segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fernando..... Nobre??














«Nunca aceitarei nenhum cargo partidário nem governativo», disse o presidente da AMI e antigo candidato presidencial, Fernando Nobre, em entrevista concedida a Mário Crespo no passado dia 1 de Março, na SIC Notícias.

A decisão de Nobre de se juntar ao PSD já foi criticada por alguns eleitores que votaram no seu nome para presidente da República e que expressaram a sua indignação na rede social Facebook, a mesma onde o presidente da AMI informou que iria aceitar o convite dos sociais-democratas para liderar a lista de Lisboa à Assembleia da República.

«Não é por acaso que os altos detentores de cargos políticos deste País me têm contactado porque querem todos saber o que é que eu vou fazer. Eu tenho-os tranquilizado a todos. Partido político nem pensar, nunca. Não peço nada, nunca pedi. Por isso nunca aceitarei nenhum cargo partidário nem governativo", disse Fernando Nobre na primeira entrevista após ter sido o terceiro candidato mais votado nas presidenciais de 2010.


E quando se pensava que a política portuguesa bateu no fundo....
Mais uma... eu até curti a posição do gajo nas presidenciais... mas a sede por poder é algo complicado!!! Muito....

24 comentários:

Pimenta Machado disse...

O que hoje é verdade amanha é mentira.

xico caliente disse...

A sede por um tacho é muita, o resto são histórias...É apenas mais um para se juntar ao resto da matilha política portuguesa.

Amil disse...

Como se tem dito, ou melhor, como tem dito o Paulo Portas, "não vejam os partidos como clubes de futebol".
Não poderá ser esta atitude de simples isenção de "clubismo"?!
Não merecerá o senhor, pelo menos, o benefício da dúvida?!
Não estarão a ser "nós todos" injustos para quem apenas acredita num determinado projecto, ou politica, ou forma de gestão que acredita ser a melhor para o país?!
Eu até nem gosto lá muito dele, mas antes de lhe armar uma intifada não será justo valorizar o bom que é ser isento e apartidário e pensar no que de positivo isso nos pode trazer?!

Acho que deveríamos ser mais Portugueses e menos socialistas, sociais democratas ou comunistas etc.

Nem o Dom Duarte diria melhor
;)

jm disse...

Não posso concordar com isso. O Fernando Nobre tem uma vida atrás dele em prol de instituições sociais e de ajuda aos mais desfavorecidos, por esse motivo até o associava mais à "esquerda" do que outra coisa. Concerteza teve muitas oportunidades de ocupar os ditos cargos e sempre recusou, faz pouco sentido com esta idade ter "sede de poder" como se afirma. Parece-me mais uma decisão patriótica, no sentido de que isto está tão mau que todos os que têm capacidade são bem vindos para ajudar o País. Ter optado pelo PSD também me parece natural pois se o homem partilha ideias de centro-esquerda, estando o PS nas ruas da amargura e mais à esquerda só existir um radicalismo que não se vê em mais nenhum país da europa, é natural que se junta ao outro partido de centro. Sinceramente vejo-o como um bom trunfo para o PSD e, repito, não acho que seja sede de poder, essa têm os "políticos profissionais" que nunca fizeram nada pelo País e que abundam em todos os partidos políticos e não uma pessoa com a obra relevantissima que este senhor tem...

Sá Rocha disse...

Sinceramente, o gajo ha um mes atras diz que "Nunca aceitarei nenhum cargo partidário nem governativo." E passado um mes ja o faz por patriotismo??!?!?!?

Porraa... haja paciencia!! Sao todos assim, todos!! Fazem o que lhes da jeito e quanto a campainha toca com ofertas dos principais partidos toca a ir atras. Este gajo enganou os milhares de Portugueses que votaram nele. Dizia que era apartidario, que nao se filiava, um cidadao a candidatar-se, blablabla e agora faz isto. Usando o voto dos que enganou para arranjar um belo cargo no buraco da politica Portuguesa. Haja vergonha!!!

Ridiculo! Pior ainda, um gajo que mente desta maneira (e alguns membros deste blog pelos vistos so gostam de certo tipo de mentirosos) pode vir a ser o proximo presidente da Assembleia da Republica. Demonstra bem o porque da situacao Portuguesa!!

Nao ha vergonha! NENHUMA!!!

José Miguel disse...

VIVA PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sá Rocha disse...

Para esclarecer: digo isto independentemente do partido que escolheu. Parece que o PS tb andava atras dele. Alias nem sei se podera ser considerado um acto positivo pelo PSD, se calhar ate vai ser um tiro no pe....

o coelho das presidenciais disse...

