sábado, 9 de dezembro de 2006

Sugestões para o Natal: "Carolina Salgado - A Verdadeira História"


O prometido livro de Carolina Salgado já está nos escaparates. Ao longo de cerca de 150 páginas, a ex-companheira de Pinto da Costa relata a experiência da sua vida de 29 anos, dando particular destaque aos 6 em que viveu lado a lado com o homem que conheceu quando trabalhava no Calor da Noite, bar de alterne da cidade do Porto, e que considerava como “pai” dos seus dois filhos.

Num relato onde não esconde a revolta com muitas coisas que agora considera erradas e injustas, Carolina traça um panorama bastante cinzento dos bastidores do futebol português, denunciando um sem-número de situações obscuras.

“Comparado com o que vivi e passei, o Calor da Noite, o mundo da noite e do alterne é quase como um jardim infantil povoado de inocentinhas criaturas”, revela.

Entre muitos episódios curiosos, a autora dá grande destaque às incidências do célebre “Apito Dourado”, garantindo que todo o processo provocou enorme agitação em Pinto da Costa. Ainda sobre o mesmo assunto, é revelado que foi o advogado Lourenço Pinto quem, na véspera da ida da Polícia Judiciária à sua casa na Madalena, avisou o amigo do que estava prestes a suceder, ajudando-o a preparar a fuga para Espanha, bem como o regresso para prestar declarações (devidamente ensaiadas) às autoridades.

Carolina adianta ainda que, caso Pinto da Costa tivesse ficado detido após o interrogatório, os membros dos Super Dragões iriam invadir o tribunal para libertar o presidente. Depois, a ideia era voltar para Espanha e esperar, serenamente, que toda a agitação acalmasse...

Estas denúncias agora publicadas, poderiam não ser novidade para alguns, mas a referência aos problemas de flatulência do homem-forte do FCP, o episódio de quando Víctor Fernandez vestiu uns calções de banho de Jorge Nuno e, é referido pela autora, de que esta poderia ter sido o motivo pelo qual o treinador fora embora, da agressão a um autarca de Gondomar conduzido por Pinto da Costa, entre outros, destaca este livro como uma preciosidade.

Por último, gostaria de destacar algumas trocas de palavras entre os dois intervientes:
Carolina: -"Vou escrever este livro nem que seja com o meu próprio sangue."
Jorge Nuno: -"Nesse caso faço questão que este livro seja um best-seller!"

Jorge Nuno: -"Não tenho problema nenhum. Se quiseres até te escrevo o prefácio."
Carolina: -"Lá estás tu! Ficas-te sempre pelos preliminares..."

Que rica prenda no sapatinho!!

5 comentários:

Nox disse...

A credibilidade é que não abunda nesta personagem.

Sá Rocha disse...

Lindo.... A negacao continua por parte dos portistas. Se calhar a Carolina tem uma imaginacao superior a autores como Tolken (senhores dos aneis), eu acho que ela nao tem cabeca para tanto. Mas fica para cada um de nós apreciar...

xico caliente disse...

A qualidade deste polémico livro não será a autora ou o português mas a verdade dos factos e o expôr em praça pública do que não se quer ouvir ou saber.
A verdade está a começar a aparecer e alguém vai caír...

Sá Rocha disse...

Depois de anos a pregar para os peixes..... A verdade comeca a aparecer. Mais uma vez esta é bem pior que a ficção.

Nox disse...

Vocês ainda acreditam no Pai Natal?