quarta-feira, 4 de maio de 2011

Um Pouco de história.... e coincidências


Depois de ler os post em baixo sobre o Garrido (que apesar de agora , segundo o BLUE BEAST, trabalhar para a UEFA/Federação como assessor de árbitros) e também a propósito da final da taça lembrei-me que já tinha ouvido o nome deste senhor em algum lado. Este senhor é só o árbitro que nós queimamos o carro e que de seguida nos roubou uma taça de Portugal. Acho que depois de ter acabado a carreira de arbitragem foi trabalhar para o FCP, como consultor ou algo do género. Blue se tiveres outra info... diz que eu retiro o que disse. Mas fica aqui o registo das tais coincidências do futebol português.... Se for o caso está visto que é um pau mandado do porto que pelos vistos até recebe os árbitros da UEFA. Que bela posição, não??? :P

Bem já sabemos qual será a resposta dos portistas: Coincidência..... mais uma vez. Não tem nada a haver.... looool já me estou a rir.... Dito isto, não vi o jogo do FCP-Villareal, não sei se foi ou não favorecido.... se calhar até não foi. Mas que coincidências destas aconteciam em Portugal... sempre achei normal.... Agora na Europa.... Mas isso nem me preocupa porque quero que o FCP ganhe a Liga Europa (cansadinhos para a taça), mas preocupa-me que afinal o polvo continua vivo, e se de mansinho os tentáculos chegam à Europa... então em Portugal...

Sobre a tal final roubada, encontrei este artigo, escrito pelo Cirilo no vitoriasempre. Podem ler o artigo completo no link em baixo, mas fica aqui o essencial sobre esse jogo.

Os do Bessa tinham conquistado um sensacional segundo lugar no campeonato enquanto o Vitória se quedara por um sexto lugar bastante aquém do que o valor da equipa prometia.
Acontece que essa final estava “inquinada” por algo acontecido na época anterior.
O célebre, e ainda hoje, falado “caso Garrido”.
Quando adeptos vitorianos em fúria por uma arbitragem miserável, que ultima jornada nos roubara o apuramento europeu (precisamente face e a favor do Boavista), sequestraram António Garrido nos balneários do então estádio municipal durante longas horas após o fim do jogo.
Tendo inclusive queimado o carro do árbitro.
Garrido era, pois, o ultimo árbitro do planeta a dever arbitrar essa final.
Pois foi o escolhido.
Com a aquiescência da direcção vitoriana convencida da boa fé do sujeito.
Soube-se depois que era intenção da FPF nomear outro árbitro mas que terá sido o próprio Garrido a pedir para arbitrar a final.
Percebeu-se depois porquê.
Recordo desse jogo várias coisas.
Uma tarde de imenso calor.
O topo sul do estádio das Antas repleto de milhares e milhares de vitorianos em número largamente superior aos adeptos adversários.
Uma bela exibição do Vitória que a perder desde muito cedo (dois golos de Salvador magistralmente lançado por Alves em jogadas de contra ataque) soube reagir e ir em busca do “prejuízo”.
Marcaria um golo, em bela jogada de Rui Lopes, e veria um vigarista chamado Garrido roubar-lhe três claríssimas grandes penalidades que seguramente teriam dado outro dono á Taça.
Cometidas sobre Tito, Pedrinho e Almiro.
As duas primeiras na grande ares do topo norte, precisamente no lado oposto ao qual estavam os vitorianos, mas que se viam bem á distância.
A terceira na grande área do topo sul, bem á frente dos nossos adeptos, e que ainda hoje considero das mais evidentes grandes penalidades que vi num estádio de futebol.
Almiro entrou na área, contornou o guarda redes, e quando se preparava para fazer um golo fácil foi simultaneamente agarrado por Carolino e Botelho.
Ficou literalmente suspenso no ar manietado pelos adversários.
Garrido, o grande vigarista, a dois ou três metros de distância nada assinalou.
Estava consumada a vingança do acontecido em Guimarães na época anterior.
Essa Taça era nossa.
Foi-nos roubada por um vigarista sem vergonha chamado António Garrido.


http://vitoriasempre.net/a-opiniao-de-26/


6 comentários:

TheBlueBeast disse...

Sami, abre os olhos, para e lê!
ok?

