quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Acordaram tarde...


Portugal parece ter acordado com mais um caso de corrupção no futebol. Diz o Correio da Manhã, que há a suspeita de um jogador do Leiria ter sido corrompido pelo FC Porto num jogoa da Super Taça na época de 2002/03. Mete ainda um empresário FIFA que toda a gente sabe quem é no assunto.Sinceramente. Só quem nasceu no início dos anos 90 é que pode ficar admirado com tudo isto. Ou então, têm de aceitar que se deixam manobrar pelos artifícios de alguns meios de Comunicação Social.Digo isto porque, em 1998, naquele programa da SIC, que quase todos os média diziam que era macabro e sanguinário e que se chamava “Donos da Bola”, lembro-me que um guarda-redes brasileiro, do Beira-Mar, confessou perante as câmaras, que Reinaldo Teles lhe tinham oferecido uma pasta cheia de dinheiro para que ganhasse ao Benfica. Mas, o Beira-Mar não ganhou e o guarda-redes ficou com o dinheiro porque na semana seguinte jogava com o FC Porto.Na altura, o administrador da SAD do FC Porto, disse que o prémio foi entregue para ganhar ao Benfica e não para perder com o Porto e por isso não havia crime. Quando instado a comentar porque é que o guarda-redes ficou com o dinheiro, mesmo com o Benfica a ganhar, este disse que o atleta o merecia porque se tinha esforçado.Toda a gente comeu e os mesmos que agora parecem ter acordado para esta nova forma de corrupção, ajudaram a inverter a história criticando os métodos utilizados de denúncia dos “Donos da Bola”. Curioso não é?

15 comentários:

Anónimo disse...

Tudo isto é triste. Tudo isto é... Futebol!

Anónimo disse...

Finalmente, andei anos a pregar no deserto e agora é que a verdade vem ao de cima. Obrigado berto (José ;)pelas notícias que vem da pátria. Abraco

Nuno disse...

Ó Zé, tudo andas a alucinar!Andas a tomar as mesmas drogas do Sami?
Assim são 2 a pregar no deserto...

Anónimo disse...

até quero ver o que os tripeiros vão dizer quando a bomba lhes rebentar mesmo na cara...
é que parece que eles vivem noutro mundo ou então não querem ver mas cada dia que passa é um dia mais próximo de se fazer justiça neste paisinho mediocre onde um presidente de futebol se arroga a ter mais poder do que a magistratura ou o poder politico...
ps: garrafa de champanhe aberta e por minha conta quando os dois senhores da fotografia, o loureiro e o salvador forem de cana( olhem que já faltou bem mais...)

Anónimo disse...

Sá_Rocha, tens toda a razão!!

Tantas vezes criticado e apelidado de alucinante e na verdade era tudo do conheciemnto público. O que mais me repugna, é que a própria comunicação social, que deveria estar do lado da verdade, por vezes é a principal causadora destes actos sujos e corruptos, já que para além de não os informar, muitas das vezes também ganha com isso...
E agora, parece que pegou moda de escrever livros sobre o assunto... Quer dizer que estes ditos escritores sempre souberam do que se passava, e nunca quiseram fazer caso... Vergonhoso!

Se eu fosse tripeiro... Deitava-me ao lixo.

TheBlueBeast disse...

Se quiserem arranjo vos fotografias, e ate podem ser minhas, de Gelsenkirchen ou ate de mais perto...sevilha...pra nao falar de Viena ou Tóquio...

TheBlueBeast disse...

1º Ninguem é culpado ate ser julgado
2º Nem eu punha as mãos no fogo por ele...Mas a verdade aqui é só uma: a comunicação social lisboeta so quer é SANGUE... so querem denegrir a imagem daqueles que um diz tiveram tomates para enfrentar um páis pobre, onde apenas uma cidade é rica e protegida, e fazer HISTÓRIA contra os poderes da capital...
3º Portugal é Lisboa e o resto é merda...é contra isto que Homens de H grande como Pinto da Costa ou Alberto Joao Jardim lutam, e que os "media" tentam deitar abaixo...
4º Nenhum deste Homens que referi acima deve ser um exemplo...aliás, de certeza q muito de ilegal devem ter feito...MAS? E EM LISBOA? Porque é que nao há investigações em Lisboa? como diziam os outros... em Lisboa "sao tudo BONS RAPAZES"...
5º Sera este o caso prioritário em Portugal? Aonde para a CASA PIA? Porque será que a CASA PIA não sai do sitio??? porque? voces sabem bem a resposta....
6º e ultimo, aonde para o Segredo de Justiça?

as vocês, pelo que foram na Historia de Portugal, ate vos fica mal empolgarem-se com o que a comunicação social vos quer mostrar...sim, porque o que realmente interessa eles nao mostram....isto é uma Brincadeirita num pais corrupto e pobre, repito pobre, que apenas tem uma cidade digna desse nome que é Lisboa, que (bem finos foram os lisboetas) soube devidamente aproveitar-se do poder q tem e so as gentes da Grande Cidade Invicta e as regios autonomas constestam...

olhem para os resultados do refendo ao ABORTO...olhem... ve-se logo quem votam NAO... Os tristes e empobrecidos (principalmente em espirito) deste país....
Aqui no Norte, apenas o distrito do Porto votou sim...isto quer dizer muito...muito mesmo...
Apenas nós nao nos deixamos levar por aquilo que Lisboa nos quer impor...apenas nos!

TheBlueBeast disse...

Para terminar o meu já extenso comentário a esta noticia, digo apenas duas coisas:

1º este caso não tem só a ver com Futebol e voces sabem bem disso...

2º Pensem pela vossa cabeça e não pela dos outros...

Anónimo disse...

Bem, o chorrilho de barbaridades é de tal forma extenso que vai ser necessário um grande post para rebater tantos argumentos falaciosos, mas tudo bem, vamos a isso:

1º-Concordo, ninguém é culpado até ser julgado mas para se iniciar uma investigação criminal necessário é que existam indicios de prática de crime, depois disso se avaliará se são indicios suficientes(e deduz-se acusação) ou se são insuficientes(e arquiva-se o processo)de qualquer forma indicios da prática de crime existem e nós como população pensante temos direito a uma opinião.

2º-Aqui parece que um sósia do alberto joão entrou em cena, mas tudo bem, é matéria de opinião e não de facto como tal respeito-a.

3º-Apesar de concordar tendencialmente com o inicio do número, o que se lhe segue é hilariante: homens com H grande o pinto da costa e o alberto joão?!!!? Deve ser do foro cómico porque os dois juntos faziam com as suas declarações, não um livro, mas uma enciclopédia de humorismo.
Se falásemos de homens do norte que erguem a voz contra lisboa e referissemos os nomes de Belmiro de Azevedo ou Américo Amorim ainda vá que não vá, mas o pinto da costa e o alberto joão!!!Por favor...

4º-Concordo, em Lisboa tb há gente do pior mas isso não justifica um comportamento idêntico ou impróprio por parte de alguém o norte só pq: "se em Lisboa fazem, eu tb faço..."

5º-Pois sabemos a resposta: no caso "casa pia" são arguidas mais de 20 pessoas e estão arroladas mais de 700 testemunhas para além de ser uma situação que envolve dois dos mais problemáticos temas da justiça: o crime sexual e a menoridade, o que acarreta muitos mais cuidados em termos de prova e de preservação da intimidade das pessoas provocando um maior prejuízo da celeridade processual, tornando o processo bem mais longo.

6º-Quanto ao segredo de justiça, estamos de acordo pois qq gato e sapato infringe a lei não só em relação ao pinto da costa mas nos mais variados processos; certo é que está em preparação um diploma legal que é bem mais gravoso para os infractores do que o actual e que se espera que seja efectivamente cumprido.

nota 1- Discordo em absoluto do que aqui é dito, até porque guimarães tem já um longo historial de quase subversão em relação aos poderes instituidos, o mesmo se passando com as regiões autónomas.No entanto o porto, que sempre esteve de mão estendida a pedir trocos a lisboa para se tornar na lisboa do norte, não pode reclamar tal estatuto.

nota 2-Esta nota é de uma perfeita incoerência. Todo o norte votou em sentido inverso do sentido de voto de lisboa, só o porto votou igual a eles e depois é dito que só o porto não segue lisboa?!!?!!?
Queria ainda acrescentar que as pessoas reputadas de tristes e empobrecidas(principalmente de espirito) e nas quais orgulhosamente me incluo, são porventura as únicas que ainda querem e sabem defender valores tão essenciais como o direito à vida, num país em que é sempre mais fácil escolher a solução mais fácil por mais extremista que seja, à boa maneira nazi.

Finalizando, deixo aqui um provérbio que me é caro pela verdade intrinseca que consigo transporta, a saber:" o pior cego é aquele que não quer ver"...

Anónimo disse...

