sexta-feira, 6 de junho de 2008

Under Pressure


A confirmação da ajuda prestada pela Associação Europeia de Clubes, inclusive através da intervenção pessoal do responsável máximo, o alemão Karl-Heinz Rummenigge, também presidente do Bayern Munique, foi dada, ao JN, pelo porta-voz da associação, o espanhol Raul Sanllehí, dos quadros do Barcelona, outro dos clubes que está, transitoriamente, à frente do organismo nascido do G-14.
"Estamos a acompanhar a situação a par e passo, desde o início, e entendemos que a decisão da UEFA não tem justificação", sublinhou Raul Sanllehí, sustentando que o objectivo é "fazer lóbi" a favor dos tricampeões nacionais. "Os factos ainda não estão provados, pois o caso não transitou em julgado", lembrou. De recordar que o aparecimento do G-14, entidade que agrupava uma boa parte dos clubes do top europeu, incluindo o F. C. Porto, se deveu, precisamente, à necessidade de afrontar a UEFA e cuidar dos interesses das equipas, em contraponto com várias das teses apresentadas pela estrutura sediada em Nyon.
O porta-voz foi bem claro. A ECA está solidária e a suspensão do F. C. Porto é um "equívoco". Anteontem, dia em que o Órgão de Controlo e Disciplina anunciou a exclusão portista da Champions, a Associação Europeia de Clubes elaborou um comunicado, não só a discordar do castigo, mas também a solicitar uma reunião com a UEFA, no sentido de esgrimir argumentos e discutir cara a cara toda esta situação. A task-force está em campo e espera obter resultados. Durante o dia de ontem, Raul Sanllehí ainda não tinha recebido uma resposta, mas mantinha a confiança que a pretensão será atendida e concretizada no decorrer da próxima semana. "Estamos a trabalhar em paralelo", salientou. Na Suíça, já se encontra Adelino Caldeira, advogado e administrador da SAD. É que ao F. C. Porto não resta outra via senão o recurso para o Comité de Apelo da UEFA, junto do qual os dragões vão tentar anular o castigo. Na sua defesa, os azuis e brancos serão auxiliados por especialistas radicados na Suíça, na área do Direito Desportivo. Seis dias é o tempo para actuar, mas tudo será tratado antes do expirar desse prazo.
Conforme o disse, na entrevista à SIC, Pinto da Costa está confiante num desfecho positivo, destacando que "a procissão ainda vai no adro", sempre "convicto de que o F. C. Porto irá à Champions". O timoneiro dos dragões acusou a FPF de ter omitido que o caso, resultante do Apito Dourado, ainda só conheceu uma decisão, da parte da Comissão Disciplinar da Liga, e que o recurso enviado para o Conselho de Justiça, cujo veredicto está por saber, pode reverter a história, se for favoravel.
F. C. Porto é membro fundador
Raul Sanllehí assegurou que o contacto com o F. C. Porto é permanente, designadamente através dos dirigentes que, por norma, marcavam presença nas reuniões do extinto G-14: Fernando Gomes, administrador da SAD, e Paiva Brandão, director-geral. A estes juntou Daniel Pereira, do gabinete jurídico do Dragão e outro dos interlocutores.
Além do Bayern Munique e do Barcelona, também Milan, Chelsea, Ajax e Lyon integram o estado maior da ECA, mantendo o F. C. Porto, a par do Real Madrid, da Juventus e do Manchester United, só para citar alguns dos mais sonantes, o estatuto de membro fundador. A assembleia geral do final da época está marcada para os próximos dias 7 e 8 de Julho e a continuidade de Rummenigge na liderança é consensual, o que diz bem do prestígio e da importância do alemão, sem dúvida um aliado de peso do F. C. Porto na batalha jurídica em curso, em solo helvético.
A ECA vai agrupar 103 clubes, oriundos das 56 associações filiadas, e Portugal, mercê do ranking da UEFA, também conta com Benfica e Sporting nas suas fileiras. No entanto, apesar do Benfica ser parte interessada neste dossiê e se estar perante um hipotético caso de conflito de interesses, pois os benfiquistas beneficiariam com a saída dos portistas da Liga dos Campeões, Raul Sanllehí esclareceu que esse problema não se coloca e o que está em causa é somente a defesa do F. C. Porto, face a uma "decisão incorrecta" da UEFA.

38 comentários:

Anónimo disse...

O Polvo estende os seus tentaculos!

Anónimo disse...

É mesmo isso Marcelo!!
E o pior, é que está aliado aos nazis do futebol europeu...

Anónimo disse...

