quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

A origem do caso "Apito Dourado"




Rui Mendes era árbitro de 1ª categoria. Em 2001 foi abordado pelo vogal da Comissão de Arbitragem da Liga, Nemésio de Castro, numa área de serviço, quando se dirigia para um jogo em Campo Maior. O vogal deixou a promessa de que o árbitro, Rui Mendes, estaria protegido nesse jogo e não desceria caso fizesse o frete. A promessa acabou por não ser cumprida e o árbitro obrigou Valentim Loureiro a abrir um inquérito na Comissão Disciplinar da Liga que acabou como todos os outros, arquivado.Só que, como foi tornada pública a carta que a seguir transcrevemos, a PJ iniciou uma investigação que deu início ao mega processo Apito Dourado. Rui Mendes colaborou com a PJ, numa fase inicial, acompanhando os inspectores em vários jogos denunciando os próprios colegas. Mas, no final também acabou arguido.José Luís Tavares e Nemésio de Castro sairam a tempo e incólomes.




Em exclusivo a carta que deu origem ao maior processo sobre corrupção na arbitragem:



Rui José de Sousa Vieira Mendes
Eng Carneira Qeralden .1 -n
4625ÂrizMCti



Ao Exmº Snr.
Presidente da LIGA P.F.P. Major Valentim Loureiro
Marco de Canaveses, 09 de Maio de 2001



Exmv. Sr, Presidente,
Estou a escrever estas duas letras, no sentido de o alertar e à opinião pública do chamado "SISTEMA", que continua vivo e bem vivo, apesar das boas intenções das pessoas responsáveis e acima de tudo de uma certa mágoa das "situações" não tomarem outro rumo.Conforme conversa pessoal e na presença do Sr .José Oliveira, na Câmara Municipal de Gondomar, no dia 2 de Abril de 2003, ao fim da tarde, alertei V/ Exa, que tive uma abordagem numa área de serviço da auto estrada a caminho de Campo Maior, por um elemento do C A da Liga aquando do jogo Campomaiorense/ União de Leiria. Esse mesmo elemento do Conselho disse-me que era de árbitros jovens como eu, que a arbitragem precisava, prevendo-se um jogo difícil, c que caso o Campomaiorense não vencesse o treinador poderia ser despedido.Mais tarde apercebi -me da ousadia na abordagem desse Sr do CA, não me falando sobre â minha actuação. Mais tarde, tive conhecimento que o Observador era do distrito da equipa da casa


No dia 10 de Novembro, em Leiria abordei esse Sr do C A dizendo-lhe que o relatório do jogo não era coincidente, com a opinião da comunicação social, treinador da União de Leiria etc., respondendo-me que não esteve muito atento à minha actuação, mas sim aos dos Árbitros Assistentes .No dia 2 de Abril, durante a nossa conversa, foi abordada a minha fui posição classificativa, e o Sr Presidente disse-me que não preocupante mas recuperável.De imediato fez um telefonema para um funcionário da Liga a solicitar averiguações dos factos ocorridos no jogo em casa e que, posteriormente, me comunicaria qualquer coisa.Como deve calcular ainda estou à espera de uma palavra sua, para que a VERDADE DESPORTIVA impere na nossa sociedade e não hajam posições predefinidas antes dos campeonatos terminarem.Aguardo serenamente, pois Isto que escrevo é só um capítulo



Grato desde já pela atenção dispensada Saudações Desportivas

10 comentários:

Anónimo disse...

Há relativamente pouco tempo tinhamos aqui os tripeirinhos todos contetes a gozar e a dizer olé olé... mas agora que os calos estão cada vez mais apertados nem da toca saem. É a vida, umas vezes lá por cima e outras cá por baixo... Lá diz o povo: "Não há crimes perfeitos..."

Nox disse...

Deves ser um adepto muito triste... Nada tememos, porque o Papa sabe sempre muito bem aquilo que faz e quase sempre é bem feito: olhem para o nosso palmarés (internacional)!

Anónimo disse...

Isto está podre... Podre!!

mmeira disse...

O papa já morreu, qualquer dia tb este pode "cair da cadeira"...

Anónimo disse...

o sistema ate vos daria algum jeito este ano....lol...

Aquele Abraço, em especial ao Rei da Salsa e seus compinchas...
aviso já que quero ir ao VSC-Leixoes!

Filipe (Ermesinde)

Anónimo disse...

Oi Filipe!!!

Vou estar em Portugal nesse jogo! E claro vou estar lá.

Nox disse...

Seja bem vindo mais um membro clandestino também com o coração Azul e Branco!

Anónimo disse...

como é?

aos interessados na possível contratação dessa personagem de ermesinde, mandem o mail do jovem rapaz...

tudo é possível!!

Anónimo disse...

agora ate o FCP ta mal..fdx...

agora q sou um jovem laborador venho menos a net, mas os meus bitaites (directos e por vezes senis) costumam ser apreciados...
talvez esteja ao nivel deste blog pra me juntar ;)

gde abr!

Filipe (amigo do Rei da Salsa)

Anónimo disse...

se és amigo do rei da salsa... és bien venido camarada!!

junta-te ao clã...