domingo, 5 de setembro de 2010

Estado da nação



Que radiografia tira ao actual Estado da Nação?
“Eu acredito no que diz o professor Medina Carreira, que o país está a caminhar para a bancarrota, para a falência. E que os investimentos que estamos a fazer não aumentam a competitividade de Portugal a nível internacional, só aumentam a nossa dívida externa em vez de aumentarem a nossa ...capacidade competitiva. Isto tem que ser alterado. Por outro lado, não percebo porque é que há tanto entusiasmo com uma possível união com Espanha, quando podemos ter uma ligação mais íntima com os países do Arco do Atlântico, a Bélgica, a Holanda, a Suécia, países com uma dimensão próxima da nossa e com os quais seria mais fácil uma cooperação próxima. Isto embora eu considere que uma colaboração com Espanha em certos aspectos seja indispensável sobretudo no campo da agricultura."
Jornal 24horas de 03-10-2009

18 comentários:

Amil disse...

silencio...

DUXXI disse...

O homem fala bem... Mas, terá ele os meios que os actuais governantes não têm?!

Ou este homem, é um iluminado?!!

Amil disse...

A diferença esta precisamente nos meios que não tem...

DUXXI disse...

Uma aliança entre as monarquias europeias?!!

Poderá ser um ponto....

(estas palestras e propagandas está a surgir efeito Amil!!)

Amil disse...

Qual efeito?

Não se trata apenas de monarquias europeias, trata-se igualmente de países com uma população de dimensão semelhante.

Já não é mau se pelo menos as pessoas pensarem sobre o assunto. PELO MENOS PENSAREM!!
Coisa que o nosso amigo utensílio de cozinha baniu por completo por várias gerações. O acto de pensar sobre o regime representativo.
Uma bom economista mas uma besta no fundo!

Mais uma vez, sugiro alguma leitura, ainda que só na net, e de vez em quando pensar no tema sem medo do que se esta a pensar... não vai aparecer nenhum bicho papão, de certeza!

DUXXI disse...

Efeito nas mentalidades clandestinas... Tal como a minha!!

Aquela palestra em frente ao El Rock, sobre as verdadeiras cores da bandeira, etc e tal... Começam a ter resultados numa altura em que a actual classe politica entra em total descrédito!

E quando, comparando com uma familia real, um governo gasta mais dinheiro ao país. É alimentar novas familias todos os mandatos, em comparação em alimentar uma familia de geração em geração.

Sá Rocha disse...

Amil... vou-te fazer o favor e contra argumentar. Só desta vez.... :P
Mas tb vou ser bastante directo. Não me parece que a monarquia seja a solução para os problemas do país. E os salários dos presidentes motivo de discussão. Ao contrário da maioria acho que os políticos ganham muito pouco!! Qq gerente de banco ou empresário que manda em meia dúzia de pessoas ganha 10 xs mais que um político que é chefe ou influencia o destino de milhões. O que quer dizer que se tiveres capacidade e quiseres enriquecer não vais para a política, a não ser que queiras ser corrupto...

A nossa realeza, tirando o grande Afonso e um ou outro Rei, sempre foi nivelada por baixo. Reflexo da nossa sociedade, do chico espertismo, etc. Aliás não é por coincidência que desde o infante D. Henrique a personagem mais conhecida do reino fosse um Secretário de Estado... O Marquês de Pombal. Isto é... não foi um Rei.

Eu prefiro escolher os políticos, mesmo sendo idiotas, do que ter que aturar qq pessoa só porque é filho de A ou B. Pelo menos os políticos podemos expulsar quando queremos e não ficam lá mais que 10 anos. A esses podes ter que aturar uma vida...

Amil a defender o aumento dos ordenados dos membros do governo e dos deputados com assento a assembleia disse...

Não esta fácil...!

Repito: "Mais uma vez, sugiro alguma leitura, ainda que só na net".

Eu defendo uma Monarquia CONSTITUCIONAL. Defendo um governo escolhido pelo povo, legitimamente eleito com deputados eleitos, com ordenados etc etc etc.
Defendo também aumento dos ordenados a todos os membros do governo e todos os deputados com assento no parlamento Português.

Não defendo um "chefe de estado" que chegou lá, não por direito histórico e muitas vezes nem sequer por direito adquirido, mas sim por "direito atribuído". Quero dizer, quando um partido escolhe uma cara para ser candidato a representante dos Portugueses.

Não vamos misturar as coisas, Sami...
Ora vê lá alguns factos no vídeo.

Isto em vésperas de festejarmos um assassinato começa sempre a aquecer.

TheBlueBeast, anti monarquias / contos de fadas disse...

o papel do Chefe de Estado ou dum Rei é a mesma treta... apenas servem para segurar um pouco o governo e representar o país...so isto!

no entanto, acho que o ordenado dos governantes de topo deveria aumentar, para passarmos a ter gente mais credivel (ou mais inteligente)no topo da hierarquia!

Amil disse...

*errata:
A 5 de Outubro não se festeja um assassinato, mas sim a principal consequência de um assassinato que se deu dois anos antes.
Que vai dar quase ao mesmo tendo em conta a consequência que daí adveio.

Quanto a "treta" e aos fairy tails, é um belo exemplo do estado da nação. Descrédito total e ausência do sentimento de representatividade.

Sá Rocha disse...

Amil... Sentimento de representatividade.... Achas que alguem em Inglaterra se reve no Pincipe Carlos? Ou na Rainha de Inglaterra? Eles existem para vender revistas cor de rosa.
Em Espanha o Juan Carlos eh famoso por ser um mulherengo de primeira. Na Noruega o principe casou-se com uma gaja que so faz escandalos... Monaco nem vale a pena referir... E continua a lista. Hoje em dia o Rei tem ainda menos poder que um Presidente da Republica.

Podes defender a monarquia. Cada um defende e acredita no que quer... agora dizer que monarquia iria mudar alguma coisa em Portugal... Muito rebuscado. muito mesmo... tivemos 800 anos de Monarquia e nao foi por isso que nos tornamos um pais desenvolvido. Alias deveu-se ao exagerado poder nacional da monarquia um dos motivos do nosso subdesenvolvimento.

Porque he que a monarquia acabou? Ja te perguntas-te isso? Basicamente uma das piores coisas que fizemos historicamente foi a alianca com Inglaterra. Foi uma das ancoras do nosso subdesenvolvimento. E isso deveu-se ah Monarquia. Aos Reis e as suas fragilidades. O mapa cor de rosa foi um dos pontos baixos da nossa historia. E uma das alturas em que o patriotismo e o sentimento de ser portugues chegou mais baixo.

Pacheco Pereira (a agitar ligeiramente o pulso, gestuando um V com os dedos) disse...

Marcelo!! Marcelo!! Marcelo!!

Amil disse...

Sami, achas que em Portugal alguém se revê no Cavaco? O argumento é igualmente valido, ele existe para vender Jornais e serve também de corta-fitas. Quanto a escândalos das famílias reais, que os há, eu prefiro muito mais um escândalo do Rei que tem amantes e filhos de amantes e que se faça disso um escândalo do que um presidente da República que demite um governo, sem mais nem quê e isso não é um escândalo. Isso é que me preocupa… Mas eu até compreendo, é um tique tipicamente tuga querer saber mais da vida do vizinho do que se o país esta em banco rota e corrompido até ao tutano. É a tal mentalidade que os regimes representativos (Monarquia e Republica) tem poder para “moldar/orientar/exemplificar”. Neste momento estamos com a mentalidade que os últimos 100 anos nos deixaram. Cada um por si, quem mais rouba sai-se melhor, justiça habilidosa (assim de repente lembrei-me da casa pia), corrupção em todos os sectores de actividade……….

Dou-te alguma razão no teu segundo ponto, no entanto não se pode olhar para 800 anos de história e resumi-los ao último Reinado. Ou achas que os próximos 800 anos se podem resumir a estas décadas de socialismo e corrupção. Eu espero bem que não! De facto, o último reinado, o de D. Carlos, foi muito mau mesmo! Um exagero de despesas da própria família como nunca. Digo mesmo que esse reinado serviu de exemplo para o que não se deve fazer ao país e a educação que teve D. Duarte e que esta a ter o filho, D. Afonso é mesmo nesse sentido.

