terça-feira, 2 de março de 2010

Uma nova modalidade...


O génio criativo do nosso país ofereceu um novo desporto à Europa e ao mundo: o “tunebol”. Explico. Quando as duas equipas de futebol se encontram nos túneis que ligam os balneários ao relvado, após provocações de figuras contratadas para o efeito, inicia-se uma cena de pancada entre os jogadores.

O vencedor será aquele que não reagir e que, portanto, mais pontapés e murros levar. Convém lembrar que o "tunebol" está limitado aos clubes que lutam pelo título nacional. Ou seja, quem chegar a Dezembro/Janeiro em condições de ser campeão, participa no "mini-torneio" de "tunebol", para se clarificarem posições para a segunda metade da época. O campeão do "tunebol" ficará numa óptima situação para ganhar a liga.

De acordo com o seu estatuto de clube com mais títulos em Portugal, este ano o campeão do "tunebol" foi o Benfica. E não julguem que foi fácil. Exigiu muito trabalho e uma fina psicologia por parte de Jorge Jesus. Foi necessário repetir vezes sem conta, desde o início da época, aos seus jogadores: "se levarem um murro, dão a outra face para levarem um estalo". Imaginam o que deverá ter custado aos seus jogadores ouvirem, "se o Sapunaru te der um pontapé, vira a outra nádega para o Hulk te dar outro"; ou "se o Mossoró te der um estalo, dás a outra face para o Vandinho te dar um murro". E resultou.

Os jogadores do Benfica tornaram-se um exemplo de boa educação, de auto-controlo e de pacifismo. São já um exemplo para toda a Europa. Houve mesmo um jornal inglês que afirmou: a "Inglaterra deu o ‘greenpeace' ao mundo; e o Benfica deu o ‘redpeace'". Contaram-me que nas paredes do balneário, há cartazes do Dalai Lama por todo o lado. O presidente do Benfica estará a pensar convidá-lo para assistir ao jogo do título, para o apresentar como a grande inspiração da "nação pacifista". Já há mesmo quem diga que a única maneira do Sá Pinto e do Bruno Alves se emendarem é através de um estágio na Luz.

Mas o "tunebol" não se fica pelos provocadores e pelos jogadores; exige igualmente membros na Liga de Futebol com "olho de falcão", como se costuma dizer no nosso país. Pensam que é fácil olhar, através de gravações, para um molho de dez jogadores e vinte braços e perceber que foi o Hulk ou o Vandinho os únicos a agredirem. Experimentem ver as imagens e vejam se é fácil. Por fim, não há datas para terminar o mini-campeonato do "tunebol". Se um dos olhos de falcão voltar às imagens daqui a três meses e perceber que afinal o Helton, ou o Hugo Viana também agrediram, far-se-á então justiça. Nunca é tarde para punir quem bate. "Glorioso, glorioso, nos túneis és poderoso"; eis o novo grito das claques benfiquistas.

In Economico.sapo.pt por João Marques de Almeida, Professor universitário

12 comentários:

Amil disse...

Nox, tu desculpa-me estar a comentar aqui outro assunto, mas a última hipótese da Consulta Clandestina partiu-me todo.
LooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooL
LINDO!

jm disse...

lllllllloooooooolllllll, anda para aí uma azia no dragão que nem te conto. Tal como os portistas se congratularam com a injustiça do processo no TAS e gozaram forte e feio com os Vitorianos é a vez dos branquinhos se rirem às bandeiras despregadas com o colapso portista este ano. Quem não se sente não é filho de boa gente e quem com ferros mata, com ferros morre são dois provérbios populares com total aplicação ao caso vertente. É a loucura!!

O revoltado disse...

Iuran! Essa tua costela vermelha deve estar aos saltos!!!

Já te estou a ver a celebrar o título...

o anti-lampião, há muito curado de uma defeciência mental infantil disse...

Que raio de argumentação, quando não se tem mais nada para pegar retrocede-se no tempo mais de uma década para mandar farpas que nem sequer atingem o destinatário, tss, tss.
E andei eu a torcer pelo fcp para mantermos o 4º lugar, não servem mesmo para nadinha :)

charles bronson aka o vigilante disse...

Bonito... era o "tunebol" no tempo do guarda abel.... e das gabardines com metrelhadoras...
Isso sim, era "tunebol"!!

Mota disse...

Ó Meira tenho realmente pena de não teres feito uma coligação com o Pimenta para o cargo maior do futebol do Vitoria. Os dois juntos, numa sintonia perfeita, iria elevar o vitoria a outros horizontes.
VIVA O MEIRA VIVA O PIMENTA VIVA A COLIGAÇÃO MEIRENTA!!!!!!!!!!1

Nox a mandar farpas disse...

lllllllloooooolllllllll
Coligação Meirenta!!! Muito bom mesmo!!

Mas uma coisa é certa Meireles: ainda não vi um único comentário teu a condenar o Benfica! Um único! Sempre vens com as "tretas" do FCP do passado mas nunca falaste mal do Benfica directamente. Por isso presumo que deve doer falar mal do Benfica ou condená-lo...

Saviola disse...

Ma que passa muchacho!!!!! Meireles és del Benfica?!!!! A mi hermano de sangue, tu, yo e Rocha somos el tridente infernal.....eh viva el benfica lálálálálálá benfica del meireles!!

jm disse...

Mas anda tudo a ácidos ou quê?!!??!? Este ano tem sido o que mais me tem custado pois tenho que torcer por fcp e slb para o raio dos marrocas não serem campeões! E além disso deixa-me que te elenque a minha lista de ódios de estimação (por prioridade): braga/slb/fcp/boavista/sporting. Como vês, e sem qualquer demagogia, até detesto mais os lampiões do que os tripeiros (apesar do TAS) e não é verdade que não tenha mandado farpas ao benfas mas como não há nenhum no blog tem mais piada mandar aos tripas.
E mais, é inacreditável como é que se vem levantar a suspeita acerca do meu absoluto Vitorianismo com uma camisola do iuran quando tinha para aí 10 anos! Porra Nuninho, deves achar que não me sairam do bolso os (milhares?) de euros para andar atrás do VSC feito tolinho!!!
Fiquei ofendido com esta merda...
Tenho dito!

Nuno disse...

Fiquei bastante afectado com a humilhação dos 3-0 no passado domingo e por isso estava sensível :) Tinha que deitar-te abaixo de uma maneira poderosa e... não poderás apagar o teu passado :)
Mas também tenho de admitir que muito prezo o teu bom gosto em teres mudado de clube. E confirmo os milhares gastos com o VSC por isso admito que és um verdadeiro Vitoriano (no entanto a farpa sempre estará pronta para os momentos mais sensíveis :p)

Abraço!

JM disse...

Ainda me vou vingar desta... ;)

o provedor clandestino disse...

Ide lavar a roupa suja pró tanque....

Ou precisais de um quarto de motel?!!