O gajo ñ tem pinta pra presidir uma assembleia d incompetentes... Q vá o joão jardim pra assembleia!!

jm, em defesa do Nobre disse...

Continuo a dizer: comparar este senhor com a corja que para aí anda para além de ser injusto é tipíco do povo português. Gostava de saber quem neste País fez mais pelos pobres do que ele, é um homem com obra feita, que eu pessoalmente aprecio mas nem vem ao caso, o facto é que, ao contrário daqueles com os quais agora pretendem comparar, já fez muito por Portugal. Ponho os coisas de outra maneira: o que fizeram pelo País aqueles que agora lhe atiram pedras? Nada ou muito menos do que ele...

Sá Rocha disse...

Eu fiz muito mais que qualque um desses... parte do meu trabalho mensal vai para Portugal sem que eu obtenha qq benefício. :PP

Agora a sério, por muito que tenha feito de bom no passado esteve muito mal nesta. Não pode mentir desta maneira. Ganhou os votos de quase 1/2 milhão de portugueses assumindo-se como apartidário, não se juntaria a nenhum partido, etc. Com a notoriedade do meio milhão de votos oferecem-lhe uma posição e salário.... na AR e aceita!?!?!? Trai a confiança que os portugueses lhe deram "assinando" por um partido. Sinceramente acho que o PSD até pode perder mais votos que ganhar com esta...

O gajo não pode fazer isto! Principalmente numa altura em que ninguém confia nos políticos. Se este era dos poucos que parecia honesto e faz isto... imagina os outros. Muito mau.

Para finalizar... quer fazer bem ao país? Se o quisesse mesmo que fosse para ministro ou mesmo para secretario de estado pq qq um destes tem mais influencia nos destinos do pais que o presidente da AR. Ele é a 2a figura de estado mas é só isso... FIGURA.

JN disse...

A página que Fernando Nobre criou no Facebook para as eleições presidenciais foi encerrada ontem, depois de ter sido invadida com comentários de eleitores desiludidos pela candidatura anunciada para as legislativas, nas listas do PSD. Hoje, foi a vez de o presidente da AMI apagar o perfil pessoal na mesma rede social.

Os seguidores de Fernando Nobre no Facebook estavam, desde que Passos Coelho o anunciou como cabeça-de-lista dos social-democratas por Lisboa, no domingo, a veicular o seu descontentamento no mural daquela página. A comunidade com cerca de 39 mil seguidores serviu de canal para muitas críticas, mas acabou por desaparecer ontem à tarde.

Os internautas não descansaram e passaram a utilizar o perfil pessoal de Fernando Nobre, na mesma rede social, para continuar a queixar-se da mudança de posicionamento político do médico. Esse perfil, que reunia poucos milhares de “amigos”, também ficou indisponível. Aconteceu hoje.

Fernando Nobre conseguiu 14 por cento dos votos nas presidenciais de Janeiro, com uma campanha muito focada no carácter apartidário do médico. É o que está a indignar os internautas, que também estão a usar o Twitter para se manifestarem.

Os comentários nesta rede estão a ser direccionados para @RecomecarPT, onde ainda se lê uma mensagem de 31 de Janeiro de Fernando Nobre: “O futuro da cidadania dependerá de todos nós! Continuarei atento e exercerei sempre activamente a minha actividade de cidadania cuja a última mensagem”. De resto, continuam activas as contas criadas para as presidenciais no YouTube e no Flickr.

TheBlueBeast disse...

mau para o médico, e péssimo para o PSD...

Amil disse...

Sami, "Não pode mentir desta maneira." O que é isto?!?!

Este, lá porque afinal vai apoiar um partido quando tinha dito que não o faria (apesar de ser para o cargo mais inútil) esta a ser insultado, enxovalhado, linchado em praça publica, sem sequer ninguém o ter ouvido sobre o tema.
O FDP que nos pôs nesta situação, além de ter andado 6 anos a mentir, continua a mentir a acusar a vitimizar-se, a fugir as responsabilidades. Anda a atirar terra para os olhos de todos e ainda vêm dizer que o Nobre agora é pouco nobre!?!?

Haja paciência para perceber estas coisas. Eu realmente devo ser um atrasado mental que não percebo nada de nada!

Sá Rocha disse...

Amil... mas agora isto eh jogo das comparacoes ou que?!?!?

Ja nao se pode criticar o gajo porque o outro eh pior??

Amil oq ue revolta mais nesta situacao eh que do Socrates ja sabes o que esperar. Eh politico como eh o Passos, Portas, etc.

