Edinho: 41 anos e 14 golos para devolver o Farense aos «nacionais»
O Sporting Clube de Farense está de regresso aos campeonatos nacionais. Os «leões de Faro» foram campeões distritais e por isso garantiram a subida à 3ª divisão. Um feito que contou com o importante contributo de Edinho. Aos 41 anos, o avançado brasileiro continua a mostrar dotes de goleador e apontou 14 tentos.
«Também tive derrotas na carreira, mas a maior parte das vezes ganhei. Aos 41 anos continuo a ganhar. Conquistei cinco títulos em Portugal e muitas vezes como melhor marcador. Ganhar faz parte de mim», disse o jogador, em declarações ao Maisfutebol.
Apesar de ser já «quarentão», Edinho ainda não pensa em abandonar os relvados, e revela as razões da longevidade da carreira. «O segredo é trabalho e saber estar, tanto dentro como fora dos campos. Temos de nos saber cuidar», disse o avançado, que não se cansa de marcar golos: «Procuro estar no sítio certo. Continuo com instinto goleador.»
O regresso à casa de partida, 18 anos depois
Edinho marcou 14 golos pelo Farense, mas só chegou aos «leões de Faro» em Dezembro. A época tinha sido iniciada com a camisola do Campinense, onde já tinha apontado nove tentos.
«Estava a jogar na 3ª divisão e era o melhor marcador, mas acreditei que podia ganhar mais um título e por isso aceitei o convite do Farense, em Dezembro. Foi o clube que me abriu as portas da Europa», lembra o jogador.
O avançado foi descoberto no Brasil pelo Farense, em 1990, mas o excesso de estrangeiros no clube da capital algarvia fez com que rumasse ao vizinho e rival Olhanense. O Portimonense e o Desp. Chaves antecederam a mudança para o Sporting, mas Edinho nunca chegou a jogar pelos «leões de Lisboa». Foi cedido ao V. Guimarães e depois passou por Bradford (Inglaterra), Dunfermline (Escócia), U. Lamas, Vizela, Portosantense, Juventude de Évora e Campinense. 18 anos depois regressou à casa de partida, mas com uma realidade bem diferente.
«Na altura o clube estava na 1ª divisão. Agora estava no distrital, mas o Farense é sempre o Farense. Este título tem um significado muito grande. Não se trata de um clube qualquer. Conseguimos algo que vai ficar na história do clube», disse o avançado ao Maisfutebol.
Na próxima temporada o Farense vai estar na 3ª divisão, e Edinho acredita que é possível festejar mais um título. «Em princípio vou manter-me no clube. Em termos individuais o objectivo é continuar a marcar golos. Colectivamente, penso que o Farense tem de lutar para ser campeão», disse o veterano avançado, que acredita que «as pessoas que estão na direcção têm capacidade para colocar o clube no lugar que merece».
Há quase duas décadas em Portugal, não é de estranhar que Edinho já tenha coração lusitano. «Já sou português, e algarvio», ressalva.
Grande garrafão, sempre a bombar, ainda por cima num clube que muitas saudades deixou nos adeptos do futebol Luso...
2 comentários:
só deixou saudades pelo facto de agora de ser no Algarve...
de resto, eram vermelhos vermelhões...
não deixou saudades nenhumas....o clube ainda não acabou??? que pena...
Enviar um comentário