sábado, 31 de maio de 2008
Costa Andrade arrasa suspensão de Pinto da Costa
Corre a todo o vapor a defesa do F. C. Porto no recurso apresentado ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.
Em causa está o caso em que Pinto da Costa foi condenado a dois anos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Liga (CD), no âmbito do processo Apito Final.
O JN teve acesso a um dos quatro pareceres pedidos pelos portistas a alguns dos mais conceituados especialistas jurídicos portugueses, assinado por Manuel da Costa Andrade, professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, concluindo-se que a estratégia dos dragões para conseguir a absolvição do presidente da SAD assenta em três aspectos fundamentais: a impossibilidade de utilização de escutas telefónicas num processo disciplinar desportivo; a falta de credibilidade das declarações de Carolina Salgado, num contexto de comprometimento com a perseguição ao arguido;a fragilidade do acordão da CD da Liga que serviu para condenar Pinto da Costa.
Ricardo Costa, presidente da CD e professor assistente na mesma Faculdade em que Manuel da Costa Andrade é catedrático, é especialmente visado no parecer, acusado de ter condenado o presidente do F. C. Porto "sem provas susceptíveis de sustentar, no respeito pelos princípios constitucionais do princípio 'in dubio pro reu', a imputação ao arguido de qualquer facto ilícito, disciplinar ou outro".
As críticas a Ricardo Costa são particularmente duras, entendendo-se no parecer que o acordão da Liga valorou o princípio da presunção de culpa, e não o da presunção de inocência. "Na certeza de que julgar é um exigente exercício de renúncia e despojamento e não a gratificante e narcisista exibição de troféus de caça, sob os holofotes a aureolar um inebriante e 'inesquecível' momento de glória", escreve Manuel da Costa Andrade, referindo-se à conferencia de imprensa em que o presidente da CD da Liga anunciou a condenação de Pinto da Costa. "Já causa mais angústia e quase arrepio a serenidade autocomplacente com que se argumenta que os arguidos não podem negar a existência das conversas interceptadas. Para evitar lastros desproporcionados de hipérbole, limitar-nos-emos ao mínimo.
Relativamente à impossibilidade de utilização das escutas telefónicas, Manuel da Costa Andrade escreve que o processo disciplinar da Liga "consegue pela porta de trás o que a Constituição lhe veda pela porta da frente, subvertendo o direito processual penal, degradando-o de um ordenamento preordenado à protecção de direitos fundamentais, num entreposto de contrabando de escutas para o processo disciplinar, e fugindo à vigilância da Constituição da República".
Sobre Carolina Salgado, lê-se no parecer que "não tendo esse depoimento sido controlado pela defesa nem corroborado por outras provas, a sua credibilidade é nula.
A sua valoração seria ilegal e inconstitucional". "Retiradas as escutas, todo o edifício probatório da CD fica suspenso e preso pelo fio das declarações de Carolina Salgado. Um fio, por sua vez, muito ténue, mesmo irrelevante, sobretudo se desguarnecido da indispensável corroboração que só as excutas poderiam assegurar", diz o catedrático.
UEFA usa versão francesa
O Comité de Disciplina da UEFA irá avaliar a participação do F. C. Porto na Liga dos Campeões à luz da versão francesa dos regulamentos e não de acordo com a versão inglesa.
Um pequeno pormenor, mas que pode fazer a diferença - e a favor dos portistas - no que diz respeito à interpretação do artigo 1.04, alínea d) dos critérios de admissão à Liga dos Campeões.
Tudo porque a UEFA está sedeada em território suíço (Nyon), onde se fala a língua francesa.
É que a redacção em francês parece não prever a qualquer retroactividade dos estatutos (o clube "não deve estar envolvido", ou seja, "Il ne doit être impliqué" - "nem directa nem indirectamente numa actividade que influencie de maneira ilícita o resultado de um jogo ao nível nacional ou internacional"), ao contrário da versão em inglês, cuja leitura pode admitir uma interpretação retroactiva ("não pode estar, ou ter estado, envolvido", isto é, "it must not be or have been involved").