Sim, já me perguntei porque é que a Monarquia acabou. Mas não me digas que foi pelo mapa cor-de-rosa que a Monarquia acabou. Todos os países têm fragilidades e a nossa teve sempre que ver com os nossos aliados, como é óbvio. Sempre fomos um país com um território extensíssimo para as nossas capacidades de guerra, sempre fomos um país com uma população muito pequena comparativamente com os nossos adversários e aliados e isso, como é óbvio tinha que influenciar todas as decisões tomadas. Aliás a aliança com os Ingleses permitiu com a nossa marinha e navios mercantes não fossem atacados pela marinha Inglesa e por piratas (a mando dos Ingleses), graças a essa mesma aliança e assim conseguimos chegar ao Brasil e a Índia e manter as rotas comerciais durante séculos. Nas invasões francesas se não fosse a aliança com os Ingleses, na volta hoje éramos uma ex-colónia “Avec”. Como em tudo na vida há sempre pontos positivos e negativos em todas as tomadas de decisão. Não me digas que o ponto mais baixo do patriotismo foi com o mapa cor-de-rosa! Mais baixo do que haver iniciativas (por mais estúpidas que sejam) no sentido de “devíamos ser Espanhois” não pode haver. Um país querer deixar de ser o que é e renegar a história é o maior absurdo e algo nunca visto! Nisso seríamos sem dúvida pioneiros…

Como dizes, cada um defende e acredita no que quer, pena é que a maioria nem sequer pense sobre o assunto graças a quase um século de “perseguições mentais”. Sabias que quem tivesse alguma coisa referente a família real ou a Monarquia era imediatamente preso, pelos nossos amigos da Pide? Os comunas é que também já se esqueceram, senão não o odiavam tanto!

É um estigma meu caro...

Sá Rocha disse...

Qual estigma Amil....
Ja ninguem pensa na Monarquia!!

E pensar nesta como a salvacao de Portugal parece-me a mim o mesmo que esperar pelo D. Sebastiao numa tarde de nevoeiro! Nao sera o Cavaco ou a Rainha de Inglaterra a mudar a politica de um pais? Achas que trara mais orgulho as populacoes? Com mais orgulho vamos trabalhar mais e ninguem sera corrupto??? Eh esse o plano??

So o Governo e os seus dirigentes eh que podem mudar. Agora se queres lutar pelos direitos de meia duzia de monarquicos que desapareceram ah 100 anos... estas a vontade. So acho eh que a solucao do problema do pais nao esta ai. E energias, tempo, etc gastos em tal parece-me um desperdicio... principalmente num pais com tantos problemas como o nosso.

Nao gosto do cavaco... mas pelo menos ele sai daqui a 5 anos no maximo. Se tiveres um Rei... tens que esperar uma vida. E nao ganha a vida a vender revistas cor de rosa. Ou achas que alguem eh bom naquilo que faz so porque nasceu filho de alguem?!?!? NAO!!
Essas pessoas sao obrigadas a ser dirigentes. Mesmo sem muitas vezes o querer!! Alias mesmo muitas vezes nao querem ser....

E nao critico o ultimo reinado. Critico quase todos!! Comecamos a apostar na industrializacao do pais no seculo xviii, descobre-se ouro no brasil e esquece-se qq processo de industrializacao. Alias por 2as xs aconteceu isso... Porque? Porque os Reis ja tinham ouro para manter os luxos a que estao habituados.

Ingleses.... rota maritima para a India? Nessa altura a Europa estava em guerra e muito pouco interessados no que se passava no Atlantico. Nao foi por proteccao deles que conseguimos a expansao maritima. Alias muitos dos piratas que nos assaltaram nos seculos seguintes eram os chamados corsarios que estavam a soldo dos Ingleses.

Amil disse...

