quinta-feira, 7 de abril de 2011

Nem sei que diga...



«O Governo dirigiu hoje mesmo um pedido [de ajuda] à Comissão Europeia, de forma a garantir o nossos sistema financeira e a nossa economia, tendo em conta os limites a que está sujeito o Executivo de gestão». Com esta frase, proferida esta quarta-feira, em S. Bento, numa declaração ao país, José Sócrates confirma a notícia avançada pelo ministro das Finanças ao final da tarde: o país vai mesmo pedir ajuda externa, garantindo que tentará negociar as «melhores condições possíveis» com os parceiros europeus. O primeiro-ministro reafirmou que foi a «rejeição do PEC na Assembleia da República, no passado dia 23 de Março, que agravou de forma dramática a situação do país», insistindo que esse chumbo do Programa de Estabilidade e Crescimento, que «tinha o voto de confiança das instituições europeias, foi o sinal mais errado a dar às instituições financeiras e aos mercados internacionais. Foi o sinal errado, no momento errado». «O rating da República baixou abruptamente, as taxas de juro dispararam em todos os prazos; as empresas portuguesas viram os seus ratings em níveis nunca antes atingidos. Toda esta situação tornou-se perigosa para a nossa economia e sistema financeiro». Aliás, o chefe do Governo apontou a emissão desta quarta-feira de Bilhetes do Tesouro como a «demonstração clara de não é possível aceder de forma normal aos mercados». «É grave para o nosso país: estou convencido, depois de todos os contactos que fiz, que esta situação tenderá a agravar-se ainda mais se nada for feito». «Sempre disse que este pedido era um último recurso. Ao longo deste último ano lutei todos os dias para que isto não acontecesse». Na declaração que fez esta noite, Sócrates garantiu que se irá «empenhar para que este pedido de ajuda tenha os menores custos para Portugal e para os portugueses» e que tomará as «diligências necessárias junto dos partidos políticos». «É um tempo que impõe um juízo claro e uma vontade firme», disse ainda o primeiro-ministro demissionário.



Uma pergunta aos ilustres Clandestinos: vocês não acham este discurso parecido com o do futre? É que isto é tão rídiculo que já nem sei se ria se chore. Choro só de pensar que esta gentalha que governou Portugal em 14 dos últimos 16 anos tenha coragem de vir dizer que foi uma votação que provocou isto!! Quem nos levou para o precipício afinal? Foi a oposição nas duas últimas duas décadas ou quem governou? Absurdo! Mais absurdo é que ainda exista cerca de 30% que querem votar na personificação da incompetência e da mentira. Ainda bem que vamos deixar de ser mandados por portugueses, pode ser que assim o povinho abra a pestana e comece a pensar com a cabeça para variar...

5 comentários:

Amil disse...

Meira, este gajo é bastante pior que o Futre. O Futre pode ter um discurso alucinado, mas enfim.. tem um projecto e acredita nele. Já este fdp (permitam-me mas daqui em diante só me refiro a ele assim!) mente-nos diariamente "olhos nos olhos", aponta o dedo sem hesitação, foge as responsabilidades como se de um garoto se trata-se. Este gajo é perigoso! Simplesmente isso.

Mas como exemplo vem sempre se cima, ele é fruto da maquina socialista Portuguesa. Aprendendo bem a lição, juntou-lhe uma boa dose de marketing e esta feito. É que vai ganhar outra vez... enfim, é o que temos!

feito o desabafo vou mas é continuar a malhar, se não então é que não deixamos de estar a rasca.

José Miguel disse...

Aviso à clandestinidade:

quando voltei do meu último ano de "é"migrante tinha prometido a mim mesmo que se o PS ganha-se não ficaria em terras lusas. Acontece que passado um tempo, dotei este país de mais um ilustre tuga, se seu nome Rodrigo. Volto a reafirmar o que disse: SE ESTE CABRÃO GANHAR OUTRA VEZ NÃO FICO EM pORTUGAL!!!!!

CANADÁ AÍ VOU EU...

tenho dito

Nox disse...

É lamentável que tenhamos chegado a esta situação. Quando toda a gente sabia que precisavamos de ajuda, este burro, por orgullo nao quis pedi-la... agora que vao existir eleiçoes ja se pode pedir ajuda sem problemas. Estava mais que visto!!!!!

Concordo Meireles! Espero que alguém de fora venha por um pouco de ordem e que mande em Portugal porque está visto que nao sabemos fazê-lo. É triste mas é a verdade.

DUXXI disse...

Que lindas prosas que temos aqui pr'ó PM!!! :D

Eu já nem venho aqui tentar defender o PM que mais investiu nas energias renováveis, que subsidiou a saúde oral para as grávidas e para os idosos, que implementou o uso do computador nas escolas primárias, que renovou grande parte do parque escolar e, pelos motivos que sabemos, não conseguiu trazer o TGV (a prioridade era mesmo os submarinos!!).

Mas, tendo os cladestinos toda esta poesia direccionada para o PM, não sobra nenhuma pr'ó PR?!!
É que também era do ofício do último, saber avaliar e gerir o trabalho do Governo.
Quando houveram bancos a falir, nem o PR nem o Governador do Banco de Portugal souberam lidar com a situação. Quando os PEC's foram apresentados ao PR, também ninguém o ouviu...etc e tal.

Esse mesmo PR, que comandou a época de ouro de Portugal na UE, e que se fartou de distribuir subsídios nem nunca fiscalizar a utilidade destes.

Não é também responsável por toda esta crise?!
Um PR que poderia muito bem ser o elo de ligação entre o Governo e o maior partido da oposição?!

Para mim, também não sai isento de culpas... E foi reeleito!!

Nox disse...

São muito diferentes as competencias de um PR e de um PM. Nao digo que o PR saia isento de culpas mas o PM e o responsavel pela gestão do pais por isso é ele que toma medidas e que tem de acatar com as responsabilidades.
É normal que ele tenha tido boas medidas (mau era!!), mas nao conseguiu ter a força e a mao pesada que se esperava no inicio do seu mandato. Lembro-me que se pensava que o homem ia ter a coragem de lutar contra os lobbys instalados e de fazer reformas estruturais e corajosas... no entanto foi mais do mesmo e um adepto do dialogo.

Agora vejam o resultado: tanto falamos e falamos que entretanto já vêm do exterior para apor ordem nisto e tomar decisões que afinal é o que o país precisa.