grave no ar, durante meses, e depois acusa os outros de o colarem ao partido da oposicao. Uma duvida deste genero nao pode ficar no ar. TEM que ser investigada!!! E nao tratada como mais uma intriga de politica ou um diz que disse. Eh ridiculo o comportamento dele neste assunto e nunca o tratou como um assunto de estado. O que realmente eh!!

Entao agora porque o Sampaio, (a pedido do PSD e o pp Santana Lopes disse que se iria demitir) demitiu o governo os outros presidentes ja podem fazer o que quiserem!! Ridiculo Meireles!!

Alheamento do que aqui se passa tb eh genial!!
Socrates saiem noticias que eh culpado entao eh porque eh culpado.
Portas saiem noticias que eh culpado entao eh porque eh uma cambala contra o gajo (feito por elementos da Pide colados ao PS). Gajo que que so tirou 60 mil fotocopias antes de sair do governo. Em alguns paises eh traicao.... ja aqui...

Sao todos uns santinhos!! Ridiculo!!

jm disse...

ok, esperemos para ver, os resultados falarão por si. E a propósito não tenho acesso a esses números de que falas mas tudo bem. Quanto ao presidente não me lembro de alguma vez ter referido a palavra escutas mas sim os jornalistas mas espero uma citação dele a falar nisso...

Quanto ao sampaio a crítica até era mais para o soares que tentou fazer cair o governo deliberadamente muitas vezes mas não me recordo do psd e do pp "pedirem" ao presidente para actuar assim.

Quanto à gravidade das notícias vindas a lume só queria dizer uma coisa: de certos em certos anos aparece a notícia dos submarinos colados ao portas, já aconteceu várias vezes no passado, nada se provou e agora voltam à carga. Já o sócrates nem é preciso, ouve uma altura que era todos os dias uma escandaleira diferente.E eu não disse que eram elementos da pide ligados ao ps, o que eu disse é que estas buscas a escritórios de advogados, que têm sido com uma frequência nunca vista, parecem os tempos da pide, não é certamente a mesma coisa que aí afirmas...

Mas como digo, esperemos 2 anos e veremos como isto está, a propósito e o déficit afinal como anda?

Sam disse...

O Cavaco não diz nada mas não precisa... Saem notícias nos jornais a insinuarem que o Presidente e a sua casa civil acham que estão a ser espiados por membros do PS. Toda a oposição cai em cima do governo por causa das mesmas notícias. E a postura do presidente? cala-se!! Ridículo, tem que tomar uma posição num assunto tão grave. Ou seja exigir uma investigação ou desmentir as afirmações.

Meireles essa do défice tb tem muito que se lhe diga. Percebes mais de direito mas percebo mais de finanças e economia. Todo o mundo sentiu esta crise especialmente a Europa, claro que os governos têm que gastar mais para a poder controlar. É o que vai acontecer em todos os países Europeus! O problema não é gastares muito agora, o problema foi não teres poupado no passado. Agora se o défice for muito superior ao dos restantes países europeus... aí é outra história. Temos que esperar para ver mas já se fala que o Francês anda pelos 8%. O nosso não andará muito longe...

Não falei do PP (partido) foi do pp (próprio) Santana. Ele assumiu que estava a pensar demitir-se... Por isso a demissão do PR não foi tão descabida assim. Em relação ao Soares estou surpreso por saberes disso. Eu sinceramente não me lembro.

VOLTO a repetir... são todos uma merda!!!

Amil disse...

Sami, desculpa lá. E se o Cavaco tivesse dito o que disse antes das eleições? Vinhas dizer que ele tava a prejudicar o governo e a influenciar resultados. Desculpa mas não consigo mesmo concordar, nem tão pouco perceber qual foi a desvantagem para o governo ele ter estado calado. Essa visão não me encaixa mesmo.
Quando ele diz "foram ultrapassados os limites do tolerável e da decência", isso antes de eleições era o quê?
Confesso que também já me estava a enervar o facto de nunca mais dizer nada, no entanto, agora acho que o que ele conseguiu foi mesmo ter um papel de isenção, de resto como se lhe exige. Quem ganhou com isto? Claramente o governo que não cai para já!

jm disse...

Mais importante do que os argumentos que andamos a esgrimir, as escutas e tudo o mais não são nem de perto nem de longe a parte importante desta intervenção do presidente. Isto foi uma declaração política, muito forte por sinal, do presidente mostrando que não confia neste pm e que não estamos no rumo correcto, na perspectiva dele claro está. Isso sim é que é verdadeiramente importante e quanto à crise mundial até me atrevo a dizer que foi a maior benção para o ps pois assim desviou a atenção da borrada que tem sido feita por aqui, fala-se inclusivamente que o nosso déficit pode estar acima dos 10% mas aí concedo que não serei a pessoa mais indicada para comentar nem a veracidade nem a razoabilidade dessas afirmações que começam a surgir nos jornais.