Para terminar o meu já extenso comentário a este post, digo apenas duas coisas:

1º-Este caso não tem só a ver com futebol mas também tem; e para além disso tem contornos de um sem número de ilegalidades e irregularidades que envergonham um país que se orgulha de ser um Estado de Direito Democrático.

2º- Por pensar pela minha cabeça é que sou do Norte e não sou do porto; Orgulhosamente branco, não sou um adepto das vitórias mas um adepto do VITÓRIA.

Sá Rocha disse...

Muito bem caro Meireles! Gostei de ler e acho que não fica muito mais para dizer. Por isso mesmo só vou reforçar o que já foi dito.

1- não é por não ser provado em tribunal que eles terão na realidade provocado ou não o factos de que são imputados. Acho que se escaparem à pena que merecem será por erros formais por parte do Ministério Público e dos procuradores, alguns dos erros (se o k aparece nos jornais é verdade) são grosseiros, infantis, inocentes ... para não dizer mais. Para bom entendedor meia palavra basta.

2- não é por outros factos ocorridos ou não por pessoas de/em Lisboa que os factos ocorridos no porto deixam de ser verdade.



Sinceramente não sei se tudo é verdade mas sei de uma coisa. Eles deviam estar na prisão! Infelizmente não acredito que passem mais que 1a/2as noites na choça, o normal para o interrogatório.

Mais uma coisa Filipe (tb é para ti Nuno), disseste para pensarmos pela própria cabeça, porque é que não tentas fazer o mesmo.... Deixa ojogo e o PC de lado e de certeza que terás uma imagem muito mais nítida dos factos.


Saudações Vitorianas!!

TheBlueBeast disse...

Parece que algumas das minhas afirmações foram mal entendidas...
se calhar só o Sami percebeu (apesar de nao querer perceber...) aonde eu quis chegar....

começando pelo que nada tem a ver com o APITO, mas que tambem começa por A, que é o ABORTO... A pergunta que foi feita aos portugueses nao era se estariam algum dia disponiveis para fazer abortos...nao foi essa a pergunta caro Meireles...eu acredito que 90% das pessoas que votaram sim nunca pensariam sequer em fazer um aborto...agora, não se podem é misturar as coisas...por eu não fazer, nao posso impedir os outros de o quererem fazer...isso era no tempo do Prof Dr...os ricos vao a Espanha e Holanda, os pobres fazem na garagem e sem sondições... foi contra mais esta injustiça nacional que eu votei SIM...e nao foi so eu...foi o Distrito do Porto, o Centro e o Sul do País, zonas que me parecem ter uma mentalidade mais aberta...

Voltando ao que nos trouxe aqui, o grande DESPORTO que é o futebol, vou esclarecer primeiro algumas afirmações, que parece que cairam mal por estas bandas...

Ninguem aqui questionou o direito à opiniao de ninguem...era o que mais faltava...se nao houvesse opiniões discordantes, nao haveriam blogs como este...

Quando me refiro a Homens com H grande, refiro-me a pessoas que se incomodaram com o excessivo centralismo que exite em Portugal...Nunca esquecer quem fundou Portugal, nunca esquecer quem deu o nome a Portugal e nunca esquecer quem era a maior cidade portuguesa ate á 2 seculos atrás...
Mete-me nojo ver esta país a gerir e a produzir fundos para lisboa...
é simplesmente incoerente a afirmação "trocos de lisboa"... so se tava a pedir o que é nosso! porque é que as receitas de impostos do Norte (que apesar de pobre tambem produz) teem que ser geridas e mal distribuidas por Lisboa?
a voz contra todo este centralismo de Homens de H grande é de se fazer ouvir...

Claro que se os outros fazem mal, não é questao para nós tambem podermos fazer o mal...nao é disso que se trata...o que se trata aqui é de IGUALDADE DE TRATAMENTOS, pra nao falar de igualdade de direitos.. sei que já foram achados indicios de corrupção desportiva por dirigentes de clubes lisboetas, mas ate agora nada de processos abertos, nem interesse por parte da coomunicação social lisboeta...ou pelo menos, neste caso, o segredo de justiça funciona devidamente...

a prova de que o Futebol é um desporto democratico (apesar da corrupção que existe, e repito existe..mas tambem sempre existiu e em TODO O LADO, o que nao legitima os factos negativos) é o facto de PORTUGAL ter conseguido se impor sempre, quer a nivel de clubes, quer a nivel de selecçoes, e a sua marca no mundo do Futebol internacional é evidente (apesar de sermos um pais pobre e pequeno).. isto mostra que nem tudo esta mal...mas claro, podemos sempre melhorar...

