segunda-feira, 1 de outubro de 2007
QUE BANHO DE BOLA... E JÁ VAMOS EM 3º...
O Guimarães ascendeu ontem à terceira posição, depois de uma preciosa vitória sobre o vizinho Braga, num dérbi que teve lances polémicos, momentos de excelente futebol e muita, mas mesmo muita, luta. Os da casa foram no cômputo geral mais consistentes, mereceram indiscutivelmente a conquista dos três pontos, mas não os deviam ter conseguido num lance que causou tanta polémica. Porque a primeira parte que protagonizaram fê-los merecer um triunfo "sem espinhas".
Mas vamos por partes. Além de faltar saber se a bola entrou na baliza de Dani Mallo, falta também saber se antes houve, como reclamaram os bracarenses, um empurrão ou um puxão de Flávio Meireles sobre Madrid quando este afastava o esférico, de cabeça. O aglomerado de jogadores era grande e a ideia que fica é que a haver falta ela foi repartida pelos dois atletas...
Contudo, polémicas à parte, o Guimarães foi claramente superior ao seu antagonista. Se os primeiros minutos ainda deram alguma ilusão de que o equilíbrio iria ser a nota dominante, essa ideia foi rapidamente desfeita pelos pupilos de Manuel Cajuda.
Actuando no seu habitual esquema, os vitorianos rapidamente deram mostras de um futebol fluido, flanqueado, rápido, capaz de deixar a cabeça à roda dos bracarenses. Muito mais tranquilos e confiantes souberam dar espectáculo e, depois, sofrer na fase final, quando o Braga tentou o tudo por tudo, numa altura em que os da casa já estavam reduzidos a dez.
O desacerto bracarense era agravado pela fraca intervenção dos médios, incapazes de tapar os caminhos para a sua baliza e deixando aos companheiros mais recuados a árdua tarefa de travarem as investidas dos donos da casa, quase sempre conduzidas por um endiabrado Alan.
Com a defesa de cabeça virada, um meio-campo em que apenas João Pinto dava um ar da sua graça e um ataque inofensivo, os forasteiros foram a pouco e pouco ficando encurralados no seu meio-campo, incapazes de travarem o futebol alegre e objectivo do antagonista. Os donos da casa tiveram várias oportunidades para marcar, mas acabaram por o conseguir apenas num lance que deixou Jorge Costa e os seus pupilos à beira de ataque de nervos.
A perder, os forasteiros espevitaram, mas mais por força do coração do que da razão. Jorge Costa reforçou o ataque - fica a ideia que as saídas de Wender e Vandinho só pecaram por tardias - colocando em campo Hussain e Zé Manel, poucos minutos depois de já ter lançado Jailson. O Braga começou a actuar com quatro avançados, mas quantidade não foi sinónimo de qualidade. Reduzidos a dez, os vitorianos tiveram de sofrer, mas também aí estiveram muito bem.
Declarações de Manuel Cajuda:
"Fomos melhores em tudo"
Avesso às polémicas do jogo, Manuel Cajuda não se quis alongar sobre o golo que deu o triunfo à sua equipa, respeitando, contudo, a opinião de Jorge Costa sobre o lance. "O Jorge Costa é um colega de profissão e tem direito à sua opinião, que há que respeitar", disse.
A análise ao jogo foi mais fluída, com o treinador a assumir que a sua equipa foi superior à do Braga. "O Vitória dominou completamente o adversário e foi melhor em tudo. Tivemos uma bola no poste e outra na trave, e o nosso guarda-redes praticamente não foi incomodado. Dominámos e o nosso triunfo não pode ser contestado", resumiu.
Novamente com o golo vitoriano no centro das atenções, Manuel Cajuda admitiu que "o resultado poderia ter sido outro", mas voltou a recordar que "a equipa que jogou melhor foi o Vitória". O triunfo de ontem deixou o Guimarães no terceiro posto da classificação, à frente de Sporting e Benfica, facto que não o deixa inebriado. "A nossa classificação é de louvar, embora saibamos que não vamos acabar à frente do Sporting e do Benfica. Sabemos que vamos cair e baixar na classificação. Ninguém dava nada por nós, e o Braga, clube com objectivos diferentes dos nossos, está a cinco pontos", concluiu.
in O Jogo
Que dizer acerca desta equipa meus amigos? Sem grandes vedetas mas a praticar um futebol demolidor que vulgarizou um dos planteis mais sonantes desta edição do campeonato tal como havia feito com o sporting anteriormente. O triplo dos ataques, o triplo dos remates e 70% de posse de bola demonstram bem o banho de bola que cerca de 20 000 adeptos tiveram o privilégio de assistir, dos quais cerca de 1000 eram marroquinos com uma estranha mescla de homens do mar ( comprova-se que os frustrados se unem sob a bandeira anti-Vitória )
O Vitória maior já é 3º e vai a alvalade defender a sua posição pelo menos com a mesma galhardia com que amassou o auto-intitulado 4ª grande ( deixem-me rir...).
Uma última palavra para o apoio infernal que os adeptos brancos deram à sua equipa, sendo fundamentais desde o inicio do campeonato na transformação das limitações em coisas positivas. Já tinha saudades deste ambiente à inglesa, fanático, vibrante, a roçar a arruaça...
A titulo de comentário final e em jeito de provocação quando se diz que alguns andam ao ritmo do tango, é justo dizer que nós andámos ao ritmo do melhor futebol que se pratica em terras Lusas e é melhor começarem a ter cuidado porque onde pára este Vitória, já ninguém se atreve a antever e já muita gente perde noites de sono.
Não somos grandes nem pequenos, somos GIGANTES.
ULTRAS VSC - SEMPRE PRESENTES
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Esqueci-me de pôr no post mas aqui vai:
Força Briosa, amassa esses peixeiros nojentos...
O VSC mereceusem duvida a vitória...
qto ao lance polémico, já vi e revi e nao consigo dizer nada...lol..parece me golo, mas talvez haja falta sobre o Madrid, mas aceita-se a decisão...
quantas colas bebeu ontem o Desmarests?! ;) ninguem o segurava
Pois, pois...3 jogos em casa 3 roubalheiras...assim tb eu era 3º!!
Eeeeehhhh!!
voltei vivo da Oktoberfest, mas foi por pouco!!!!
Grande VSSSSSSSSSCCCCCCCCCCC!!!!
Só espero que continue assim e estou mesmo ansioso por ver um joguito do vitória!!!
Que pena nao ter visto o jogo!! Ainda por cima parece que das bancadas o pessoal se voltou a animar e com bom futebol no relvado.... Ui uiuiui!!!
Loucura!!
Uma ida à UEFA seria já uma classificacao fantástica para uma equipa que subiu este ano.
Portem-se
Bonito foi o "usual" enxerto nas bancadas dos visitantes, a fazer lembrar velhos tempos!!
Mas valeu! Mais 3 pontos, mas prometam, que até o final da época, deixam o Sporting subir até ao título!!
quote
Pois, pois...3 jogos em casa 3 roubalheiras...assim tb eu era 3º!!
quote
1º jogo - golo do VSC irregular mas esquecem-se de dizer que 5 min depois foi anulado um golo limpinho ao Vitória com um fora de jogo fantasma
2º jogo - expulsão de patacas injusta mas se fossemos ver as vezes em q fomos roubados isto até dava para rir
3º jogo - expulsões perdoadas a andrés madrid (2º amarelo por mão na bola) e zé manel (agressão), mais o penalty do frechaut que dominou com a mão a bola ou seja fomos prejudicadissimos.
Quando se fala sem ver os jogos, com a visão toldada pelos óculos escuros do clubismo, fazemos figurinhas de burros com palas nos olhos...
é caso para dizer como diziam os de braga ao chegra ao estádio: é só inveja... pena é que sairam caladinhos ;-)
ps: só uma equipa jogou futebol, os fracos esses arranjam desculpas para tudo.
Enfim, este jogaram bem (ao contrário de outros) e lá se safaram...apesar do golo ser irregular, foi justo!
Estão mais entrosados, mas tb não julguem que estão a jogar assim tão bem...
apenas concordo com o facto de que o Zé Manel devia ter sido expulso...
de destacar que desta vez foi muita gente do Braga a Guimarães
muita gente? 900 pessoas? desculpa Filipe mas se nós estivessemos há 4 anos em grande, sempre lá em cima e fossemos jogar a braga com bilhetes a 10 euros contra o braga a acabar de subir (com todas as dificuldades inerentes...) iamos para aí 5000 como fomos às antas no tempo do pacheco...
mas q vieram mais do que os 100 do costume concordo, apesar de continuar a achar que bastam 2 épocas fraquinhas e voltam a ser 100 outra vez...
na TV parecia ser mais gente...
e até que se ouviram a espaços...
Grande Vitória! Estou a gostar. Continuem o bom trabalho.
Enviar um comentário