sexta-feira, 13 de abril de 2007

E depois são os outros os fascistas...

Director da Renascença diz ter sido pressionado por assessor do PM
O director da Rádio Renascença admitiu hoje ter sido pressionado pelo gabinete do primeiro-ministro para que não voltasse a transmitisse a notícia divulgada pelo jornal Público sobre a licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente

Segundo disse Francisco Sarsfield Cabral à saída de uma audição na entidade reguladora dos media, as pressões, dirigidas directamente ao director de Informação, foram feitas através de um telefonema de um assessor do primeiro-ministro.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está hoje a ouvir os directores e jornalistas envolvidos no artigo publicado a 31 de Março pelo semanário Expresso sobre tentativas de condicionamento dos media pelo Governo, tendo agendado para a próxima quarta-feira uma audição com o assessor do primeiro-ministro David Damião.
O artigo do semanário, intitulado «Impulso Irresistível de Controlar», refere que, após o noticiário das oito da manhã da Renascença do dia 22 de Março, «os assessores do primeiro-ministro despertaram para um frenesi de telefonemas. A rádio dava eco à notícia do jornal Público que levantava dúvidas em torno da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente».
«Entendemos que o Público tinha feito uma investigação [sobre a licenciatura de José Sócrates] que merecia respeito», defendeu Sarsfield Cabral, acrescentando que «não se tratava de jornalismo de sarjeta, mas de jornalismo sério, que levantava dúvidas», e que «a Renascença tinha todo o direito e obrigação de fazer eco dessas dúvidas».
Os telefonemas do gabinete do primeiro-ministro referiam ter como objectivo fazer «um protesto indignado, considerando que [as dúvidas] se tratava de calúnias», referiu o director da Renascença.
O responsável adiantou não ter recebido uma «ameaça formal» de processo judicial caso continuasse a transmitir a notícia, mas admitiu que «a hipótese foi referida».
As audições que a ERC está a realizar ficam, para Francisco Sarsfield Cabral, aquém do que deviam, já que a entidade reguladora «só chamou os meios de comunicação que deram a notícia».
O conselho regulador da ERC devia ouvir, nomeadamente, aqueles que não deram notícia, «para saber se não a deram por existirem pressões», defendeu.

Lusa/SOL

Os directores do Público e da SIC Notícias foram também ouvidos hoje pela ERC, tendo José Manuel Fernandes afirmado que os jornalistas daquele jornal foram pressionados pelo gabinete do primeiro-ministro.
Admitindo que, pessoalmente, não sofreu tentativas de condicionamento, o director defendeu que "uma alusão a um processo judicial é (Ó)uma pressão ilegítima sobre quem está a escrever uma notícia".
De acordo com aquele director, os jornalistas do Público questionaram o gabinete do primeiro-ministro acerca da licenciatura de José Sócrates na Universidade Independente, tendo os assessores de imprensa tentado que o artigo não fosse publicado.
Também ouvido hoje à tarde pelo conselho regulador da ERC, o director da SIC Notícias, Ricardo Costa, negou aos jornalistas que os jornalistas do canal tenham sentido qualquer pressão relativamente a notícias sobre a licenciatura de José Sócrates.
"Neste caso especifico, nem eu nem ninguém da SIC sentiu qualquer tipo de pressão ilegítima para tentar que este caso não fosse noticiado", afirmou à saída da audição na ERC.
Segundo adiantou, "a única coisa de anormal que houve foi um nervosismo excessivo por parte do gabinete do primeiro-ministro".


O que acho extraordinário nesta notícia é que, se fosse no tempo do Santana Lopes, era já caso para dissoluções de parlamento e escandaleira sem fim...


Mais, por bem menos, o governo PSD\CDS teve que enfrentar o repúdio de todo um povo, mobilizado por sindicatos e lobbies de opinião.

E já agora, por falar em sindicatos, lembram-se quando foi a última vez que os sindicatos não andaram em pé de guerra com o governo? Eu também não mas aparentemente pelo menos a ugt prepara-se, pela 1º vez em muito tempo, para não organizar uma greve geral, facto tanto mais hilariante pela razão de nos últimos 30 anos nenhum governo ter tomado medidas tão gravosas para os trabalhadores como este...

Não me compreendam mal, não discuto a necessidade da maioria destas políticas e aprovo quase todas, não posso é aceitar que caia o carmo e a trindade sempre que um governo de direita está no poder e, um governo que de esquerda só tem o nome e mentiu descaradamente nomeadamente no que concerne ao aumento de impostos e perda de regalias por parte dos trabalhadores, possa fazer tudo e mais alguma coisa com a conivência dos mesmos que se batem de forma tão apaixonada contra iguais políticas quando são propostas pelo centro direita.

Enfim, é caso para dizer que em Portugal existem "filhos e enteados", tudo com grande pesar meu porque quem perde é inevitavelmente o País...

8 comentários:

Anónimo disse...

E eu que estava à espera que a brigada vermelha clandestina viesse em força defender o nosso engenheiro técnico...