Desculpem a sinceridade mas isto é uma vergonha, quem está minimamente atento ao futebol português só tem que ficar triste com estas movimentações pois é concensual, tirando os adeptos do porto, que o castigo de 6 pontos é absurdo por escasso quanto mais não haver castigo nenhum.Raramente concordo com o lfv mas ele tem razão, o porto nunca contestou as provas, como fazem as pessoas ou instituições inocentes, pura e simplesmente tentou que não fossem admitidos certos meios de prova, bem ao estilo dos culpados que procuram fugir com o rabo à seringa. É triste que na europa as coisas se passem aparentemente da mesma forma que se passam por aqui...

Anónimo disse...

pois é...afinal parece que o porto tem muito peso na europa...os maiores colossos estão do nosso lado...até o próprio milan...eu percebo que para vocês é dificil perceber...só têm merda na cabeça...é a vida....ahahahahahahaha

Anónimo disse...

jm

"o porto nunca contestou as provas, como fazem as pessoas ou instituições inocentes, pura e simplesmente tentou que não fossem admitidos certos meios de prova"

O FCP pode até ser ilibado por inadmissibilidade das provas existentes, agora não as podia contestar pois estas eram por demais evidentes.

O futebol português estava todo minado.

Mas toda a gente sabia o que se passava! Como pode haver tantos cegos, principalmente os portistas, que ainda defendem aqueles senhores, insultando e ameaçando aqueles que trouxeram justiça?

Apesar de nos ultimos anos terem sido bastante superiores no campo, não posso esquecer que a base de todas estas equipas foi a gatunice!

Para mim os campeonatos valem 0, São iguais aos tais do Benfica Salazaristas que eles tanto gostam de falar.

Pela mesma ordem de ideias posso assaltar um banco e andar por aí a vigarizar pessoas e depois se investisse e multiplicasse o dinheiro, o comportamento anterior era totalmente branqueado!

Não pode ser...

Anónimo disse...

Amigo João Sousa

Não acrescento uma vírgula ao que disseste, está tudo dito...Principalmente a parte da comparação dos títulos do benfas no tempo do salazar e dos tripas nestes últimos 20 anos. Para mim valem 0.

Anónimo disse...

ó anónimo parabéns por terem o milan do vosso lado, outro clube condenado por corrupção, lá está, a merda nos esgotos também se junta no fundo dos canos...

Anónimo disse...

Valem zero...lol...

enfim... nem acrescento mais nada, porque voces nao sabem o que é lutar sequer por um titulo contra o clube do Estado... quanto mais ganhar-lo...

ah, pois...o que nao vale nada sao os titulos europeus...pois é...
o x-tema é europeu, melhor, MUNDIAL...

sejam humildes!

PS: para quem é (?) advogado, gostas pouco de ir pelos caminhos da lei.............

Anónimo disse...

Bluebeast, o que queres dizer é que o Ricardo Costa devia ter aparecido mais cedo?

Anónimo disse...

apoiado bluebeast...

Anónimo disse...

Bluesbeast, caminhos da lei??? Mas pensei que estávamos a falar do porto...

Anónimo disse...

Caro Bluebeast, poucos segundos após a minha resposta arrependi-me pois não acho que a resposta simplista seja o melhor caminho principalmente a quem me merece consideração...
Posto isto só queria dizer-te que não estou a falar na pele de jurista, aliás quando o fiz até foi para dizer que achava que neste particular a razão assistia ao porto em termos jurídicos. No entanto, como adepto, não posso ficara calado quando há anos sem fim ouço histórias e sei de coisas que em nada dignificam a instituição fcp. O mesmo se passava com o VSC no tempo do pimenta e nunca o defendi, bem pelo contrário... O que se passa é que a maioria dos portistas ainda não se aperceberam, na minha opinião, que mesmo que ganhem o recurso o seu nome está já manchado devido a esta "assunção de culpa" por parte da sad do porto. Para muitos foi o culminar de anos de suspeição que acabaram numa admissão de culpa por parte do porto e isso demorará anos a desaparecer. Dir-me-ás que todos os portistas queriam que a sad tivesse recorrido, e eu acredito nisso, mas a verdade é que não recorreu e lançou na lama o pc e os dirigentes azuis, bem como as conquistas efectuadas no seu tempo de governação, pelo menos para a maioria dos adeptos do futebol. Claro que como adeptos exacerbamos sempre um bocado as coisas, até para picar os outros, mas não confundas as minhas vindas aqui descontraidamente com a profissão que exerço pois não tem nada a ver, aqui venho para tripar e claro que se, hipoteticamente, o porto fosse meu cliente teria mil e uma maneiras de tentar provar que a razão nos assistiria, até porque, repito-me, acho efectivamente que em termos jurídicos, aliás mais até em termos de procedimento processual, o porto tem razão nas suas pretensões mas daí até considerar acitável, como adepto sublinhe-se, alguns comportamentos desse senhor pinto da costa vai uma enorme diferença...
Abraço

Anónimo disse...

