sexta-feira, 6 de maio de 2011

ATÉ QUANDO?







Já chega?






Nos últimos 30 anos, o Vitória foi (e continua a ser) o clube português, logo a seguir aos estarolas, com mais condições para se intrometer entre os mesmos e garantir com clareza o estatuto de 4º clube português. Porque era e é o clube com mais adeptos; com mais sócios; com maiores assistências no nosso estádio; com maiores deslocações aos jogos fora; inserido numa região que, apesar das gravíssimas crises porque passou e passa sempre contou com gente com grande poder económico e que gosta do clube; porque sempre contou com a colaboração das entidades públicas etc, etc…
No entanto, olhámos para trás e para o momento presente e constatámos que nunca conseguimos afirmar essa condição. Às épocas boas normalmente seguiam-se épocas más, nunca se conseguiu estabilizar um sucesso competitivo num período de 3, 4, 5 ou mais anos consecutivos; ganhou-se um único título e um título de 2ª categoria. Pior. Às épocas boas por vezes sucediam-se outras em que lutávamos para não descer de divisão. Numa delas, descemos mesmo.
Entretanto, o claro segundo clube de uma cidade, um mero clube “de bairro”, foi campeão nacional, ganhou várias taças de Portugal, foi à Liga dos Campeões, passou à segunda fase dessa competição, foi às meias-finais da Taça UEFA. Não se ignora que esse clube contou com ajudas que o Vitória nunca teve. Mas querer explicar os sucessos do Boavista única e exclusivamente à conta dos árbitros sempre significou algo em que nós Vitorianos somos peritos: enfiar a cabeça na areia. Porque na rotunda eles estavam meia dúzia a festejar o título; porque se fosse em Guimarães eram 3 ou 4 dias de festa e a cidade parava... Pois é. Mas não foi.
Mas se dúvidas houvesse que era possível fazer melhor, muito melhor, então que dizer de um clube de uma cidade sem tradição no amor pelo clube da terra, pejada de adeptos de outros clubes, que levava meia dúzia de gatos-pingados onde se deslocava e muitas vezes ficava em minoria no seu próprio estádio? Esse clube consegue anos seguidos de cumprimento dos objectivos a que se propõe; ganha a Taça Intertoto; é vice-campeão; apura-se para a Liga dos Campeões e vai á final da Liga Europa.
Este sucesso retumbante do Braga põe mais uma vez a nu o que muitos já vimos dizendo há anos e anos a esta parte: que somos um clube sem rumo, sem profissionalismo, sem visão de futuro e que tinha condições para fazer muito, mas mesmo muito melhor do que temos feito nas últimas décadas. Um clube adiado que vive dos rendimentos inerentes à sua própria natureza e não o clube que dá o salto em frente.
O dia de ontem funciona como uma metáfora perfeita daquilo que é a nossa incompetência e o profissionalismo dos outros: o Braga apura-se para a final com um golo marcado por um jogador vimaranense e formado no Vitória que nós oferecemos ao Braga de mão beijada a meio da época.
Vitorianos, é preciso mais para desenterrar a cabeça da areia?



Peço desculpa ao autor do texto, que está publicado no blog D. Afonso Henriques, mas não resisti em plagiar este escrito fundamentalmente por abordar de forma concisa tudo aquilo que eu penso deste VSC actual e do seu contexto no futebol português. Que o autor considere isto um elogio...


BASTA!

7 comentários:

Unknown disse...

PS: Ilustre Administrador, já agora sugeria a colocação do blog D. Afonso Henriques como amigo aqui do blog...

TheBlueBeast disse...

eu acho que o sucesso do Braga se deve à sua organização... excelente organização...

repara que o Salvador desde que entrou que afirmou que iria transformar este Braga e 8 anos passados, estão aí os resultados incriveis... mas lá está... andaram 8 anos a apostar do futuro...

eu acho que a Ansia (legitima) dos adeptos do VSC em conseguir algo, quase que sufoca a própria dinámica das sucessivas direcções vitorianas...e depois, o gajo com mais poder para tal, teve o azar de descer de divisão e de ser sacudido para os arredores de Guimaraes...

Amil disse...

é raro, mas de vez em quando lá acontece. Faço 100% minhas, as palavras do Blue!
Poderia acrescentar mais alguma coisa, mas ainda me acusam de ser pequeno, ou sei lá o que mais!

Sá Rocha disse...

Ainda chateado? :P

Também concordo contigo Blue.

Mas esta direcção é uma merda. Infelizmente as pessoas de valor não se candidatam à presidência do VSC o que deixa o VSC alvo de abutres como pinto brasil ou milo.

Esta do custódio é ridícula. Como é que se deixa sair um gajo para o rival a custo zero????????

DUXXI disse...

Isto de ter uma massa adepta exigente é uma faca de 2 gumes... Mas ñ acho q seja o real problema.

A falta d ambição e sobretudo, a incompetência das presentes direcções e o oportunismo das antigas direcções, em q o interesse próprio s sobrepunha aos interesses do clube, da cidade e dos adeptos, condicionaram e amputaram o Vitória.

Vemos o clube rival, q trocou d treinadores, de directores, vendeu jogadores considerados chave, alguns até a meio da época, e consegue resultados consecutivos e uma dinâmica crescente.

Falta ao Vitória uma direcção forte, com um objectivo traçado e com reformas bem estruturadas. Onde o oportunismo e os negócios paralelos ñ sejam prioridade nem tão pouco s atravessem no caminho pra glória.

Nuno disse...

Concordo plenamente com o o que aqui foi descrito e responde à (auto)critica que realizei num comentario do post inferior.
Tudo se baseia numa organizaçao e estabilidade. Reparem: o presidente do VSC, que nem falar razoavelmente sabe (na conferencia de imprensa em Paços ele nao conseguia articular 2 frases correctamente!) e com as devidas incompetencias, está no poder há varios anos (quantos sao? 4?) e apesar de tudo conseguiu um 3º lugar e uma final da taça!!
Suponho vêm mais coisas boas, mas imaginemos: e se estivesse uma pessoa competente à frente do VSC (sem o azar do Magalhes)? Acho que seria possivel alcançar grandes feitos.

Também se deve referir que o Salvador teve tempo para montar uma estrutura porque nao tem uma massa adepta consistente e em grande numero a pressionar, ou seja, pôde fazer as coisas com pés e cabeça. Com este feito alcançado pelo Braga, acho que os vitorianos deviam começar a pensar seriamente em delinear o futuro e criar um projecto a medio prazo tirando a pressao (exagerada e cega) da curto prazo.

xico caliente disse...

Continuo a achar que somos uma massa adepta muito exigente para as conquistas atingidas até hoje.
Culpo muito as direções, que prometem grandes conquistas e objectivos inalcansáveis e que por isso a frustação e contestação é sempre da dimensão dos inúmeros adeptos fervorosos.
Se bem se lembram da equipa que nos levou à 2ª divisão, tinhamos talvez uma das melhores equipas e que melhor futebol praticava em Portugal e acredito que as guerras criadas pelo então presidente do momento, levaram à condenação do nosso VSC.
Só podemos tirar uma conclusão disto tudo, não importa muito a equipa que temos, importa sim, quem escolhemos como "parceiro" e o Braga desde que fez a sua escolha os resultados estão à vista.
Mas é só a minha opinião...