Este dizia que nao, que eh um cidadao e que nao era politico, que nunca seria. Bem custou-lhe 1 mes para mudar de ideias e juntar-se a politica portuguesa. Mas sinceramente.... fica bem no meio dos outros. Para entrar na politica mentiu a meio milhao de portugueses que lhe deram a confiance e a notoriedade que agora usa. Se nao tens paciencia para perceber isso como algo muito grave...

Amil disse...

1º Não estou a comparar um ao outro.
2º Não me lembro de ver tanta gente tão irada com mentira(s) bem maiores que esta.
3º Anda tudo preocupado com formigas e a deixar os elefantes comer.
4º Porque é que havemos de prender ladrões? Já se sabe o que esperar deles... é isso que queres dizer?
5º EU, não tomo o particular pelo todo, mas cada um saberá qual a melhor forma de estar na vida.
6º Só um Rei pode ser politicamente isento, tal como estas a exigir ao Nobre.
7º Pareces um monarquico a falar.
8º Não gosto, não sou apoiante nem nunca fui grande admirador do Nobre. No entanto não posso deixar de valorizar a carreira e de como serviu o país, até ao ponto em que se QUIS SERVIR do País (candidatar-se a presidente).
9º Confesso que tenho muito pouca paciência para ver um país preocupado com um possível futuro presidente da AR, em vez de se preocupar com o que bom podemos todos fazer pelo país. Partidos preocupados com campanhas em vez de se preocuparem com um entendimento, lideres de partidos a acusarem-se mutuamente sobre quem fez o telefonema ou enviou o email em vez de se sentarem e se olharem olhos nos olhos e conjuntamente dialogarem com o FMI. Para tudo isto sim, tenho muito pouca paciência!
10º sim, reticencias!

Sá Rocha disse...

10 pontos - Monarquia, Prender ladrões (esta não percebi, nunca falei em prender ninguém), FMI, etc. - e em nenhum falas sobre o que está aqui a ser discutido. Os actos dele são ou não são correctos neste caso? Não estou a falar se foi muito bom na profissão dele ou não ou o bem que fez ao país no passado.

Mas tens razão... há coisas muito mais importantes na política portuguesa... se é sobre isso que queres falar. Mas por existirem tópicos mais importante não se podem discutir os outros?

Acho que se deu tanta importância a este caso porque foi com alguém que a maioria, independentemente da cor partidária, considerava como íntegro e com princípios. Para muita gente provou que não era o caso e que pode ser comprado. Se não concordas... tudo bem. Não podemos ter todos o mesmo ponto de vista.

jm, a lançar farpas disse...

Eh lá, isto vai longo e dei só uma vista de olhos mas dizer que o Nobre foi "comprado" parece-me claramente abusivo ainda para mais quando ainda não se pronunciou sobre o caso e quais os motivos que o levaram a aceitar. E depois comparar o sócrates com o Portas, calma lá, o nome do Portas surge associado aos submarinos (comprou 2 dos 6 que a proposta ORIGINAL do PS previa) e nunca governou este País, já o Sócrates desde o caso freeport até às casas compradas pela mãe, do descalabro económico aos jobs para os amigos, desde promessas de redução de desemprego que culminaram com o maior aumento de sempre até promessas de baixa de imposto que acabaram com o maior agravamento de sempre, desde o discurso de que tudo está bem até vir o FMI e nesse mesmo dia dizer que os nºs do governo são irreais e mentirosos, já vimos um pouco de tudo. Tudo bem que o gajo veste em NY mas calma lá...

Amil disse...

Vamos lá ver:
O Nobre faltou a palavra? FALTOU, estamos de acordo! Já o ouvimos relativamente a isso? Já disse porque aceitou? NÃO!
A pergunta é simples: Porque é que já o estamos a espezinhar quando não o fizemos a outro(s) que o mereciam 100 vezes mais?
explicando o ponto 4) Tu dizias: "...do Socrates ja sabes o que esperar" Daí o paralelismo (ainda que longínquo) com qualquer fora da lei.
Se formos passivos em tudo e dissermos, "ah e tal deixa pra lá o Socras que dele já sabemos o que esperar..." então fds, somos mesmo um bando de medíocres que merecemos que toda a merda nos caia em cima!
Se pensas assim também não te critico (tal como tu tb não me criticas), mas que tenho dificuldades em compreender os graus de importância dadas aos temas, lá isso tenho. Do fundo da minha humildade, para melhorar é preciso não ser passivo, ser responsável e falar verdade. É o que se pede a um governante, digo eu...

Sá Rocha disse...

Acho que estás a confundir coisas.

Disse que esperava que Sócrates e outros (não te esqueças) mentissem. Não esperava isto deste.

Não referi nada em relação à passividade... Uma coisa é esperares certa acção de uma pessoa, algo diferente é reagires ou não em relação a isso.
Falares em relação à minha passividade já é dedução tua!!