Quanto à questao de ser do Norte e não ser do Porto, eu sigo o lema do "SUPPORT YOUR LOCAL FOOTBALL TEAM"...Que infelizmente em Portugal ainda precisaria de explicação, nao para voces, mas para cerca de 4 milhoes de merdosos, que vivem pelas vilas e aldeias deste país e ainda apoiam o clube do antigo regime... os Clubes deviam ser Regionais, todos, tal como o FCP o é e o VSC também...

Quanto ás questões da Cegueira, ou se calhar da falta dela, friso tambem que ninguem aqui neste blog (e o Sá Rocha sabe-o bem) sabe quem é Pinto da Costa, como eu o sei...ninguem... por isso mesmo penso que a questao da cegueira e do "pensar por si proprio" é aqui mal introduzida, principalmente pelo Sá Rocha...

por ultimo, e desta vez termino os comentários nesta parte (estarei sempre disponivel pro debate...lol..) vou vos deixar com
um excerto do livro GOLPE DE ESTADIO de um jornalista lisboeta que ate já trabalhou na $ad do SCP...jornalista este que escreve a descascar e denegrir a cidade do Porto, suas gentes e costumes, e como obvio, descasca tambem em Figuras e como Pinto da Costa, falndo tambem de corrupção com meias verdades à mistura....aqui vai:
"Alguns homens do norte tinham ganho força nos mecanismos estatais e tentavam implantar na sua região uma retaguarda de pressai para combater a tendencia de esquerda que vinha da região sul. O momento foi soberbemente aproveitado em toda a sua exntensão e teve copmo princinpal mentor José Maria Pedroto, o técnico mais conceituado do futebol português de sempre.
O homem ja tinha revelado, mesmo como jogador, uma intelegencia invulgar e, logo que tomou conta do clube do seu coração, procurou um plano que noutos tempos ja se tinha mostrado de dificil execução.
Para o acompanhar escolheu elementos que já antes se tinham feito notar pela sua forte dinamica. O seu mais directo colaborador era Pinto da Costa, o homeme que chefiava o departamento e comparticipava em toda a estratégia por ele montada. Pinto da Costa movia-se habilmente nos corredores do poder, possuia uma memória invulgar, e escrupulos era coisa que se não se conhecia. Hábil na utilização do discurso, atacava as suas vitimas com uma certa ironia, mas não tinha comtemplações para quem se lhe atravessasse no caminho.
Esta dupla era imbativel mas perigosa. Ambos já tinham mostrado a sua intuiçãoe poder de manobra quando conseguiram ludibriar o poder que outrora vinha da capital e dos clubes que normalmente dividiam entrei os prazeres da vitória. O certo é que do Norte surgia um intruso a querer também saborear esses incomensuravies prazeres da conquista. Aquele titulo, ganho depois de tantos anos de luta contra as as mais miseraveis injustiças, era uma lança cravada em terra de Mouros. Um verdadeiro desafio àqueles que usavam e abusavam do poder que possuim. Mais do que um titulo, tinha sido uma vitória do Norte."

In pag 5 de "Golpe de Estadio"

PS: Penso ser esta a melhor maneira de terminar a minha intervenção neste Post... e pela voz de mais um homem, lisboeta, jornalista parcial, já condenado em tribunal por falsas calunias contra PC, que apesar de tudo, faz um bom apanhado do que aqui foi dito.

Aquele abraço,
Filipe

Anónimo disse...

Aguardo o direito de resposta para mais tarde por não ter tempo para tal mas fica já aqui o facto que a minha freguesia (Silvares teve uma maioria sim na questão do aborto).

Anónimo disse...

Demasiado extenso para comentar, de qualquer forma é como diz o povo:" as opiniões são como as..., cada 1 tem a sua".

Anónimo disse...

isto já parece um blog sério!!

de qualquer forma queria sublinhar este primeiro grande debate ideológico do Prof. Marcelo e do seu fiel opositor Miguel Sousa Tavares...

se bem que a entrada do terceiro elemento veio de certa forma, apimentar (desculpa a expressão), o debate...

por último, este debate deu para retratar os principais temas da actualidade... desde o apito, à casa, passando pelo aborto e acabando na bipolarização do país, isto é, a verdadeira guerra fria...

a verdadeira quadratura do triangulo cor de rosa!!