domingo, 9 de março de 2008

A história real do "Croissants" no dia da Luta pela Champions



Foi em Guimarães que o Pedro Barbosa futebolista passou a ser conhecido por "Croissants", alegadamente por exagerar no consumo deste tipo de bolos. Verdade ou simples má língua, numa cidade onde quase ninguém, muito menos um jogador de futebol, passa despercebido?
"Costumava vir cá à tarde", diz António Pliteiro, sócio-gerente da Confeitaria Ribela.
Mas é mesmo verdade que o Pedro Barbosa comia muitos croissants, daí a alcunha por que era conhecido na época? O antigo pasteleiro hesita, pede para escrevermos "três ou quatro" e depois lamenta a ausência do seu irmão Francisco, que podia dar mais detalhes, pois "era o grande amigo do Pedro", para confessar, então:
"Eu não me encontrava cá, mas ouvi falar em cinco ou seis de uma só vez. Aliás, creio que essa história começou com uma brincadeira do técnico Quinito, dizendo que o Pedro teria que comer menos croissants para correr mais...". E António Pliteiro revelou ainda que o actual director-desportivo do Sporting está em dívida para com ele, recordando: "Quando ele jogava cá, no Guimarães, eu era o pasteleiro aqui da casa e deve-me uma receita de bolos que um dia prometeu arranjar, não sei se de brigadeiros. Escreva aí, por favor, que ainda estou à espera dessa receita...".
Quanto a Paulo Bento, a receita era, segundo Neca Magalhães, proprietário do restaurante com o mesmo nome, só uma: impecável (simpático, educado, conversador). "Vinha cá muitas vezes, porque gostava da nossa comida regional. Fazemos um arroz de feijão único que depois pode ser servido com pataniscas ou bacalhau frito. O Pedro Barbosa é que não era muito de sair...", recorda o senhor Neca, a quem a esposa fizera recomendações antes de falar à nossa reportagem:
"Cuidado, vê lá o que é que dizes para aí!...". E a senhora não demorou a ter resposta:
"Olha lá, alguma vez fui pessoa de dizer mal?".
Curioso é que a amizade com Paulo Bento levou-o a telefonar ao amigo quando lhe constou que um determinado jogador, considerado "de comportamento problemático", poderia assinar pelo Sporting.
"Senti o dever de alertá-lo, porque o Paulo não merecia ter na sua equipa uma pessoa que lhe ia criar problemas, como já sucedera aqui. Portanto... ", revelou Neca Magalhães, cujo estabelecimento continua a ser muito procurado pelos futebolistas, e não só, do Vitória de Guimarães.

Sem comentários: