terça-feira, 26 de outubro de 2010

No intuito de dar ao blog um ar intelectual queria abrir o debate sobre o Orçamento de Estado 2011 em Portugal.
O facto de eu estar fora leva a que não esteja a par a passo do "diz que disse", das conversas de rua, e depois de tanto ler sobre as constantes discussões sobre o OE gostava de saber a vossa opinião (imparcial se possível) para que eu possa ter mais informação sobre este assunto e para saber vossas ideias.

A informação que me chega é que a confusão é grande e que se anda a brincar com fogo. É a posição do PSD credível no sentido de tentar ajudar o governo? Ou querem começar já a ditar leis visto que, se tudo correr normalmente, vão ganhar as próximas eleições e querem preparar desde já o terreno?
Por um lado vejo Portugal a descer em tudo que são estatísticas, por outro não vejo grandes soluções, o fantasma do FMI paira sobre o país... Estou a fazer um cenário muito pessimista?

Abro desde já o debate.

Um abraço!!

11 comentários:

TheBlueBeast, que quer lietinho com chocolate a 6% de IVA disse...

Se somos uma cambada de incompetentes e já não mandamos em nós, porque não deixar já entrar o FMI?!

só não compreendo porque não se acaba com as parcerias publicos-privadas nas grandes obras que tanto enterram Portugal...

jm, farto de pagar a incompetência alheia disse...

Que fantasma do FMI? Que venha e rápido pois Portugal pura e simplesmente não consegue suportar que o PS governe incompetentemente nos últimos 12 de 15 anos (acho que as contas estão correctas...). O PSD está a fazer o seu papel, sabe que tem que aprovar o orçamento mas não se quer colar ao PS, para não ser prejudicado nas urnas. Incrivel é como o PS descontraidamente transforma o País num dos que maior carga fiscal tem e mostra resistência à proposta do PSD de reduzir a despesa. Portugal tem mais de 13 000 institutos públicos e público-privados, onde estão os amigalhaços do costume, e pedem a quem ganha 500 euros por mês para suportar a crise, é a falta de vergonha total e absoluta! Temos situações como a CP em que existe um chefe para cada 15 ou 16 empregados (são cerca de 180 chefes com uma média salarial de 4000 euros/mês!!) entre muitos outros exemplos de descontrolo e falta de vergonha! Mas Portugal precisa mesmo do FMI pois apesar de tudo o PS mantém mais de 30% das intenções de voto o que me leva a apoiar a europa federalista (para deixarmos de mandar em nós próprios) ou a chegada do FMI (novamente para deixar!!). Apesar de estar sujeito às críticas, vou aqui defender uma teoria de outro ilustre Clandestino: enquanto não morrer a geração de Abril, nunca deixaremos de ser uma País de m###a...

pacheco pereira (à espera q o prof. marcelo entre na palestra clandestina) disse...

Realmente concordo com tudo o que se diz por aqui, contudo, não vamos responsabilizar os Governos Socialistas por tudo isto que está a acontecer.
A dita oposição, também tem culpas no cartório.
Independentemente do resultados das próximas legislativas, a não ser que vejamos um aumento radical numa das extremidades, acho que vamos ter mais do mesmo.

Os públicos/privados são a ruína deste país. Mas é mais fácil aumentar o IVA, reduzir/extinguir os abonos e outras ajudas do Estado, do que mexer com "os cães grandes".

Os 16 maiores salários de administradores públicos (TAP, EDP, ...) dariam para pagar 16.000.000 de salários de funcionários públicos (com uma média de 600€/mensais). Mas, é mais fácil reduzir os vencimentos dos denominados "classe baixa da função pública".

Agora digo, com toda a sinceridade, que neste momento, não consigo ver um noticiário sem me sentir com vontade de partir algo... público!! ;)

TheBlueBeast disse...

o brazuca da TAP deu um bom exemplo...cortou 10% nos salarios dos amdministradores

Última Hora disse...

Falhou acordo sobre Orçamento

"Quando aceitei o convite atribuí pequena possibilidade de sucesso", confessou Eduardo Catroga, numa declaração na Assembleia da República, após a ruptura das negociações entre o Executivo e a equipa do PSD sobre o Orçamento do Estado para 2011. "Governo foi insensível à nossa argumentação", lamentou.

Amil disse...

