sábado, 5 de janeiro de 2008

Macacos de imitação !


Benfica e Sporting são os principais promotores da «Liga Primavera», competição que pretende desenvolver a Sul o que a Liga Intercalar tem fomentado a Norte. É a Associação de Futebol de Lisboa quem tem o processo em mãos, uma ideia antiga que começou a ganhar forma na quinta-feira passada, por ocasião de um encontro entre os três, no Seixal.
Desde então foram reunidos apoios junto de outras associações - Setúbal, Santarém e Leiria -, contactados clubes dos escalões profissionais e congregada a matéria obrigatória para tornar a prova uma realidade na próxima temporada. Esta terça, aliás, haverá uma reunião na sede da AF Lisboa, da qual deverão sair os parâmetros necessários à organização da «Liga Primavera».
«Existia já uma ideia da AF Lisboa de organizar uma prova onde marcassem presença clubes de nomeada, como Benfica e Sporting, também eles interessados numa competição essencialmente destinada aos jogadores mais jovens», explicou Carlos Ribeiro, presidente da instituição, ao Maisfutebol.
Com «uma pitada» dos moldes da Liga Intercalar, o objectivo de reunir na mesma prova os principais clubes de Lisboa e das regiões adjacentes, com equipas «sub-23, em que pudessem, também, participar, os menos utilizados», sobra o não menos importante «regulamento», que terá de ser constituído e aprovado pela Federação Portuguesa de Futebol, adiantou o dirigente.
Face ao tempo de germinação das ideias, Carlos Ribeiro admitiu que ainda há muito trabalho pela frente, «convites que têm de ser aceites», pois, lembrou o presidente, «não se faz um torneio com duas equipas», mas com a importância que Benfica e Sporting têm as dificuldades serão, certamente, poucas. «Vamos ter todos os clubes que gostaríamos de ter», perspectivou, uma vez que aos contactos informais terão de seguir-se as devidas confirmações.
«Liga Primavera» não é a designação oficial, mas até poderá ser, na opinião de Carlos Ribeiro, face à receptividade que o nome está a ter. Também a referência primaveril não significa, necessariamente, que a competição vá realizar-se nos meses referentes à estação, mas talvez mais pelo estatuto sub-23 da prova. Esta deverá desenvolver-se «eventualmente em duas voltas», cada de «nove jornadas, para dez equipas, com uma parte final a eliminar». Os palcos de jogo serão, à partida, «os campos de cada um dos participantes».

Sem comentários: