segunda-feira, 13 de novembro de 2006

Como aumentar as exportacoes nacionais?-aula de economia

Como todos sabem um grande indicador do estado de uma economia é o nivel das exportacoes. O problema é que nesta economia mundial cada vez mais globalizada as exportacoes terao que ser competitivas a nivel internacional. Ora Portugal, nos ultimos 40 anos, sempre apostou numa exportacao em que o baixo custo da mao de obra era o grande factor de competitividade. Como neste momento a nossa mao de obra nao e tao barata os produtos fabricados por portugueses estao agora a ser fabricados por chineses, indianos, marroquinos (nao os de Braga).... Consequencia: Crise!!!! Entao o que é que poderemos fazer? Apostar em produtos ou SERVICOS nos quais somos muito competitivos a nivel internacional. Nos quais a qualidade é o factor importante. Estive a estudar e a ler e depois de muita meditacao descobri no que somos competitivos a nivel mundial!!! Nao é um produto mas um servico, contemplado na pessoa do Gatuno ou Palhaco como nós gostamos de chamar nos estadios por este pais fora (a.k.a. árbitros). Li um artigo interessante no site www.adeptos.blogspot.com e nao é que descobri que esse senhor de nome Paulo Costa, grande amigo no sr. Jorge Nuno, foi convidado para arbitrar um jogo na Ucrânia!! Fantástico! O problema é que na Ucrânia o convite partiu de um dirigente da Federacao Ucraniana de futebol que é irmao do presidente do Dinamo de Kiev. Como pelos vistos a fama dos nossos árbitros já chega álem fronteiras decidiram convidar o Paulo para o jogo Dinamo de Kiev vs Shaktiar Donekst. Como nao seria de esperar 4 expulsoes e a vitoria por 1-0 do Dinamo. Paulo Costa teve que abandonar o estádio com escolta policial, nada a que nao estivesse habituado! O caso pelos vistos chegou a estacoes noticiosas de todo o mundo, chegando até à Austrália. Proponho assim que Portugal aposte na arbitragem como servico exportador. Somos a par dos italianos dos paises mais competitivos do mundo nesta área e nao faltam por ai árbitros para exportar. Saudacoes álem fronteiras....

4 comentários:

Anónimo disse...

vai mamar a famalicão...

Nox disse...

Não percebi essa do "Paulo Costa, grande amigo no sr. Jorge Nuno"... Quem faz insinuações tem de as provar! Sami, tb fazes parte do Guiness agora?

Sá Rocha disse...

Essa de te fingires de ignorante já nao pega... Sabes bem que é portista ferrenho e que está aonde está porque o Pinto é o "Padrinho".

Anónimo disse...

Uma grande rubrica do nosso economista de serviço, para lém fronteiras. De facto, o nosso Prof. Marcelo, tem-se saído bem nestas intervenções.

De realçar o seu bom gosto e o seu mérito por ter acesso a informações únicas, que por alguns são aceites como calúnias, para outros, como eu mesmo, são a verícidade pura e dura.

Continue o bom trabalho Professor Marcelo, que tem futuro... Veja se da próxima vez nos escreve em Luanda ou Lourenço Marques como o original!