Um dos argumentos que o F. C. Porto vai utilizar para fazer valer o direito a participar na Liga dos Campeões é o facto de a lei não poder ter uma aplicação retroactiva.
Isto é, os factos que condenam o F. C. Porto reportam-se à época de 2003/04 e a referida alínea do regulamento entrou em vigor em Janeiro de 2007. Segundo alguns especialistas em direito desportivo contactados pelo JN, a tese da não retroactividade da lei pode ter um peso significativo na decisão e será um dos argumentos a esgrimir pelos portistas junto do Comité de Apelo da UEFA ou do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), caso sejam impedidos de participar na Champions na próxima época.
Por outro lado, o acórdão da Comissão Disciplinar da Liga condenou os portistas por "tentativa de corrupção" e não por "corrupção" - que é diferente -, como adianta João Nogueira da Rocha, jurista português membro do TAS, sediado na Suíça.
Esse factor também pode ser importante se o caso chegar ao Comité de Apelo da UEFA ou ao TAS, embora outros especialistas não tenham essa opinião.
PS: é tudo muito bonito, mas começo a ver as coisas mal paradas... especialmente pelo FCP não ter recorrido, o que desde cedo disse que seria um erro...
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Sporting Clube de Portugal: dúvidas
Gostaria de que descrevessem os factos de uma maniera neutral para que depois cada um dê a sua opinião.
Obrigado.
Fiquem bem
quinta-feira, 29 de maio de 2008
VSC - Emprestados?
O internacional cabo-verdiano Leleco vai jogar no Vitória na próxima temporada por empréstimo do FC Porto. A notícia foi avançada ontem, à noite, pela Inforpress, Agência de Notícias de Cabo Verde.
Leleco diz que está preparado para “o grande salto da sua carreira” e trabalhar para concretizar o sonho da sua vida, que é representar a selecção principal de Cabo Verde.
De acordo com a Inforpress, o interesse dos olheiros do FC Porto neste jovem promessa do futebol cabo-verdiano deu-se aquando da sua passagem por Portugal, em Abril último, altura em que reforçou a comitiva do Batuque Futebol Clube na sua digressão pela Europa. O jogador regressou à casa com o troféu do Melhor Marcador num Torneio Internacional na França.
Em Portugal, Leleco integrou a equipa do Batuque, que efectuou jogo treino com as equipas juniores do Oeiras, Vitória, Famalicão, Benfica, F C Porto, tendo despertado o interesse dos responsáveis do futebol das equipas de Oeiras e FC Porto.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Qual o teu onze para o euro?
Carjacking VS Moneyjacking
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Volta Gabriel, o povo quer-te
Não sou um grande fã do Gabriel - e até já pude ter sido algumas vezes impiedoso com ele - mas não posso deixar de admitir que ele é singular e comentadores como ele não há, e devia de haver. Por isso mesmo é que corre na net uma petição, já com 675 "assinaturas", em que se pede à TVI que o contrate para comentar os jogos do Euro que aí vem.
Só um país pequenino maltrata aqueles que, graças sobretudo ao seu estilo, andam na boca de toda a gente.
Para quem quiser, fica aqui o nosso abraço a um homem que fez história na televisão portuguesa e que se mais não fez foi porque foi "comido" pelos "jovens turcos".
sábado, 24 de maio de 2008
Euro 2008: countdown!
Visto que a epoca futebolística de clubes acabou, agora as atenções estão viradas para o Euro 2008 a começar no dia 7 de Junho. Pela primeira vez vou passar um grande torneio de futebol fora do meu país, o que fará com que sinta com mais orgulho as cores de Portugal. Também vou sentir falta de ver os jogos com os meus amigos e sentir as vitórias do nosso país pelas ruas.
