sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Grande Belmiro e filho







Sonae na corrida para gerir o Aeroporto Sá CarneiroPedro Ivo Carvalho*A Sonae está interessada na gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. De acordo com o que o JN apurou, o grupo económico, liderado por Paulo Azevedo, solicitou à ANA (entidade que gere as estruturas aeroportuárias) um dossiê sobre o equipamento, com o objectivo de fundamentar uma proposta. O interesse foi formalizado há mais de dois meses, mas até à data a ANA ainda não forneceu qualquer informação.Entre outras coisas, terá sido pedida a planta da estrutura, instrumento que será determinante ao grupo económico para avaliar das potencialidades comerciais do aeroporto.Este terá sido, até ao momento, o único grupo nacional a demonstrar interesse formal na gestão do Sá Carneiro, numa altura em que a discussão sobre o futuro do equipamento é dominada pelo diferendo entre a ANA e a Ryanair, transportadora de "baixo custo" que pediu - até agora sem sucesso - condições especiais para erguer uma base no Porto, garantindo mais quatro milhões de passageiros.Ao que o JN apurou junto de fonte próxima do processo, muito dificilmente uma empresa portuguesa conseguirá suportar, sozinha, uma candidatura, até porque o "know-how", nesta matéria, mora além-fronteiras. Por isso, o mais provável é que um dos cenários mais realistas passe pela formação de um consórcio luso-internacional que congrege as variáveis investimento/conhecimento técnico.Contactada pelo JN, a Sonae recusou fazer qualquer comentário, mas garantiu que "será a primeira a informar o mercado das notícias que, pela sua relevância ou grau de certeza, se revelem aptas a fornecer uma adequada informação aos investidores e stakeholders da Sonae Capital, bem como ao público em geral".Até José Sócrates concordaO desejo de privatizar a gestão do Aeroporto Sá Carneiro tem sido partilhado por PS, PSD, Junta Metropolitana do Porto e pelo próprio Governo. De resto, até o primeiro-ministro, José Sócrates, manifestou-se, num encontro que manteve no início do passado mês de Dezembro com algumas figuras do empresariado nortenho, favorável a esse cenário.A Junta Metropolitana do Porto foi mais longe e encomendou, mesmo, um estudo sobre o modelo de gestão à Faculdade de Economia e à empresa de consultadoria Deloitte. Documento que já está concluído e que será apresentado aos autarcas ainda durante este mês.Também a Associação Comercial do Porto, liderada por Rui Moreira, está a fazer lóbi pela privatização do equipamento, assumindo-se, nomeadamente, como "intermediária" entre a Ryanair e a ANA na discussão sobre o estabelecimento da companhia de "baixo custo" na cidade do Porto.O crescente interesse pelo modelo de gestão do aeroporto também deve ser interpretado à luz dos números em 2007, o Sá Carneiro registou mais passageiros do que os três aeroportos da Galiza juntos (Vigo, Santiago de Compostela e Corunha).
So espero que isto avance. Seja de que maneira for!!!

3 comentários:

Nox disse...

Finalmente uma grande notícia para o desenvolvimento de Portugal e especialmente do Norte. Fico bastante contente pela única empresa que tem tomates em Portugal estar a mexer-se e a negociar da maneira que parece mais óbvia: pegar numa oportunidade (que o aeroporto do Porto significa) e transformá-la num ponto forte! Mas será que mais ninguém via isto mesmo depois da Ryanair ter a iniciativa de "abrir-se" connosco?!?! Sao assim tantos os interesses que se movem que emperram tudo?
Espero que o projecto se torne realidade e a curto prazo...

Anónimo disse...

Sao muitos os interesses. Se o aeroporto do porto se tornar importante pode rivalizar com o de Lisboa! O projecto de uma OTA ou de outros aeroportos em Lisboa comeca a perder interesse. Mas ok... Falta aqui alguem de Lisboa para defender os interesses Mouros e tornar a conversa mais interessante.

Anónimo disse...

mais uma vez na cauda da Europa no ultimo barometro...

o Norte precisa de impulsos como o da Ryanair!!!