sexta-feira, 30 de março de 2007

ATÉ OS COMEMOS...

Fonte " Jornal de Notícias"

"Não há memória de um jogo assim na Liga de Honra. Depois de amanhã joga-se o Benfica-F. C. Porto, mas os românticos da bola não vão perder hoje à noite (20.30 horas) o Guimarães-Leixões. Um espectáculo com transmissão directa e emissão especial na Sport TV 1, a partir das 19.40 horas. No Estádio D. Afonso Henriques são esperadas 25 mil pessoas, maioritariamente adeptos vitorianos, que ontem encetaram uma corrida louca aos bilhetes.

De Matosinhos devem seguir apenas 500 adeptos, número inferior ao habitual nos jogos fora do Estádio do Mar e que se explica pelo receio de represálias, devido aos incidentes ocorridos no encontro da primeira volta.

Para salvaguardar quaisquer problemas, os autocarros que saem de Matosinhos em direcção à Cidade Berço irão ser alvo de escolta policial no percurso de ida e volta. O jogo é considerado de alto risco e, por isso, está destacada mais de uma centena de polícias. Vítor Oliveira, treinador do Leixões, já considerou o encontro como o mais mediático da Liga de Honra e quem segue o fenómeno partilha da mesma opinião.

Numa altura em que na Liga alguns jogos não atingem sequer um milhar de espectadores, Guimarães e Leixões irão proporcionar um espectáculo com 25 mil adeptos. Hermínio Loureiro, presidente da Liga de Clubes, irá acompanhar as incidências da partida ao lado de Emílio Macedo da Silva, presidente do Vitória de Guimarães, e Carlos Oliveira, presidente do Leixões.

Megacoreografias

Para colorir o espectáculo, a claque White Angels, do Vitória, irá apresentar uma coreografia com seis mil balões e algumas tarjas. A claque apela aos apoiantes para que se concentrem pelas 18 horas no Centro Histórico, seguindo em conjunto para o estádio. À entrada, serão distribuídas 30 mil bandeiras, iniciativa do novo Gabinete de Voluntariado.

A claque Máfia Vermelha, do Leixões, promete igualmente uma megacoreografia, tentando, desta forma, atenuar o desequilíbrio de forças relativamente ao número de adeptos.

Pela envolvência, pela paixão das massas associativas, pela luta acesa pela subida (três pontos separam as equipas) e pelo número de adeptos, o Guimarães-Leixões ficará na história como o maior jogo de sempre da Liga de Honra"

É por isto que somos grandes e que Guimarães é uma cidade diferente...

Todos ao estádio do Rei para uma noite das antigas e quem se quiser juntar a mim a partir das 19h e 30m, junto ao estádio, para mandar umas canecas abaixo que esteja à vontade.

VSC Sempre

21 comentários:

Unknown disse...

Espero não vir aqui depois do jogo com um capacete do pior, mas como ainda nada se passou deixo aqui uma previsão: hoje o jantar é sardinha fresquinha...

Electric Warrior disse...

E pronto, como seria de esperar os vinte e cinco mil adeptos brancos voltaram a não fazer diferença alguma e o resultado foi um nulo que poderia ter sido desfeito se o francês (?) que não sei o nome não tivesse forçado a expulsão do Jorge Duarte. O jogo foi bem disputado mas valeu essencialmente pelo momento em que o Luís Filipe Teixeira, dirigente do Leixões, resolveu pregar uma palheta a um jogador do Guimarães que estava fora das quatro linhas. Imperdível.

Por último, é de mau tom referirem-se aos adeptos do leixões como peixeiros. Seria tão estúpido como chamar de parvos aos dos Guimarães (perdão, Vitória). Afinal de contas, nunca se deve tomar a parte pelo todo.

Electric Warrior disse...

No post acima, onde se lê Luís Filipe Teixeira, deve ler-se José Manuel Teixeira. Efeitos secundários do clássico ;)

JoaoSousa disse...

1º o gajo não era francÊs mas sim brasileiro. e a expulsão é forçada mas era falta e infelizmente é assim o futebol.

2º Quanto aos peixeiros, não viste a reportagem antes do jogo?

3º o leixões, tal como esperava, veio jogar para o empate e... continua tudo em aberto

4º Quanto à palheta não deu pa ver bem, mas se deu foi à homem pois de seguida quase se pôs de joelho a pedir perdão. E o flávio parece que ainda lhe dá uma castanhada! Anyway o ano passado o henrique até jogou no leixões, tudo amigos portanto.

Anónimo disse...

O verdadeiro espectáculo foi no intervalo.
Não, não vos falo lá da "brazuca" que mais parecia estar a estrangular um gato. Mas sim da entertida massa associativa do clube dos peixes, a correr pela bancada e a atropelarem-se uns aos outros, sob o bater da força de intervenção...

Valeu por isso...
Que entertida noite de primavera!!

Electric Warrior disse...

Tinha nome de francês mas se era brasileiro já dá para explicar alguma coisa..Bem, adiante :

1.Ser falta ou não é discutível, o tipo mandou-se para cima do defesa quando ele já lá estava parado. O que não é discutível é a amostragem do segundo amarelo e consequente expulsão. Isso foi rídiculo...

2. Não vi reportagem nenhuma antes do jogo mas não pude deixar de reparar na forma depreciativa como alguns membros deste blog se referem aos habitantes da minha terra. Tratando-se,sobretudo, de pessoas que conheço e respeito, não posso deixar de condenar.

3. O Leixões foi jogar para o empate ? Aos 30 minutos de jogo, o Leixões tinha 5 remates contra 1 dos que supostamente jogaram para ganhar..Na segunda parte teve um golo anulado por causa de um estúpido que foi empurrar o vosso defesa que provavelmente nem chegava á bola.

4. Foi uma bela duma palheta, de rir ! À descarada, mesmo !

5. Para acabar e para o DUXXI : Respeito muito a vossa herança histórica e aceito que ainda esteja bem enraizada. De qualquer das formas, o Afonso Henriques já não está cá e actualmente as coisas não resolvem á paulada.Se o insulto e a violência gratuíta servem de fonte de enterteinimento para ti, então isso define-te como pessoa.

JoaoSousa disse...

vamos à resposta:

1. Relembro a conversa do "futebol em camara lenta"... o lance até foi do meu lado e o gajo fez falta com a coxa, impedindo a passagem do Rissut. amarelo, expulsão, um bocado forçada mas está bem... Por mim preferia que expulsassem o V. Oliveira porque nunca tiramos vantagem da superioridade numérica.

2. São peixeiros tal como os do Rio Ave, Varzim, etc. Nós também somos arruaceiros, «inergumes», aldeões, espanhois, bah, quero lá saber.

3. 30 minutos é uma boa análise de um jogo! viste(?) que foi o período de maior empolgamento do Vitória, até fizemos algumas jogadas (uau) e a equipa Leixota aproveitou pa fazer uns contra-ataques e tal e só um lance verdadeiramente perigoso. O VSC corrigiu, não criaram mais perigo e o jogo foi aquilo que se viu... Foi pena no fim não termos tido a sorte de marcar e "fazer justiça" :)

5. Já diz o Pubom: goes around, comes around. E nós já temos a fama e eles já sabiam ao que vinham. Não deixa de ser irónico no ponto 4 rires-te da "palheta"

Electric Warrior disse...

1. O lance podia ter sido do teu lado, do outro, atrás da baliza, em camara lenta ou em fast forward. Não era lance para expulsão em nenhum dos casos. Fodasse, já concordámos os dois quanto a esse aspecto, não vale a pena continuar a rebater.

2. Eu também não quero saber, mas nunca me dirigi a vocês como arruaceiros, inergumes (lol), aldeões...etc...São formas de estar.

3. Queres então analisar o jogo todo ? Na primeira parte, o Vitória nunca conseguiu ser perigoso ou consistente. Teve aqueles dez primeiros minutos em que entrou com fogo no cu e depois o Leixões equilibrou, fez os contra-ataques que tu disseste e chutou mais vezes á baliza. Foi perigoso ? Foi tão ou mais perigoso do que o Vitória que, só no fim, com o Leixões reduzido a dez, é que criou situações de grande aperto. Mesmo nos últimos minutos, o Vitória nunca mostrou clarividência, a quantidade de passes errados no meio campo defensivo e as perdas de bolas escusadas sucediam-se perante o desespero dos vinte cinco mil.

5. Não consigo conceber que defendas essa teoria de olho por olho, dente por dente. Condeno a violência, venha dos idiotas daqui de Matosinhos ou de vocês. Era exactamente a mesma merda se fosse ao contrário. Claro que me rio da palheta, é sempre cómico ver um gajo de fato a tentar atrasar um jogador que quer repôr a bola em jogo. A situação foi logo sanada, sem grandes problemas, sem que ninguém que se magoasse.Não tem ironia nenhuma, foi uma situação cómica.Não é como se o Henrique tivesse seguido para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira na sequência desse lance,caralho!

JoaoSousa disse...