Por isso gostaria de propor o projecto Euro 2008: basicamente voces (os que estão em Portugal) vão colocando informaçoes sobre cada jogo de Portugal, o que se passa por aí, o que se comenta, ou seja, um feedback antes e depois de cada jogo de Portugal.
Da minha parte, seria como um enviado especial em Espanha e daria algumas notícias da selecção espanhola assim como divulgaria o que se comenta por aqui da selecção Lusa.
E o Sami faria o mesmo a partir da Alemanha.
Que pensam disto clandestinos? Alguma ideia mais administrador?
Mais um episódio da novela de Verão...
"Puede ser un coche la prueba definitiva del fichaje de Cristiano?"
Un coche puede ser la prueba definitiva del fichaje de Cristiano Ronaldo por el Real Madrid o al menos añade más carne en el asador de su posible contratación. Marca.com ha tenido acceso a unas fotografías de un R8 de Audi, la casa que proporciona los vehículos oficiales del conjunto blanco en cuyo salpicadero se encontraba un albarán con el nombre del campeón portugués. 'Entregar a Cristiano Ronaldo', se podía leer en dicho documento situado sobre el salpicadero del espectacular coche.
¿Tendrá ya Cristiano Ronaldo una casa con un garaje donde guardar esta joya automovilística?
Campeões Europeus da Publicidade já somos... falta o resto
e aquela japonesa que meteu férias, veio desde Quioto para Viseu só para dar uma prenda ao PAULO FERREIRA?! Eu se fosse a ele tinha medo, muito medo....lol..
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Serviço Público de Informação Vitoriana!!
O Real da Nereida (serão ou não?!)
Isto promete...
À chegada a Lisboa, após a digressão do Benfica a Cabo Verde e Angola, Cristian Rodriguez disse nada saber sobre o seu futuro. O uruguaio manifestou o desejo de permanecer na Luz, mas não descarta a possibilidade de rumar ao Dragão: «Ficarei contente se o FC Porto me contratar.»
Cristian Rodriguez não esconde que gostaria de partir de férias com o futuro resolvido, mas esta é uma questão que passa pelo seu empresário e... por Rui Costa. «Nada sei do que irá acontecer. Gostaria de ficar no Benfica, mas sou profissional e se tiver de sair, sairei. Ficarei contente se o FC Porto me contratar. É também um clube grande. São coisas do futebol! Espero que a situação se resolva o mais rapidamente possível», afirmou Cristian Rodriguez, esta noite, na Rádio Renascença.
in A BOLA
Com o Benfica a fazer tudo por tudo para conseguir Paulo Assunção (apesar de a Fiorentina estar à frente), estas férias futebolisticas prometem! Anseio pelas famosas "tabelas de tranferências"...lol...
Já agora, porque é que ninguém quer treinar o Benfica?
Já agora também, FCP já assegurou presença no torneio quadrangular de Guimarães a disputar na Pré-temporada...isto promete
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Jorge Mendes & Scolari, L.da e outras sucursais
Mais um titulo Nacional, agora na porrada!!!! :)
Vitória é campeão nacional de kickboxing
O Vitória não pára de conquistar títulos e, desta vez, a secção de kickboxing conquistou o título de Campeão Nacional de Kickboxing no campeonato nacional que decorreu nos dias 17 e 18 deste mês de Maio na cidade de Cascais, na bonita localidade de Parede.
Depois de ter conquistado o título de campeões regionais zonas norte, os atletas vitorianos deslocaram-se até Cascais para trazer o título máximo da modalidade. Depois de uma época em grande, após Fernando “Zenga” Machado se ter sagrado campeão mundial de kickboxing em Belgrado e também campeão mundial de Muay-Thai em Banguecoque, trazer o título de campeão nacional da modalidade para Guimarães passou a ser o objectivo principal que acabou por ser conquistado depois de muito empenho e sacrifícios de todos os atletas que foram competir para tornar realidade a conquista do título e engrandecer ainda mais o palmarés do Vitória Sport Clube nas modalidades amadoras.
