quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Decisão inédita no Futebol Mundial !
Numa decisão inédita, a FIFA decidiu que Co Adriaanse deve indemnizar o FC Porto em dois milhões de euros, valor a que se deve descontar o prémio de campeão
Co Adriaanse foi condenado ao pagamento de uma indemnização no valor de 2 milhões de euros ao FC Porto por quebra de contrato, valor que se deve descontar 850 mil euros de prémio pelo campeonato conquistado em 2005/06. O treinador holandês abandonou a equipa no final do estágio realizado na Holanda antes do arranque da temporada 2006/07, sem avançar explicações para o sucedido. A 8 de Agosto, depois do último jogo de pré-temporada na Holanda contra o Rijnsburgse, o treinador decidiu abandonar o clube alegando falta de apoio da Direcção na sequência de um desentendimento com os jogadores ao jantar. No dia seguinte, a equipa viajou para Inglaterra já sob o comando técnico de Rui Barros que tomou conta da equipa e ainda venceu uma Supertaça antes dacontratação de Jesualdo Ferreira.
Entretanto, o FC Porto avançou com uma queixa formal perante a FIFA por quebra de contrato por parte do holandês. O caso teve início a 29 de Agosto de 2006, quando a FC Porto, SAD informou a FIFA de que Co Adriaanse e respectivos adjuntos holandeses haviam abandonado repentinamente o clube a 9 de Agosto, por ocasião de um jogo de preparação, e a escassos dez dias do arranque da competição oficial, e sem exporem qualquer razão para tal procedimento.
A queixa formalizada pela SAD portista motivou a consequente defesa de Co Adriaanse e Jan Olde Riekerink junto das instâncias oficiais. Contudo, os argumentos dos treinadores holandeses não foram aceites. Aliás, o Juiz Único do Comité do Estatuto do Jogador da FIFA chega mesmo a referir na sustentação da sua decisão que as explicações do treinador contêm várias contradições e que este é o responsável pela quebra do contrato de trabalho.
Na deliberação de 11 de Dezembro de 2007 conhecida ontem, o Juiz Único do Comité do Estatuto do Jogador da FIFA anuncia finalmente que Co Adriaanse terá 30 dias, a contar a partir da notificação, para pagar à FC Porto, SAD 1,150,000 euros para além de ter de suportar as custas do processo.
Riekerink paga 150 mil euros
Em relação a Jan Olde Riekerink, a deliberação baseia-se em pressupostos semelhantes. Neste sentido, o técnico assistente terá também um prazo de 30 dias para indemnizar a FC Porto, SAD em 146,250 euros para além de ter de pagar à FIFA as despesas processuais.
Estas decisões, contudo, são ainda passíveis de recurso por parte dos dois técnicos holandeses, mas a natureza e argumentação da decisão da FIFA dão razão aos portistas
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
26 comentários:
Juntou-se o útil ao agradável! Foi-se embora e ainda ganhamos dinheiro com isso.. Pinto da costa olé! Pinto da costa olé!
O Sistema está mais profundo do que se pensava.
É a internacionalização do dito... XTEMA!
Pinto da Costa de facto é único. Está a cagar-se para tudo e para todos. Anda com putas e obriga os ministros a beijar-lhes a mão. Faz casamentos de arromba que só duram um mês e toda a gente fala desta situação com um profundo respeito, como se fosse perfeitamente normal. Em suma, não há escândalo onde ele não esteja metido e anda por aí como se nada se passasse.
Mas, esta de ganhar uma acção na FIFA que obriga Co Adriaanse a pagar uma indemnização ao FC Porto de mais de 1,1 milhões de euros por ter rescindido o seu contrato é demais.
Segundo dizem é a primeira vez que um treinador indemniza um clube depois de se demitir e tinha de ser na casa dos dragões.
Co Adriaanse foi agredido à saída de um treino no Olival, meteram-lhe um “roquete” no carro, - não foi o do Sporting – e ainda queriam que o homem ficasse no seu lugar? A partir deste incidente fizeram-lhe a vida negra levando-o até ao desespero. A 10 do início do campeonato, cheio de os aturar mandou-os...
Já sabem, quando quiserem despedir um treinador, mandam uns malandros arrear-lhes com uns socos e se ele insistir em ficar renovam a dose e se for necessário metem-lhe uma bomba no carro que o homem há-de desistir e ir embora. Depois é só pedir a respectivava indemnização.