Em relação ao Sócrates... já que estás sempre a puxar por ele... não queria falar porque seria uma discussão muito longa e vou com certeza aborrecer-te mas já que estás sempre a referi-lo...

Não acho que foi o animal que levou o país à bancarrota como toda a gente diz. Teve a sua quota de responsabilidade mas tiveram todos que passaram lá. Guterres, Durão e até o Cavaco tem alguma. Acho que está envolvido no freeport e em muitas maroscas tb.
Acho que deveria ter feito muito mais para impedir que Portugal entrasse neste buraco. Infelizmente para PT até foi dos que mais fez nos últimos anos em muitas áreas como a Ambiental, Energética e até Económica (o primeiro a lembrar-se que deveriamos mudar a estrutura económica do país, certo ou errado nas apostas dele). Apesar de ter conseguido reduzir de forma ligeira o peso do estado, falhou em reformas fundamentais como a reforma do estado e a reforma da justiça.

Dito isto também acho que 99% da população portuguesa não está esclarecida sobre os motivos que nos levaram a este buraco financeiro e ECONÓMICO, e quais foram os factores que levaram a que Portugal chegasse a um défice de 9% o ano passado. Isto também muito por culpa dos políticos e comentadeiros que não fazem por esclarecer estes assuntos.

Para finalizar, não quero que ganhe as eleições.

Que venha o próximo!!!

Amil disse...

Não estou a confundir nada, muito menos a acusar-te de algo.

Só acho fantástico andar o País inteiro (não ninguém em particular) a perder tempo a acusar um homem que mudou a palavra em dois meses em vez de se preocuparem com quem muda diariamente de palavra, mente, oculta etc etc.. e que pior que tudo condiciona e esta a hipotecar as próximas gerações.

Digamos que é uma ordem de prioridades que a mim me confunde bastante..!

A verdade é que me revolta a passividade, a falta de ambição e o clubismo politico.

Quanto ao FDP também não tenho nenhuma espécie de obsessão como queres fazer passar! (aliás um bom tique socialista). Falo da classe politica em geral, deste e dos anteriores incluindo o Cavaco!

Não vou pronunciar relativamente ás prestações do FDP.

PS: depois de ter ouvido a pouco no radio o que se diz na Finlandia sobre Portugal... alguém tem um saco onde eu posso meter a cabeça?
A verdade é que somos uma vergonha de povo.

TheBlueBeast, e o povo pá? disse...

OS "Homens da Luta" não perdoam a Fernando Nobre. Ao ritmo do sucesso dos ABBA "Fernando", o duo Jel e Falâncio dá voz a milhares de desiludidos com o presidente da AMI

Nox disse...

Já agora o que é que se diz na Filandia sobre nos?

Em relação ao assunto do Nobre, confesso que não prestei especial atenção às presidenciais porque pensava que eram favas contadas para o Cavaco, por isso nem sabia que o Nobre era medico e desconheço o percurso politico/profissional (apenas sabia que era independente).
Quanto ao debate deste blog, concordo um pouco com as 2 partes:
-Por um lado, concordo com o Sami com a descredibilização total da política com este tipo de atitudes. O homem até pode ser correcto (como diz o Meireles) e ter um bom perfil mas depois de afirmar-se como "sem-partido" e vincar a sua candidatura presidencial neste aspecto e depois aliar-se a um partido politico faz com que as pessoas comuns não acreditem no que dizem os politicos.
-Por outro lado, também estou de acordo que nao há razão para tanto alarido por parte da comunicação social. Parece que cometeu um delito grave e se virmos outros erros (do Sócrates por ejemplo) não houve o mesmo tratamento por parte de “um povo de brandos costumes”.
Agora faço uma pergunta pertinente: se o Nobre se tivesse aliado ao PS teria existido tanto alarido??? Parece-me que as coisas “más” que passam no PSD são vistas como demoníacas enquanto que no PS se suaviza a situação. Estou-me a lembrar da queda do Santana Lopes quando era PM porque dizia-se que queria controlar a comunicação social, mas quando o Sócrates tirou a Moura Guedes do telejornal da TVI não houve metade da pressão exercida sobre o Santana Lopes. Acho que estamos num pais de esquerda que tolera as falhas da esquerda e que diaboliza as falhas da direita. Espero que a direita ganhe as eleições com maioria absoluto porque senão estamos muito mal...

Abraço!

Amil disse...

!!!!!!!!FINALMENTE!!!!!!!!
NOX, FAÇO-TE UMA VÉNIA...

Nox disse...

llloolll
É o que eu acho já ha muito tempo! :)