E atenção, essas suspeitas que dizes terem sido lançadas pelo presidente ou pela sua casa civil não foram o 1º episódio desta polémica mas a resposta aos dirigentes socialistas que exigiram uma tomada pública de posição por alegadamente pessoas da casa civil da presidência (que como disse o cavaco em presidências anteriores fizeram o mesmo) andarem a ajudar o psd na campanha. O presidente veio dizer que era mentira, o ps não provou o contrário até agora o que nos leva a crer que efectivamente houve uma tentativa de desviar atenções do miserável estado em que o País se encontra para uma campanha de casos, escutas e coisas que tal, com claro beneficio para o ps.

Sá Rocha disse...

LOOOOOOOOLL

Vcs...

Primeiro o Presidente deveria ter clarificado isto antes da campanha. Prejudicou a imagem do Governo durante imenso tempo. A questao das escutas anda no ar ha muito tempo. Claro que nao seria antes das eleicoes. Mas depois despede-me o assessor para a comunicacao (para se proteger) antes das eleicoes prejudicando agora o PSD. Que ja referi acima se lerem bem os meus textos. O que ele nao pode eh deixar uma suspeita destas no ar durante meses. Claro que uma suspeita deste genero foi usado como arma politica pela oposicao. Acontecendo isto e volto a repetir ele tem que agir em conformidade!!

Se o PR confia ou nao no governo nao interessa para nada porque demonstrou que eh um conflito pessoal. Ah e tal tou chateado, e eh a minha interpretacao dos factos.... Bahhhh

jm disse...

Mas deveria porquê? Ora esta, já agora o presidente anda a reboque de qualquer um que lhe exige uma tomada de posição, anda tudo maluco!

E sim, isto só beneficiou o ps pois a campanha não passou de um chorrilho de casos e de acusações, não se discutindo nada do que fosse verdadeiramente importante.
E isso concerteza não foi culpa do presidente mas sim de uma comunicação social mediocre que começa por espetar na opinião pública mensagens supostamente privadas (e quebrando flagrantemente o código deontológico da profissão) e depois passa 1 mês a especular e a fazer notícias que não tinham a mínima substância. Se isso é mau para jornalistas nem vale a pena falar dos políticos que entraram no jogo e fizeram uma balbúrdia acerca de não-factos. Não me parece que possam ser assacadas grandes responsabilidades ao presidente que se manteve calado como deveria, na minha opinião claro.

De qq forma já nem sei se o povo, mesmo esclarecido acerca de temáticas que não foram abordadas na campanha, não teria votado assim na mesma, com a quantidade de subsídios que há para aí muitos ficaram com medo que acabasse a boa vida e votaram na continuação. Como diz um Ilustre de um blogue amigo: "o povo só serve mesmo para fazer monte..." :)

Mais, essa do presidente não confiar no governo nem sequer é uma leitura minha mas sim a posição de alguns dos mais iminentes comentadores políticos da nossa praça (esperemos para ver os que dizem os pesos-pesados vitorino e marcelo no seu próximo programa) que eu me limitei a reproduzir por lhes reconhecer mais sabedoria política do que a que eu possuo.

Sá Rocha disse...

LOOOOL Meireles, GRande LOOL

Entao o Governo esta sobre acusacao feroz da oposicao que andou a espiar o Presidente da Republica. Ataques durante meses e este nao fez nada? tem que se manter calado??? Grande LOOOOL E depois o proprio cavaco diz que nao acha nada de mal que alguem emita uma opiniao??? Um assessor dele diz que acha que esta a ser espiado pelo governo e isto nao tem nada de mal?!?!?? Ridiculo e para pobao engolir!!!

E nem falo da hipotese mais provavel neste caso. Que eh o proprio cavaco ter dito ao seu assessor para fazer a noticia sair pela imprensa!! Um assessor que esta com ele ha 20 anos e agora ia lembrar-se de fazer algo deste genero sem o consentimento do Cavaco?? Nao tou a ver, sinceramente. Ainda mais se nao me engano o assessor nao foi despedido, mudou de posicao dentro do gabinete do PR o que mostra que o cavaco nao perdeu confianca nele e que da azo a hipotese acima.

jm disse...

O debate entre o marcelo e o vitorino de ontem acerca disto foi bastante interessante, pese embora a diferença de opiniões em alguns pontos. Se conseguires vê via you tube ou algo do género caro Sami...

Não sabia que o tal e-mail tinha 17 meses!!!!!

TheBlueBeast disse...

agora parece que duplicaram as tentativas de penetração no sistema informatico da casa presidencial...lol...

Nuno disse...

Claro!! Agora todos os hackers querem por o sistema presidencial à prova!! É o grande desafio deles...