Claro que defendo o olho por olho, dente por dente. Mas não do tipo aquele arrumador do leixões fodeu-me lá então vou foder o velhote que vem cá, que é o que os "destemidos" (para ser simpático) fazem no futebol.

Electric Warrior disse...

Acho que o melhor é arranjares um jogo de tiros e resolvermos isto online.

Anónimo disse...

Unimos a cidade ao futebol porque gostamos da cidade e gostamos do clube. E quando falamos em peixeiros falamos para quem é do leixões e para quem se mexe para ir assistir aos jogos do leixões, pois não me parece que a cidade de matosinhos tenha cerca de 3-4mil pessoas.

Em relação ao festival do intervalo também gostei, e muito...
Não pensem esses peixeiros que a polícia de matosinhos vem a guimarães fazer a segurança ao jogo, para poderem fazer tudo o que lhes apetece, pois no jogo da primeira mão, voaram sobre os adeptos do vitória todo o tipo de objectos, desde cadeiras a garrafas de vidro, isto sob a passividade da policia de matosinhos. o caso mudou de figura logo após a chegada do corpo de intervenção...
não quero sequer falar do que se passou na saida do estádio nem na rotunda AEP.
Levaram e deviam ter levado ainda mais, e só não levaram porque a policia que começou a molhar a sopa, foi a mesma que os defendeu para que não houvesse uma serie de linchamentos mesmo ali, pois ao contrário do que se passou connosco, onde a esmagadora maioria dos adeptos se deslocou por meios próprios e por conseguinte não teve direito a protecção policial, em guimarães contam-se pelos dedos das mãos as pessoas que não vieram de autocarro.
Não sei quanto tempo ficaram retidos, nem se houve grandes problemas, pois não tenho idade para andar nessas merdinhas, mas não ficaria minimamente incomodado se tivesse havido pinhanha.

PS: Para quem ainda acredita, sábado às 4 da tarde em Sta Maria da feira...VSCSEMPRE

Anónimo disse...

Caro "Guerreiro Eléctrico":

A violência gratuita é, para mim, um espectáculo deslumbrante e deveras entertido. Depois de pagar 5€ por um jogo fracoe pobre, valeu pela destreza das forças policiais de intervenção sobre um bando de adeptos desse clube da lota que não se soube comportar em terras d'El Rei Afonso I.

De qualquer modo, a arrogância demonstrada por esse grupo de arruaceiros na 1ª parte foi merecedora desse digno ataque policial, de modo a que na 2ª parte já ninguém os ouvia.

Há que se saber comportar na casa dos outros.

Anónimo disse...

Aqui vai uma aposta: vai estar mais gente do Vitória em santa maria da feira do que peixeiros no seu próprio estádio...
A propósito, respondendo ao herói que postou aqui camuflado de anónimo, só queria dizer que possivelmente é outro herói da net e nem sequer foi ao berço com a meia dúzia que cá veio, cheia de moina, a entrar 15min depois do jogo começar e com o rabinho entre as pernas, foi um espectáculo vergonhoso para quem se diz uma grande massa adepta até pq o vizela trouxe mais gente ao afonso henriques do que estes tristes mas enfim, acredito que continuem a tentar comparar o imcomparável...

Anónimo disse...

Em acréscimo:

Gostaria de evidenciar de que comentários como o que se leu por estas bandas, não podem ser compactuados.

Quem não gosta do que se lê ou diz por aqui, não é obrigado a fazê-lo. Penso que todos os que aderiram a esta causa bloguísta, sabia por antecipação de que isto se trata de um blog de puro ORGULHO VIMARANENSE.

Como tal, como Administrador, tive de tomar medidas. Medidas estas que passam por duas acções:

1ª- A evidente anulação definitiva do comentário abusador.

2ª- Como Administrador, tenho meios para identificar, mesmo quando anónimos, todos os comentários presentes no blog. Através do número identificador do servidor, posso comparar a outros comentários e identificar o infractor e o desrespeitador aos demais ilustres clandestinos.

Deste modo, não serei eu a denunciar o "animal" que escreveu tal barbaridade, vou deizxar que o dito cujo pense, em plena consciência, no que fez e chamá-lo à razão. Se for homem, o que eu duvido por o ter escrito como anónimo, o próprio se denunciará.
De qualquer maneira, o dito cujo será advertido com uma falta grave no curriculum, e, sendo este blog sujeito às leis do regime duxxista, à segunda penalização, mínima que seja, será expulso, banido e extreditado desta comunidade da qual muito me orgulho.

Sem mais de momento,
Aquele abraço...

Anónimo disse...