Os atletas campeões nacionais foram: Katy Matos, Susana Rosa, Rodrigo Fernandes, Carlos Mendes, Pedro Peixoto, Joni Salgado, Domingos Cunha, Vítor Moura, Luís Antunes, Eduardo Xavier, Marcos Vieira, António Sousa. Sagraram-se vice campeões nacionais: Daniel Silva, João Martins, Duarte Oliveira e José Martins tendo Simão Carvalho ficado na terceira posição do pódio.
Alberto costa, Mestre da secção, comenta: “A conquista deste título nacional é a cabal demonstração que o nosso clube está forte em todas as modalidades e em todas as competições que entra vai para ganhar! Esta é uma época de ouro. A nossa equipa está de parabéns e este título é inteiramente dedicado à massa associativa que nos dá força e a toda a direcção que nos apoia, em especial ao director das modalidades, Sr. Eugénio Rodrigues, por tudo o que faz pela nossa secção”.
terça-feira, 20 de maio de 2008
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Um prémio para o voto organizado...
Pedro Geromel conquistou o prémio de jogador mais influente na Bwin Liga 2007/08. Aos 22 anos e com a carreira a correr vertiginosamente para o sucesso, o jogador do V. Guimarães ganhou a corrida a Lisandro e Lucho (FC Porto).
O defesa somou 4792 pontos contra os 4343 do melhor marcador da Liga e confirmou a popularidade como número um no ano de afirmação absoluta no campeonato português.
«É uma honra e grande satisfação ter sido eleito. É bom ser reconhecido pelo nosso trabalho. Se é muito difícil um defesa-central ganhar estes prémios individuais, é muito bom ficar à frente de Lisandro e Lucho, dois grandes jogadores. Ser eleito o melhor da Liga da Portuguesa é uma grande distinção e não é para qualquer um», disse ao Maisfutebol, desde Itália, onde recebeu a notícia com entusiasmo.
O jovem defesa-central de S. Paulo (Brasil) partilhou ainda o prémio com os companheiros. «O V. Guimarães fez uma campanha muito boa e ajudou-me bastante a nível individual. O colectivo foi muito importante e se a equipa não tivesse sido tão regular e ficado em terceiro lugar este prémio não teria sido possível», comentou.
in MAISFUTEBOL
PS: Não tirando o mérito ao jogador, convem relembrar que esta votação é uma farsa! Toda a gente sabe que a Associação Vitória Sempre fez questão de solicitar às gentes de Guimarães que votassem em força de forma a destronar LISANDRO do 1º lugar e lá conseguiram. Devem ter ganho o gosto depois do episódio com o RUI SANTOS do Tempo Extra. Pais, filhos, netos e avós de toda a cidade votaram em força e fizeram valer o seu click. Para esses vai o tal prémio da Liga! O Vitória é mesmo o clube que mais jogadores colocou nos dez mais votados (4), suplantando o Porto com três, e Benfica e Sporting com apenas um. Vale o que vale, ou seja, muito pouco...
Já agora, 5 milhões? «É muito dinheiro», diz o jogador...
Consulta Clandestina - semana IV
Active
Created:
2008-05-12 12:23:58
Last Edited:
2008-05-12 12:31:29
Last Viewed:
2008-05-19 10:45:20
Last Reset:
2008-05-12 12:23:58
Number of Views:
689
Number of Votes:
10
Sereno (o central de elite)...................................... 0 .............................. 0 %
Geromel (a muralha).............................................. 4 ............................... 40 %
Flavio Meireles (o patriota)................................... 5 ............................... 50 %
Ghilas (o platini do norte de africa)...................... 1 ................................ 10 %
Fajardo (a qualquer hora em qualquer lugar).... 0 ................................ 0 %
Nilson (o gato preto).............................................. 0 ................................. 0 %
Desmarets (o gangster)......................................... 0 ................................. 0 %
sábado, 17 de maio de 2008
Que classe de pessoa...