Fiquei comovido...
E verdade Nuno!! E vens tu agora com as tuas piadas e alheamento da realidade para encarar o que e evidente para qq pessoa de juizo. Mas ok, nada a que nao estejamos ja habituados...
Desculpa mas foi ele que fez a vida negra aos jogadores e este fizeram-lhe a cama.
É condenável o que lhe fizeram na tentativa de agressao, mas o que se passava no balneário era a existencia de um regime militar onde os jogadores já nao o podiam aturar, culminando num desentendimento entre treinadores e jogadores numa das refeiçoes no estágio de pré-época na Holanda. Dado este ambiente de cortar à faca ele bateu com a porta!
Claro que o Pinto da Costa nao é nenhum santo e aproveitou este despedimento, que em teoria pode lesar seriamente um clube visto que deita por terra todo um trabalho de preparaçao para uma nova época, e meteu-o em tribunal.
Achei-te piada porque acho que foste bastante tendencioso no teu comentario ao te referires quase exclusivamente ao incidente e ao "historial" do PC.
Para comecar, nao fui eu que fiz o comentario. So comentei a seguir ao teu.
Segundo, so pelo incidente ele ja tem motivos para uma rescisao. Pelo menos em paises desenvolvidos.
Terceiro, "fazer a vida negra aos jogadores"... "Ditadura militar" Ja pareces o Liedson. Achas que o treinador esta para falinhas mansas....
Mafia internacional. Imagino os cafes com leite e saladas de fruta que nao terao voado para Zurique!!! :P
o que é preciso é PÁGÁR !
Sabes que há treinadores e treinadores: sao diferentes as condutas no balneário do Rijkaard e Peseiro em que deixam fazer tudo acreditando na auto-responsabilidade dos jogadores ou do Co e Cappelo sao super restritos. Uns têm sucesso e outros nao...
Toca a votar no post abaixo!
Quer dizer o CO Adrianse implementou um regime militar!!! (isto dito em tom de crítica...) e o que faz o PC?!!??? ah mas aí já é bom!!!! poupem-me a estas hipocrisias!!!! Nuninho, vai-te tratar!!!
O que o PC fez o clube chama-se organizaçao...
E muitos nos invejam por isso.
(é muito bonito atirar pedras com a alcunha, mas homens mesmo sao aqueles que nao se escondem)
'Tá poético o espanhol!! lol
Qualquer dia, ainda surge a notícia que o Artmedia e o Atlético terem de pagar uma indemnização ao Porto por estragos causados em pleno Dragão... Claro! Com o avalo da FIFA!!
É acabar com a palhaçada no futebol!
agora ja nem a FIFA serve...
antes viravam-se para a LIGA e a FPF...
agora é a FIFA..de rir
'Tá tudo podre...
Para vocês, caros clandestinos supra conhecedores do mundo futebolístico, quem está acima de suspeitas?
(é uma curiosidade)
Nao estou a dizer que o PC comprou o blatter ou algo do genero. Mas a FIFA.... Viu se bem no mundial 2002 a corrupcao que por la se passa. A atribuicao do mundial 2006 a Alemanha igualmente. Por isso nao venham com " a FIFA"... Sao outros iguais a muitos!
Paga as vcas ao dono.... hehehehe
O Nuno é rabeta.
A boa campanha dos azuis-e-brancos no campeonato português e na Liga dos Campeões não passa despercebida à FIFA, que destaca, esta quinta-feira, no seu site oficial, o percurso vencedor do bicampeão nacional.
São as coincidências...
A boa campanha dos azuis-e-brancos no campeonato português e na Liga dos Campeões não passa despercebida à equipa de Maria José Morgado, que destaca, no próximo dia 11 de Fevereiro, no tribunal, o percurso corrupto do bicampeão nacional.
não arranjes uma equipa de seniores para competir não...lol..
As famosas coincidências!!!
Que culpa temos nós de ganharmos enquanto outros andam à pancada e outros sempre a perder (nao é Duxxi?)?
O nuno é panila. Eu bem sei o que tu queres dar às balas e não é o peito... Pensas que não sabemos que por aí vocês podem casar?
No futebol justo, limpo e correcto não se ganha sempre...
Enviar um comentário