O Principal culpado não tem 10 nem 15 nem 20 anos, tem mais de 100 e chama-se MAÇONARIA!
Ela esta em todos os partidos e em todos os governos (nos de esquerda mais do que nos de direita), portanto como sempre fomos e seremos governados e liderados por gente "ocultamente" habilidosa e que sabe tratar bem de si próprio e dos seus confrades, cagando lá bem do alto para o país e para o povo chegamos ciclicamente a situações destas.
A juntar a isto, após anos e anos de aculturação egoísta, habilidosa e de "barrigas grandes" chegamos ao ponto em que há um culpado pela crise em cada esquina. Isto é, somos todos culpados, porque todos fugimos ou fintamos os IVAS os IRS´s ou impostos municipais e afins, todos tentamos um favorzinho especial de um primo ou tio que trabalhe numa repartição ou num serviço publico qualquer, todos pedimos cartas de condução a velhinhas e amigos no estrangeiro etc etc etc e ao mesmo tempo sempre a cavar. Cavamos e cavamos e cavamos o nosso próprio buraco.

Claro que há resposta fácil pra isto! Somos um povo mediterrâneo por isso é natural que assim seja.

Olha olha, e não é que não se chegou a acordo!!!! Felizmente... venha de lá o FMI. UUFFFF

Sá Rocha disse...

Pah.... Governo de Guterman... sim. Este nem tanto. Foi mais um... ao nivel do Cavaco.. mas levou com a maior crise economica desde os anos 30.

Pela 1a vez desde os anos 80 o numeros de funcionarios publicos diminuiu.

FMI.... complicado.... ja tive uma impressao mais positiva. Asfixia um pais... Impede o crescimento economico.

Mas falando de assuntos que normalmente nao se falam.

Existem muitas causas desta crise... um dos problemas tem a haver com a pp integracao europeia. Por exemplo... ganhamos bilioes com os EUROS da Alemanha e nao os usamos. Este dinheiro foi para a construcao (estradas, edificios, casas) em vez de industrias... ou quando foi para as industrias foi para o bolso de meia duzia de empresarios (os tais espertos). Ou para os submarinos... que a Alemanha produz. Ou tgv.. que os franceses produzem, salvo erro. Cultura latina....

Bem... estava a divagar...
Como nao sacamos os beneficios da UE agora estamos a ver o reverso da medalha.

Um exemplo...A Alemanha manteve, de forma artificial, os seus salarios baixos em comparacao com o que deveriam ser na realidade. Franca, Belgica, RU, Holanda e Suica... ganha-se mais. Como consequencia desses salarios baixos a Alemanha consegue ser a principal potencia exportadora mundial. Os seus produtos sao mais baratos. (Claro.. eficiencia alema ajuda). E nao importam como deveriam... principalmente dos outros paises europeus. Quase todos os produtos que consomem sao mde in germany.

O que acontece eh que paises europeus com economias de maturidade inferior nao conseguem competir com os alemaes em campos que eles sao experts. Mas claro... culpa nossa... nao desperdicassemos milhoes... deram-nos os meios...

Existem mais exemplos e causas mas fica este.

mmeira disse...

Apesar de não querer entrar em discuções ideológicas, não se pode continuar a atirar a culpa dos nossos males para as crises internacionais ou para fantasmas passados. continuamos a divergir em relação à esmagadora de todos os nossos parceiros eropeus e isto deve-se definitivamente às "políticas" que foram seguidas nas últimas dezenas de anos. E o pior ainda vem aí...

Mais asfixia (económica e social) é quase impossível, é por isso que as pessoas começam a perferir o rigor e exigência de entidades como o FMI do que se esforçarem em igual medida para estes gajos continuem a estourar o nosso dinheiro e a fo#er esta mer#da toda...
Em resumo: Venham governar-nos, por favor...

jm, para não falar de freeports e casas compradas pela mãe de sócrates disse...

Então o Rei das sucatas mereceu intervenção directa do ministro mário lino sobre a secretária de estado, pressionando-a a demitir alguns responsáveis que se lhe opunham pois era "amigo do ps"? Ora aqui está mais uma causa para a crise, digo eu...

Amil deseja perseguição e morte a todos os fdp dos maçons disse...

MAÇONARIA
MAÇONARIA
MAÇONARIA

TheBlueBeast disse...

agora são os chineses que querem comprar a divida pública portuguesa, ou seja, querem fazer connosco o que fizeram em Africa... seria o principio do fim da economia portuguesa