Os clientes da CGD que estavam, 2.ª-feira, na agência de Telheiras assistiram, atónitos, a uma agressão praticada pelo motorista do presidente do SLBenfica, incitado pelo próprio Luís Filipe Vieira. A PSP interveio e as câmaras do banco registaram tudo. Não é a primeira vez que o presidente do Benfica é protagonista de casos desta natureza.
Fonte oficial da PSP confirmou ao SOL que ontem mesmo Tiago Pina formalizou uma queixa contra Luís Filipe Vieira e o motorista: o primeiro por o ter insultado e o segundo por o ter agredido com «socos e pontapés».
Tiago Pina conta que naquela tarde ia «fazer um depósito» no banco e aguardava na fila, quando se apercebeu que um Mercedes buzinava com insistência no exterior. Era o seu Opel Corsa que estava mal estacionado e a bloquear a passagem. Saiu, retirou o carro, mas os ânimos não acalmaram: «O motorista insultou-me de todas as formas e depois o Luís Filipe Vieira abriu o vidro e continuou».
Um comentário de Tiago foi a gota de água: «Ainda por cima és do Benfica». Vieira e o motorista, acusa, foram atrás dele até ao interior da agência e o que seguiu foi uma cena de pancadaria. «O senhor Vieira põe-me a mão no ombro, começa aos gritos e o motorista desata a agredir-me que nem um louco. A cada soco eu caía no chão», acusa Tiago Pina, que foi auxiliado pelas pessoas que estavam na agência. «Todos tentaram ajudar e impedir o pior». Três funcionários da CGD estão indicados como testemunhas do caso. A Polícia chegou ao local já os agressores tinham saído. Mas as câmaras de videovigilância registaram a cena e a PSP vai agora visionar as cassetes.
Tiago recebeu tratamento ao fim da tarde no Hospital de Santa Maria – cujo relatório das lesões foi anexado à queixa: «Estou cheio de hematomas na cabeça», desabafa.
In Sol
Agora imaginem as artimanhas que este senhor deve fazer no resto da sua vida social e profissional. O típico chico-esperto que subiu na vida sem se saber como, sem educação nem modos.Onde está a diferença entre a coação e a corrupção?
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Quotes
"A man's face is his autobiography. A woman's face is her work of fiction."
"A gentleman is one who never hurts anyone's feelings unintentionally."
"Always forgive your enemies - nothing annoys them so much."
"America is the only country that went from barbarism to decadence without civilization in between. "
"Anybody can be good in the country. There are no temptations there. "
"Bigamy is having one wife too many. Monogamy is the same. "
"By giving us the opinions of the uneducated, journalism keeps us in touch with the ignorance of the community. "
"Do you really think it is weakness that yields to temptation? I tell you that there are terrible temptations which it requires strength, strength and courage to yield to. "
Final da Taça de Portugal
VS
E se a vida fosse assim:
In my next life I want to live my life backwards. You start out deadand get that out of the way. Then you wake up in an old people's homefeeling better every day. You get kicked out for being too healthy, gocollect your pension, and then when you start work, you get a goldwatch and a party on your first day. You work for 40 years until you'reyoung enough to enjoy your retirement. You party, drink alcohol, and are generally promiscuous, then you are ready for high school. You thengo to primary school, you become a kid, you play. You have noresponsibilities, you become a baby until you are born. And then youspend your last 9 months floating in luxurious spa-like conditions withcentral heating and room service on tap, larger quarters every day andthen Voila! You finish off as an orgasm!
I rest my case.
