terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os dias difíceis de Scolari


Os dias difíceis de Scolari 'na sombra' do Palmeiras

Expulso frente ao São Paulo, em nova derrota do Palmeiras, técnico revela-se desiludido e diz-se perseguido pela arbitragem

No banco do Palmeiras, Scolari pede táctica, mas a equipa responde com uma média de 20 faltas por jogo. Quando se levanta do banco de suplentes Scolari pede vitórias e o "onze" do Palmeiras empata ou perde. Depois de ter antecipado em seis meses a entrada para o comando da equipa paulista, o ex-seleccionador de Portugal, ex-treinador do Chelsea e ex-técnico do Bunyodkor, não consegue esconder a desilusão face ao rumo da situação.

Pior. No último fim-de-semana o Palmeiras perdeu com o São Paulo, por 2-0 e, no fim do jogo, Scolari já não estava no banco. Foi expulso aos 26 minutos por reclamar a colocação da barreira na cobrança de uma falta. O treinador já reagiu e a direcção do clube dá-lhe cobertura. Em sete anos no estrangeiro, Felipão nunca foi expulso. Em dois meses de Brasil, de volta ao leme da equipa que, em 1999, levou à conquista da Taça Libertadores, já foi mais cedo para o baneário por duas vezes. A direcção do Palmeiras apoia o técnico, mas os adeptos começam a ficar descontentes, com os inevitáveis comentários online a reflectirem a fraca prestação, face aos 700 mil reais (311 mil euros) que Scolari aufere. Um salário milionário que só Ronaldo, no líder do Brasileirão, Corinthians, ultrapassa.

O cenário vai piorando. Nesta altura do campeonato, o Palmeiras deveria, de acordo com o plano de trabalho de Scolari, encontrar-se numa zona de conforto. Pelo contrário,vai deslizando para a área cinzenta da tabela classificativa. Quando Scolari assumiu o cargo, à nona jornada, o Verdão ocupava a sétima posição. Depois da derrota com o São Paulo, à 23.ª, ocupa o 13.º lugar, embora com o mesmo número de pontos que Grémio e Vasco. A linha de descida está a oito pontos e o líder do campeonato a 15. Em 16 jogos com Scolari no comando, o Palmeiras só ganhou quatro, empatou oito vezes e perdeu cinco. E 700 mil reais são muito dinheiro, para orientar uma equipa que só tem melhorado no capítulo da impetuosidade física.

De acordo com a Datafolha divulgada pela Folha de São Paulo, desde a entrada de Scolari, o Palmeiras é a equipa mais penalizada pelos árbitros - daí as queixas de Felipão - com cinco expulsões e uma média de 2,2 cartões amarelos por jogo. Antes da entrada de Scolari a média de cartões era de 1,75 e apenas um jogador tinha sido expulso .

O grande objectivo de Scolari é conseguir a qualificação para a Taça Libertadores 2011, seja através do campeonato ou da Taça Sul-Americana. Mas assim está difícil.

Fonte: DN

2 comentários:

DUXXI (qd já s preparava pra estender a bandeira na janela) disse...

Foi pena o Florentino ñ ter cedido o Mou por dois jogos... Nesse espaço d tempo, talvez o Scolari fosse "varrido" pra aqui... a preço 0!! :P

TheBlueBeast disse...

por outro lado o Madail já fez campanha eleitoral e vai pagar 1/3 do ordenado do Mister Queiroz