domingo, 21 de dezembro de 2008
Nova Guerra à vista !
A candidatura conjunta de Espanha e Portugal à organização do Mundial'2018 foi discutida na semana passada, num encontro que Gilberto Madail, presidente da FPF, e Angel Villar, líder da Federação espanhola, tiveram na sede da UEFA, em Nyon. A informação foi avançada pelo jornal espanhol "Marca", que, tendo em conta o interesse espanhol em organizar a prova, considera fundamental a parceria pelos apoios que Portugal poderá angariar.
Curiosamente, Joseph Blatter, ontem, após uma reunião do Comité Executivo da FIFA, considerava a Inglaterra "favorita" à conquista da organização, embora elogiasse os esforços da coligação ibérica, cuja candidatura considerou "muito forte".
O dossiê ibérico estará em fase adiantada, ao ponto de avançar com as cidades onde se realizarão os jogos em cada um dos países (ver infografia), havendo uma única dúvida - e em Portugal: Braga ou Guimarães. Estará também decidido que o jogo de abertura será em Portugal e a final em Madrid.
A FIFA abre o processo de candidaturas em Janeiro próximo, esperando-se que haja, pelo menos, cinco propostas, para além da ibérica: Estados Unidos, Austrália, Rússia, Inglaterra e, em conjunto, Bélgica e Holanda (repetindo o Euro'2000). A decisão da FIFA deverá ser anunciada em Dezembro de 2010.
In O JOGO
Espanha terá 8 cidades sede, sendo que Portugal terá 4. Porto, Lisboa e Faro são dados adquiridos, faltando apenas a decisão sobre qual a cidade do Minho a englobar na candidatura.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Sou completamente contra uma candidatura conjunta com Espanha.
E não sei porque esta dúvida, está mais do que visto que vai ser escolhido o de braga, até porque será a primeira vez que se realizará um jogo de um mundial num sambodromo.
sou obrigado a concordar com o Amil na parte em que ele diz que está mais que visto que será Braga...
tem mais capacidade hoteleira, mais serviços, é a capital do distrito, tem um estádio com uma engenharia superior que inclusive mereceu prémio da UEFA, alem de que tem a benção do FCP ;)
eu sou a favor duma candidatura conjunta, pois já não temos que investir nada para poder realizar esse Mundial, e penso que será por essa altura que o novo aeroporto de Lisboa e o TGV estarão prontos, o que pode impulsionar a candidatura do lado tuga.. de resto, nem mais um EURO para Estádios!
O Blue é o maior.
Com textos como este, não tarda nada já cá canta o tacho numa empresa estatal.
Também concordo que será certamente a cidade de Braga a eleita.
Posso desde já dizer que no sábado vim a ler a Marca na viagem de regresso e li com atenção esse artigo. Na minha opiniao os espanhóis vão ser aqueles que vao mandar e dar todas as directrizes nesta candidatura, e nos estaremos caladinhos a ouvir. Estão com uma posição um pouco na onda do "Nós somos a cabeça do projecto e voces vêm por arrasto". Sinceramente nao gostei do que li nas entrelinhas.
A razao principal pela qual eles deixam que nos aliemos a eles, e que vinha nesse artigo e que nao esta neste post, é a de que com Portugal, esta candidatura conjunta terá os votos dos PALOPS, sobretudo do Brasil!
Mas é uma candidatura que vem esbarrar na candidatura olímpica Madrid 2016...
Enviar um comentário