és o maior...foram décadas e décadas com o porto sempre a roubar...volto a repetir o que já tinha repetido...se não fosse o pc o vitória era hoje em dia o melhor clube do mundo e quem sabe da europa...coitadinhas das vítimas...e vê-se logo como é o nosso país, onde quando alguém tem sucesso arranjam-se logo maneiras de o desvalorizar apenas por pura inveja, onde o porto cá dentro é um clube regional, mas lá fora é um dos mais respeitados e conceituados do mundo...muita inveja....

Anónimo disse...

Va la!!!

Os vimaranenses a concordar com o que tenho vindo a pregar aos peixes a muito tempo!

Quanto aos portistas e a estoria do costume.

Blue Beast para veres como estas tao certo ate o anonimo concorda contigo.

Anónimo disse...

vocês é que é sempre a mesma estória...são uns coitadinhos que são prejudicados ano após ano...tenho tanta pena vossa...e das goleadas que vos esperam...ahahahahahah

Anónimo disse...

O Marcelo é que é o verdadeiro Marinho Neves!!
Já pregava este discurso durante os meus tempos da mocidade!!
O grande idolo dos tempos do liceu!!

Anónimo disse...

Fui um incompreendido no meu tempo. Um galileu durante a inquisição.

Nuno disse...

Desculpem-me a ignorância, mas porque é que escrevem "estória" e não "história"?!?
É que eu sempre escrevi "história". Houve mudança na escrita portuguesa ou significam coisas diferentes?

Nuno disse...

Eu ainda quero saber é da história (ou estória) de quando o Pacheco cagou no balneário do Benfica. Essa sim, Sr. Marcelo, é a tua grande bandeira contra o FCP!!

(passados tantos anos ainda nao me consegui deixar de rir com esse episódio do futebol contado pelo Prof. Marcelo)

DJ Olex - Evita a caspa disse...

o acordo ortográfico anda a minar esta merda toda...
a cena é tipo (reparem que belo português "a cena é tipo"): vou vontar-te uma estória e fazer História.

Anónimo disse...

lolollolollllooololololool

À grand'a Pacheco!!
Realmente, essa história, foi o pico de uma grande carreira do Prof'eneta!!

Nuno disse...

Olex: essa diferença das palavras é verdadeira ou estás no gozo?

Anónimo disse...

Desculpem mas história significa qualquer evento significativo ocorrido no passado enquanto estória significa que é algo meio absurdo ou recambolesco...

ex: as estórias do reinaldo teles não são iguais à história de Portugal... não sei se me fiz entender, e isto ainda não é nenhum acordo ortográfico :)

Nuno disse...

Confesso que desconhecia o signifiado de "estória". Obrigado pelo esclarecimento e por enriquecerem o meu vocabulário.

Nota: este é um blog muito vivo. Já repararam que há cometários quase de 10 em 10 minutos?
Este blog ainda vai ser banido das empresas por reduzir a pordutividade lol.

Nota 2: Ñós ainda não nos esquecemos da história do Pacheco Sr. Marcelo. Era bom que contasses a tua história para saber se o Sr. Carneiro a certifica ou não, visto que ocorreu no seu tempo.

Anónimo disse...

Este sabe ler dicionários, estou surpreendido, no entanto ainda não percebe bem o alcance das palavras, que otário...Ou será que histórias de carácter ficcional ou popular, contos, etc não têm sempre associadas uma componente recambolesca ou absurda se comparadas com a vida real...
A ignorância é mesmo muito atrevida, enfim...

Nuno disse...

O meu comentário referia-se ao do Meireles, mas parece que o anónimo tb é dotado na Língua Portuguesa.

Vou investigar...

Anónimo disse...

De dicionário na mão é dificil... lolololololol

Anónimo disse...

Vamos a uma derradeira tentativa de meter um bocado de inteligência na cabeça deste otário:
quando deste a definição de estória copiada de um dicionário deste várias definições correcto? Efectivamente uma história de carácter ficcional ou popular não é o mesmo que uma narração curta pois não? Logo daqui se retira o ensinamento que existem sempre várias definições para uma palavra, certo? Para confirmar isso basta abrir um dicionário e ver as várias definições que dão de uma determinada palavra, estás a acompanhar? Bem, foi o que eu fiz, dei uma das possíveis definições da palavra, na minha opinião a que mais se coadunava com o sentido que queriam dar-lhe... De resto, caro anónimo, já se perdeu por aqui tempo demais com sub-16 punheteiros por isso até uma próxima...