Deixo-vos aqui o endereço de um blog de inspiração peixeira, na qual um adepto desse clube da lota deixa o seu diário de bordo nessa inesquecível viagem à cidade de Guimarães.

http://bolanaarea.blogspot.com/

Electric Warrior disse...

Não me vou alongar mais quanto á satisfação de pessoas que considero com uma inteligência acima da média com a carga policial e a violência vivida nos dois jogos entre as respectivas equipas. Não deixo, contudo, de lamentar o sucedido. O Leixões levou pouca gente a Guimarães. È certo. Mas quê, agora vamos buscar a régua e medir as pilinhas ? Só um gajo um bocado burro é que se mete numa casa a arder. Não deixa,no entanto, de ser irónico o facto de o único tipo que lá conseguiram mandar para o hospital ser o motorista de uma das camionetas. Tristes ? Pois...Acredito também que o Guimarães tenha mais gente em Sta Maria da Feira do que o Leixões em a jogar em casa no próximo fim de semana. Mas, hey, já foi assim a época passada e nem isso vos salvou de descer de divisão, certo ? Pois.

Anónimo disse...

É bem verdade, mas todos estes comentários vêm na sequÊncia de atitudes protagonizadas pelos gajos da lota, a saber:
1- na 1º volta foi uma selvajaria completa portanto se a casa estava a arder é bom referir quem a incendiou...
2-Tb é certo que o nosso apoio não evitou a descida mas ao menos ficámos com a consciência de nada mais podermos ter feito...
3- O episódio com o motorista é de lamentar mas concerteza que quem atirou a pedra não queria acertar no homem mas sim naqueles que provavelmente o apedrejaram na 1º volta, ainda que tal não seja justificável...
4- Por fim convém não esquecer, que todo este clima foi criado pelos gajos do leixões, que entre eles tinham gajos dos panteras e do braga só para armar a merda conosco e esquecem-se que não somos um clube de bairro como eles e que esse tipo de provocações, ainda para mais de uma equipa que anda há 20 anos pelas divisões secundárias e quer rivalizar com o grande Vitória, não ia cair bem entre a massa adepta mais indefectivel deste país.

Por tudo isto é bem fácil de ver quem criou toda esta situação...

Abraço

Electric Warrior disse...

Ok, vamos a ver. Quem armou a merda no jogo da primeira volta foi meia duzia de ganapos que com os idiotas dos panteras e os do braga resolveram armar aquele 31. Claro que meia dúzia de populares, também idiotas, não perdeu a hipótese de se juntar á festa, dentro do estádio. Nos viadutos, será fácil de ver quem é que lá estava.

Nota, não estou, contudo, a defender os gajos, nem a dizer que vocês são os maus da fita. Não consigo é perceber como é que não fiquem incomodados com o facto de pessoal que vai para lá por conta própria leve com merdas no carro e tenha a vida em perigo por cenas para as quais não contribuiu.

Outra coisa que me confunde : dizes que o vitória, ao contrário do Leixões não é um clube de bairro ? Então ? É um clube nacional ? Não me parece..È um clube regional ? Também não.È um clube de quem o povo da terra gosta muito.Pronto.

Não deixa de ser também verdade que o Leixões andou muitos anos por divisões secundárias. Nem por isso deixa de ter mais palmarés do que o "grande" vitória.

Anónimo disse...

Isso do palmarés calma aí, quer dizer, titulos com tanto pó que quando os ganharam mal havia organização desportiva, táctica e todo o mundo do futebol como existe desde há 20 anos a esta parte, aliás nos confrontos entre Vitória-leixões temos mais do triplo das vitórias por isso...
Quando disse clube de bairro era mesmo isso, o Vitória é indiscutivelmente um clube regional, não se circunscreve à sua área citadina, basta ver em barcelos, famalicão e afins e encontras muitos brancos, já o leixões...

Bem mas o que lá vai, lá vai, só queria mesmo deixar aqui o desejo fraternal de acabar a época com os mesmos pontos do leixões.

Electric Warrior disse...

A taça pode ter pó mas foi ganha em condições idênticas ás dos outros clubes. A mesma organização desportiva táctica, etc. E não estou a comparar uma taça ganha nessa altura com uma taça ganha agora. Estou a dizer que o Leixões já ganhou uma, fosse em que condições fosse. O Vitória nunca.E os confrontos directos não dão taças. Além do mais, vocês, mais do que ninguém, não deviam menosprezar a história.

Quanto ao desejo fraternal : compreenderás certamente que eu vos deseje, sem maldade, menos um ponto :)

Electric Warrior disse...

Ah, apenas uma formalidade : Sou um simpatizante, não um adepto do Leixões. ;)