quarta-feira, 30 de maio de 2007

Somos os maiores!!!!! ou quase..

Portugal considerado o 9º país mais seguro do mundo
30.05.2007 - 19h23 Lusa

Portugal é o nono país mais pacífico do mundo, de acordo com uma tabela publicada hoje. A lista é liderada pela Noruega, o Iraque surge na última posição e os Estados Unidos têm 95 países à sua frente.

O Global Peace Index, que agrupa 121 países, foi elaborado pelo filantropo australiano Steve Killelea para o The Economist Intelligence Unit, o centro de investigação associado à revista britânica "The Economist".

A tabela foi feita com base em 24 factores, entre os quais os níveis de violência, o crime organizado e as verbas que cada nação destina às forças militares.

Os países europeus estão em maioria no grupo dos dez dos mais seguros, enquanto os Estados Unidos da América ocupam a 96ª posição.

O estudo salienta que os países estáveis de pequena dimensão e integrados em blocos regionais como a União Europeia estão entre os mais tranquilos.

Os rendimentos dos cidadãos e o nível de educação são também factores determinantes na posição que cada país ocupa neste "ranking", cuja elaboração contou com o apoio de personalidades como os prémios Nobel da Paz Dalai Lama, Desmond Tuto e Jimmy Carter.

Segundo esta tabela, a Noruega é o país mais pacífico do mundo. Completam o "top ten" Nova Zelândia, Dinamarca, Irlanda, Japão, Finlândia, Suécia, Canadá, Portugal e Áustria.

No fundo da lista está o Iraque, considerado o mais perigoso, ainda mais do que Sudão, Israel, Rússia, Nigéria, Colômbia, Paquistão, Líbano e Costa do Marfim. Angola surge como o 10º país mais perigoso do mundo nesta tabela.


Finalmente estamos bem num índice!!! Muito bom. Numa altura em que se fala muito mal da pátria fica aqui um boa notícia.

2 comentários:

Anónimo disse...

E o objectivo é o 1º lugar... vamos dar força às autoridades para que possam reprimir de vez os pequenos focos de insegurança que nos impedem de chegar ao topo da tabela ;-)

TheBlueBeast disse...

nao discuto o raking...acho-o aliás ajustado a realidade...
mas convem realçar que muitos dos "crimes" que ocorrem em Portugal nao sao participados à policia, pois na maioria dos casos de nada serve...