Marcha do Vitoria
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Porque era inevitável e obrigatório
- agradecimentos ao ilustre Meireles, pela descoberta desta relíquia
Zenit - Campeões da Taça Uefa
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Paulo Assunção alvo da política do seu clube
Segundo informações recolhidas junto de testemunhas oculares, os ameaçadores terão dito a Paulo Assunção que se este não renovasse com o FC Porto até quinta-feira poderia ver a integridade física ameaçada.
Assunção ficou assustado e dirigiu-se a uma esquadra da PSP para apresentar queixa. Pouco tempo depois, contactado telefonicamente, Paulo Assunção disse o seguinte: «Estou assustado. Disse tudo o que havia para dizer na polícia, apresentei queixa na esquadra das Antas.»
Champions sem lugar para corruptos
O FC Porto, condenado na perda de seis pontos na presente época, por decisão da Comissão Disciplinar da Liga, por tentativa de corrupção no âmbito do processo Apito Final, decidiu não recorrer da sanção aplicada, tendo o prazo de recurso terminado ontem. Assim, perante o trânsito em julgado da sentença da Liga, os dragões, diz Cunha Leal, «podem caber na alínea D do ponto 1.04 do Regulamento da Liga dos Campeões».
terça-feira, 13 de maio de 2008
Curioso
O antigo presidente do clube elege Manuel Cajuda como o grande mentor da escalada única dos minhotos, encetada a partir da Liga Vitalis, mas entende que o êxito desta época não se compara, em termos pontuais, com as melhores classificações das equipas suportadas pelos seus mandatos. "Olhe, em 1995/97 somámos 62 pontos e acabámos em quinto lugar, por exemplo. Este campeonato foi nivelado por baixo, nunca houve um tão fácil", argumentou, embora elogiando a acção do actual treinador da equipa vitoriana. "Merece os louros todos. Conseguiu unir o grupo e aproveitou a circunstância de os dois clubes de Lisboa estarem péssimos", observou.
Em relação aos quatro milhões de euros que o Guimarães poderá encaixar se conseguir sair vencedor da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, Pimenta fez uma sugestão curiosa. "É uma boa altura para desipotecarem o património. O Vitória ficou empobrecido com a gestão de Vítor Magalhães", acusou, guardando outra crítica à actual direcção. "Foi muito silenciosa e permitiu que o Vitória fosse roubado escandalosamente em dois jogos cruciais. Quando éramos roubados, eu denunciava logo", lembrou.
In OJogo
Que dizem destas declarações caros Vitorianos?
Até este homem está lúcido!!!
"Recuso que Boavista e FC Porto sejam bodes expiatórios"
Dias da Cunha confessou-se "incomodado" com o momento escolhido para a divulgação das conclusões sobre o Apito Final. O ex-presidente do Sporting afirmou no programa Prós e Contras, da RTP1, que "o que está a ser julgado aconteceu época após época". "O que interessa é acabar com o sistema. Se fôssemos ver cada clube que esteve em determinada momento no poder, desde o tempo da ditadura - e nem excluo o Sporting -, tentou exercer a sua influência. Porquê pegar agora no major Valentim Loureiro, no presidente do Leiria, no Boavista e o FC Porto? (…) Estão a ser transformados em bodes expiatórios e recuso isso", frisou. Uma opinião partilhada por Cunha Leal, ex-director executivo da Liga.
Dias da Cunha defendeu a mudança de toda a legislação que enquadra o futebol e, perante o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, lamentou a inacção da tutela. "O Governo teve medo de se meter com o futebol. O Estado deveria começar a interferir, a partir do momento em que a verdade desportiva começou a ser aviltada", afirmou.
Um dos implicados no processo, Valentim Loureiro, referiu que "o Boavista não cometeu qualquer crime para a descida de divisão e está a ser alvo de uma injustiça inqualificável", criticando o presidente da CD da Liga, Ricardo Costa, aquando do anúncio das conclusões do processo, cuja pose, na passada sexta-feira, apelidou de "exuberante, vaidosa, alegre e de felicidade extrema".
In OJogo
Este homem sempre foi coerente...