Anónimo disse...

viva o 25 de abril !

viva o protesto dos camionistas que já está a bloquear a Invicta!

viva o peixe fresco !

Viva o verão !

VIVA, VIVA, VIAVA O PC !!! ;)

TheBlueBeast disse...

será que o acordo ortográfico é a derradeira tentativa de legalizar as prostitutas provenientes de terras de Vera Cruz em Portugal?

Anónimo disse...

25 de Abril sempre!

Fascismo, nunca mais!

O povo está com o MFA!


Confesso que essa é a única estória (Nunooooo, não sabias... tstststst) das que eu contei que acho não haverá fotos!!! Aliás espero bem que não porque era uma foto que não gostaria de ver.

De resto, desde o Guarda Abel (santa ignorância de todos os presentes, e ainda se dizem adeptos de futebol!!) ao Cavaco Silva no coqueiro foi tudo provado.

Como diz o grande Zach de la Rocha, If ignorance is bliss than knock the smile out of my face.

Portem se e bom fim de semana.

Anónimo disse...

Como já foi dito estória não vem do mais recente acordo ortográfico.

Nuno disse...

Anónimo, acontece que não somos assim tão básicos (se calhar como tu) e gostamos de aprofundar as coisas. Se te desses ao trabalho de investigar farias melhor do que ires simplesmente ao dicionário e ficarias melhor cotado.

Desconhecia que na internet existem debates entre estas 2 palavras! Pelos vistos o uso de "estória" não é consensual e deve-se a um estrangeirismo vindo do Brasil. Mas a Sociedade da Lingua Portuguesa esclarece-nos:

Estória era a grafia que se usava no português medieval. Significava o mesmo que história.

Há poucos anos, começou-se a fazer distinção entre estória (conto, narração de coisas e acontecimentos fictícios, como sejam as histórias para crianças) e história (narração de factos sociais, políticos, económicos, militares, etc., relativos a um ou mais países).

Esta distinção começou no Brasil e está-se espalhando entre nós. Tal distinção deve-se, julgamos, a influência do inglês, que usa story (sem h) no sentido de conto, novela, narrativa, etc., e history (com h) no sentido que demos atrás para história, que é o mesmo de estória em Fernão Lopes e outros escritores medievais.

O Brasil copiou da língua inglesa, e nós copiámos do Brasil. E para quê? Nunca a palavra história deixou de ter significado bem preciso, quer se tratasse de conto ou da verdadeira história. O contexto determina com facilidade o sentido da palavra. Note-se, até, que fazemos distinção entre história e histórias. No plural são os contos, novelas, que estão fora do espírito científico, como sejam as «Histórias Para os Meus Filhos», «Histórias para crianças», etc.


Espero ter esclarecido o assunto!

Anónimo disse...

Lá está, o gajo foi ao único dicionário português que tem a palavra (o da porto editora) e só disse merda como é costume. Quando disse que era algo absurdo ou recambolesco queria dizer exactamente o que disseste em cima nox, ou seja, que era algo ficticio, que não podia ser entendido como um facto fidedigno ou cientifico, em suma que não podia ser encarado como um acontecimento histórico devidamente comprovado, mas quem não chega a 10 nunca passará os 20, isso é certo...

Nuno disse...

Caros clandestinos: começo a perceber realmente o vosso desprezo por este anónimo.

Qual foi a parte da "Sociedade da lingua PORTUGUESA" que não percebeste? Isto foi retirado de um site português!!
Se reparares o que desvrevi diz "O Brasil copiou da língua inglesa, e nós copiámos do Brasil."
Qual é a parte do "nós" que não percebeste? Acho que "nós" referia-se aos portugueses...

Eu nem sei porque estou a ter trabalho em tentar explicar-te isto...

Anónimo disse...

Duvidas de português esclarecem-se aqui:

http://ciberduvidas.sapo.pt

Anónimo disse...

Ainda não repararam que o freak vive só num submundo qualquer?!

Relegai-o ao vosso desprezo.

Anónimo disse...

O Barcelona, por intermédio do presidente Juan Laporta, já fez saber está do "lado do F. C. Porto". Mais, considera que "a decisão da UEFA foi precipitada" e confia que, ao reabrir o processo, o organismo que gere o futebol europeu "tomará uma decisão mais ponderada".

O Bayern Munique, outro dos fundadores e membro do staff que gere a Associação, também toma partido pelo lado portista, no seguimento, aliás, do posicionamento já conhecido do seu presidente Karl-Heinz Rummenigge.