Anónimo disse...

Gostaria de saber o que pensará jorge sampaio desta situação. Sim, pois foi esse senhor que, em finais do ano de 2004 resolveu dissolver a assembleia da repubica alegando, de forma genérica, uma série de episódios que no seu entender colocavam em causa a credibilidade dos órgãos de governação do país. E gostaria também de saber o que pensam os cidadãos comuns que na altura apoiaram sem rodeios esta decisão.
Eu contínuo na minha, acho que, apesar de TUDO (mentiras descaradas ao povo com vista a conseguir a primeira maioria absoluta de esquerda, contratos incumpridos com vários sectores da actividade nacional, nomeadamente a agricultura, férias tranquilas e sem motivo para serem interrompidas enquanto o país ardia de lés a lés, engenheiros de obras feitas a acabar o curso ao domingo,...) não há motivos para uma dissolução da assembleia, no entanto acredito que haja muita gente que não deva pensar o mesmo, quanto mais não seja por uma questão de coerência...
Ou será que mais uma vez a sabedoria popular nos resolve esta quetão: Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.

PS: e para os mais temerários acerca das reais intenções do prof. cavaco silva, acho que se no meio desta balburdia toda ele se mantém quedo e mudo, não quererá certamente tomar de assalto o palácio de são bento, tranformando este país numa republica presidencialista,...mas nunca se sabe...

TheBlueBeast disse...

abusivo é no minimo o que se pode dizer da actuação do governo sobre os "media"...
por outro lado, não deixa de ser verdade a versao de que o Zé Socrates trata por TU muitos jornalistas, e já se sabe que isso lhe dá o "á-vontade" para lhes ligar..

JoaoSousa disse...

Na minha opinião parte da falta de críticas deve-se à fraca oposição.

O engraçado é que ainda se ouve falar mal do governo do Cavaco mas do tempo do Guterres é tudo abafadinho, aliás já ouvi comentários saudosos pois foi a altura em que melhor se viveu em Portugal...

Diga-se que a oposição PS é bastante mais efectiva, tirando a altura do Ferro Rodrigues...

Anónimo disse...

Tudo situacoes perfeitamente normais. Ligar a amigos nao é nada de especial.

Em relacao a sindicatos nao sei se é bem verdade. O governo anterior revelou-se sem coragem, claro que tiveram oposicao dos sindicatos mas nao tiveram coragem para fazer propostas.

Agora que vivo noutro país no qual os sindicatos e organizacoes de trabalhadores sao muito mais poderosas e organizadas vejo que o que falta muitas vezes em Portugal é coragem por parte dos Governos. Coragem para enfrentar essas organizacoes e coragem para enfrentar críticas, basicamente fazer uma governacao pelo país e nao pelas próximas eleicoes.

Apesar de nao achar que o Sócrates seja um D. Sebastiao. Acho que neste aspecto foi um dos mais corajosos primeiros ministros que eu me lembre.

Para o pessoal de direita que falam em conspiracoes de esquerda para eleger um governo de direita parece que a memória tb é curta. E esquecem-se que este senhor teve que sobreviver a campanhas que lhe denegriram a imagem: Gay (por coincidencia na altura das eleicoes) e agora da maneira que acabou o curso. Conheco pessoas com um passado muito mais obscuro e susceptível de escrutínio público que nao tiveram que passar por metade do que este gajo passou.

Anónimo disse...

É certo que este senhor já foi vitima de ataques pessoais, nomeadamente a história gay, mas quem não se lembra do famoso (ou não) episódio da simone de beauvoir e o nosso querido portas?!?!?
O caso da licenciatura ainda vai dar muito que falar, pois pode envolver muita coisa, que não seja apenas de personalidade, caracter, opções pessoais...
quanto aos governos sem coragem da direita, lembro que a primeira greve geral aconteceu no seu primeiro ano de governação. se o governo não teve coragem para tomar as medidas gravosas necessárias, como eu também concordo, porque é que agora, um governo que toma as referidas medidas não se vê confrontado com o mesmo tipo de acções por parte das centrais sindicais? Será que as ditas centrais não estarão demasiadamente politizadas, será que o nosso amigo joão proença não terá relações demasiado próximas do centro esquerda português?
Além disso, a direita está neste momento de mãos atadas, com pouco por onde pegar, pois as medidas tomadas por este governo são as mesmas que eles defenderam (a nivel económico). Ao contrário, o centro direita teve a esperada oposição de be e pcp, mas também do ps que agora está no governo a fazer ainda mais daquilo de que tão mal disse.
Acho que não se tratam de teorias de conspiração, mas a simples constatação de que em portugal é bem mais fácil tomar medidas económicas ditas de direita sendo de esquerda, pois ao contrário tudo se levanta com medo que Salazar salte da tumba...

Anónimo disse...

Lol, nem mais...

Anónimo disse...

a pide eram uns santos ao pe desta gente de agora! tamos todos vigiados. O BI com todosos elementos e a carta de conducao temla tudo..............