1º - eu sei que não é a primeira vez que uma equipa que leva 5 do FCP e se queixa do arbitro, mas podes ver o resumo do jogo e não há nada...aliás, a primeira parte foi ridicula...como o Pedro já disse, nunca tinha visto um arbitro ser tão assobiado no Dragão

2º - este jornalista da MARCA (esse jornal isento) é só (só!) o mesmo que em Novembro esteve na LUZ a oferecer prendas ao Luis Filipe Vieira

3º - O Villarreal foi à Liga Europa este ano, talvez inspirado numa certa equipa do Minho, depois de um forcing para afastar o Maiorca das provas europeias.

TENHAM JUIZO, MAIS VERGONHA, MENOS DESCARAMENTO E SAIBAM PERDER !
É importantissimo saber perder Sami...

jm, que já conhecia a história do garrido disse...

Porra, Blue, mais calma por favor! Queres ver que as escutas não existem, que este futebol português não é uma podridão e tudo corre sobre rodas?!!? Já não tenho idade para acreditar no pai natal. Só existe um campeonato parecido com o nosso, o italiano e mesmo assim os colossos da corrupção desceram e foram severamente punidos. Não me refiro a este jogo em particular agora não me tentem vender a banha da cobra ou alguém se esquece da vergonhosa actuação de "magistrados" quer a nível desportivo quer civil no caso apito dourado?? Isto está podre, demasiado podre. Realmente é preciso saber perder mas também é preciso saber ganhar e igualmente é preciso revolta quando as coisas estão tão putrefactas que até na china cheira mal! O futebol é apenas um exemplo da corrupção instalada num País que por causa disso é terceiro mundista apesar de geograficamente ser europeu...

xico caliente disse...

Se calhar o podre do futebol começa e acaba na justiça. É que há muita gente (pj, etc) com o rabo preso...

Sá Rocha disse...

Filipe, saber perder?????

Andas a ouvir muito o guardiola que só sabe perder quando ganha.
Aliás, o ano passado só falavas de árbitros!!!

Achas normal um árbitro que os adeptos da equipa queimaram o carro e que ficou proibido de arbitrar jogos do vitória arbitrar uma final da taça dessa equipa? Responde-me só a isso!
Erro histórico do VSC, se fosse eu Presidente nem entrava em campo.

Claro que na tua cabeça é tudo normal e tudo coincidência.

Em relação ao jogo contra o Villareal referi várias vezes que não sei desse jogo. Fui ver agora as repetições e se calhar vocês não gostaram da arbitragem porque ela foi correcta.... até ao penalty marcado a favor do falcao. Que a meu ver não existe, ele ganha a penalidade. Até vários jornais, tv´s e outros meios o referiram. Dito isto não me parece que o árbitro tenha feito isso de forma intencional... lance difícil e por isso tb difícil de criticar. Tb não há fora de jogo no golo do FCP. Por isso com este comentário não estou a dizer que o FCP comprou o jogo.

O que acho engraçado é um árbitro internacional português depois de acabada a carreira torna-se assalariado do FCP. Melhor depois ainda recebe árbitros da UEFA. Conhecendo o futebol português não me parece inocente. Não digo que o gajo anda aí a subornar a torto e direito... mas se lhe cheirar a carne podre de certeza que ataca.

Claro que na tua cabeça.... tudo normal.

Nuno disse...

Sami, deixa-me dizer que uma das grandes contrataçoes do Real Madrid no tempo do Pelegrini foi a de um ex-arbitro que acabou a carreira e agora ia para os quadros do Real Madrid. Foi noticia na Marca. Com que objectivo...?

Por isso nao sao coisas do futebol portugues. Podes dizer que sao cosas latinas mas aqui tb há muita coisa estranha.

Sá Rocha disse...

Como dizes e bem Espanha tb não é grande exemplo.
Mas sinceramente.... os Espanhóis ainda estão muito longe de nós nesses meandros. Como o Meira diz, na Europa Ocidental só os italianos se aproximam. Mas até aí a Juve desceu. Impensável em Portugal tal acontecer a um grande.

Uma acção destas em Portugal (contratar um ex árbitro... e logo a peça que é o garrido) não é por acaso e conhecendo o Jorge Nuno e a comandita dele.... aí não tenho dúvidas nenhumas.