Isto dá pano para muitas mangas, sem dúvida. Mas nem por acaso ora vê lá esta breve sobre um candidato a PR. http://31daarmada.blogs.sapo.pt/4418537.html

Claro que ninguém pensa na Monarquia Sami. Depois de 100 anos a levar com palas como os cavalos o povo fica limitado, ou melhor fica encarreirado...

Já agora, não falaste nada sobre o poder de influencia dos partidos sobre os PR e vice versa, sendo que os PR deitam abaixo governo a seu belo prazer (jeito). Desculpa mas não percebi, "E não ganha a vida a vender revistas cor de rosa." Comissões é? não percebi...

Já agora, os partidos tal como os clubes de futebol "têm" todos (no futebol não) um jornal a sua mercê. Com isso, todo o poder de influenciar ou apenas enfatizar a seu belo prazer (repara na capa da bola no post do Blue), e o Rei???
O Rei não precisa de se promover, não precisa de capas de jornais com noticias bombásticas, aliás quando estas surgem nunca são pela positiva, como é evidente...

Um Rei é a prova viva da existência dos países e da sua história e não querer um Rei é renegar tudo o que esta para trás, sendo que o passado é a construção do futuro. É renegar, Reis, Exploradores, Escritores, Cientistas, Médicos, Poetas, Arquitectos, Militares, é renegar língua e escrita, é renegar a cultura do povo.

Sim Sami é um estigma...

Sá Rocha disse...

Pah...

Cada um acredita no que quiser. Mas tu acreditas em muito.

Entao estas a dizer que nos paises que ultrapassaram a monarquia as pessoas renegam Exploradores, Escritores, etc.

Eh isso que dizes?

Amil disse...

Tens razão, talvez renegar seja uma palavra forte de mais.
Mas sei se "ultrapassar" também é a mais correcta. E digo-te já porque.
Porque uma vez acabada a Monarquia em França anda-se ao sabor da maçonaria, aliás como em Portugal, a Italia anda ao sabor da máfia no leste anda-se ao sabor de guerras civis. Só mesmo a Alemanha é que é um caso de relativo sucesso, apenas graças aos Estados Unidos e ao plano marshall.

Não sei se os países republicanos são países que renegam a sua história, o que sei é que são países muito menos apegados as tradições, ao passado, ao respeito pela história do país.
Digamos, não renegam mas desleixam a história.
Basta ver o nosso caso, o que se festeja no dia 24 de Junho? Uma data como a independência de um país e penas tem significado municipal!!? Não é renegar de facto, mas é o quê!?
E vem mas uma vez o utensílio de cozinha criar o dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas??!?!?
Mais pálas, mais pálas....

Sá Rocha disse...

Utensilio de Cozinha?!?!?! lool

O que nao consigo perceber eh a tua argumentacao que tenta explicar o nosso atraso com a Republica.
Nao percebo!! Acho que tens que te explicar melhor.
Nao vejo aonde eh que os erros do passado (ultimos 800 anos) sao diferentes dos de hoje? A monarquia existe na Suecia, mas eles no inicio do sec XX implementaram a escolaridade obrigatoria. Em PT.... alguem se quer pensou nisso na altura? Sempre (e foram Reis e Ditadores) quisemos a pop. estupida e sem educacao. Mais facil de controlar... certo?
Como ja te referi... industrializacao? Para que. Temos ouro das colonias!!
Sempre os mesmo erros cometidos por pessoas que estudaram a vida toda para ser Reis... e de grande coisa que nos valeu isso.

E falas da Republica... Portugal nunca se desenvolveu tanto como nos ultimos 40 anos. Claro que agora estamos financeiramente... e toda a gente se queixa. Mas nunca tivemos um nivel de vida tao alto como temos agora. Nunca!!! E foi alcancado em tempos de Republica. 800 anos de Monarquia... explorado o Ouro do maior pais da America do Sul, mais riquezas Africanas e da India e toda essa riqueza foi para quem???

Festas e riquezas de meia duzia de nobres e o resto gastamos para importar de Inglaterra o que nao o conseguimos produzir aqui.