terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

QUO VADIS PORTUCALE ?




Lisboa é a única região portuguesa com um PIB per capita superior à média europeia em 5,4 pontos percentuais. O Algarve e a Madeira estão perto de alcançar a média, mas as restantes regiões ficam ainda entre as mais pobres da Europa.


Das 46 regiões europeias com um PIB superior a 125%, oito situam-se na Alemanha, outras oito no Reino Unido, sete em Itália, cinco nos Países Baixos, quatro na Áustria, três na Bélgica e outras três em Espanha – Madrid (132,1%), Navarra (126,7%) e País Basco (125,4%)
O somatório das regiões deixa Portugal no 18.º lugar a nível europeu, abaixo de todos os 15 membros mais antigos e tendo já sido ultrapassado por três dos membros mais recentes – Chipre, Eslovénia e República Checa.
Desde há alguns anos que Portugal é o mais pobre dos 15 Estados-membros mais antigos da União Europeia, mas em 2004 foi mesmo ultrapassado por três dos dez Estados que aderiram a 1 de Maio desse mesmo ano. O Chipre tem um PIB de 91,4%, a Eslovénia tem 83,3% e a República Checa tem 75,2%. O quarto destes novos Estados-membros, Malta, está prestes a ultrapassar Portugal, com um PIB de 74,4%.

A nível de regiões, Lisboa tem o PIB mais elevado do País, 105,8%, mas ainda longe dos 303% da região mais rica da Europa – Londres central. Seguem-se a Madeira e o Algarve, com 90,8 e 77,1%, respectivamente. O Norte é a região mais pobre com 58,8%.








Por outras palavras REGIONALIZAÇÃO JÁ !!!



PS: Os cálculos para a elaboração da tabela do Eurostat são feitos com base em estimativas da paridade de poder de compra (PPC), uma moeda virtual que tem em consideração os níveis de preços domésticos e as taxas de câmbio, permitindo tornar comparáveis alguns indicadores económicos, como o PIB por habitante.

8 comentários:

TheBlueBeast disse...

já agora, e antes que o Sa Rocha ou o Joao (que anda por aqui mascarado) comecem com as piadas acerca da origem do nome de Portugal, aqui está algo do mais imparcial possivel que tira qq duvida, se é que as havia:

http://www.cm-guimaraes.pt/document/447692/470421.pdf


Agora, pode seguir-se o debate..lol..

1º bitaite: No Norte Trabalha-se, em Lisboa aplicam-se os nossos ganhos!

Sá Rocha disse...

Concordo, como já te tinha respondido no mail. O problema é que regiões criar.... abraço

Nuno disse...

Ah pois é! Viva o Norte caragoooo! Regionalização! Para quando a independência em relação ao sul?

Anónimo disse...

Concordo com a regionalização... Só espero que em vez de uma Lisboa, passemos a ter 8.

Anónimo disse...

Concordo com a regionalização... Só espero que em vez de uma Lisboa, não passemos a ter 8.
assim é que é...

Anónimo disse...

Desde a primeira hora em que foi proposta que eu considerei a regionalização como algo essencial para acabar com a desertificação do interior português. Mas, as linhas (ou fronteiras) traçadas não me inspiravam grande confiança. Penso que não se pode dividir o país em muitas regiões. Penso que se deveria dividir em quatro partes. Por exemplo, norte do rio douro, rio douro ao mondego, mondego ao tejo, e tejo ao "mediterraneo".

Quanto aos cálculos para a elaboração da tabela do Eurostat, não sei se eles também têm acesso à economia paralela. Que tem sido um bem vital da economia portuguesa, essencialmente no norte. Digo isto porque o norte é a zona onde se movimenta mais dinheiro não declarado. Tenho, por experiência própria, fornecedores e clientes de Lisboa e do sul do país, que nunca tinham ouvido falar em vender material sem a taxa de IVA... Já no norte!!

Anónimo disse...

Pois, a vergonha do costume.Nada que não estivesse já à espera mas concordo com o berto quando releva a questão da economia paralela.
Não posso tb deixar de dizer que sou favorável à regionalização mas, e aí concordo com o meu irmão, só espero é que não se formem lisboas por toda a parte, o que equivale a dizer que não queremos uma região norte com o porto como capital para ficar tudo igual...

Anónimo disse...

já agora e sem gozo ai vão 2 perguntas:

1- berto não me lembro da pass e não consigo entrar como membro nos comentários, o que posso fazer?

2-é provável que seja pelo que disse anteriormente, mas não consigo abrir 1 post, como é?

obrigado