sexta-feira, 1 de junho de 2007

Da honestidade em geral...

Já têm a minha atenção???? Ok.

Bom, isto de notas introdutórias é um bocado gay, mas cá estou eu a iniciar a participação neste espaço!! Já vos devo uma semanita e tal, e como tal vou fazer uma pausa no meu trabalho no sector público, fazendo assim com que todos vocês paguem o tempo que estou aqui a escrever merda, um bem-haja a todos!!!

Assim das primeiras olhadelas confesso que me assusto um bocado. Venho meter-me no covil do lobo o que já comprovei por experiência própria (Guimarães 1- AAC -1 onde estive sozinho na bancada inimiga!!) ser...tenso! Mas, venham eles carago!!!
Só uma clarificação acerca da simpatia mal disfarçada pelo Vitória menor...a cena é simples. Sempre que me perguntam o básico "de que clube és?", imediatamente vem uma segunda pergunta (o que me irrita solenemente) como que a contestar a minha resposta..."então e dos grandes qual é?". Ora, com os primeiros espécimes que conheci aí do subúrbio de Braga isso não me aconteceu! Perguntaram, respondi e não houve dúvidas!! E é só!

O tema que me atraiu especial atenção foi esse desejo de consequências do apito dourado, que achei, apesar de utópico, muito católico. Alguém que tem esperança em conseguir fazer figura no campeonato sem enverdar por frutas, café com leite e aldrabice pura, tem que ser muito crente para levar a sua avante.Assim de repente, nos últimos anos, vejamos os gloriosos campeões de Portugal, numa análise mais prática:


FC Porto
: Bom, não vou bater mais no ceguinho...a este clube não há nada a apontar! O seu comportamento, lisura, espírito de grupo (essencial a qualquer máfia), e capacidades de dissuasão (aquele "marcas pénalti ou mato-te a filha" funciona muito bem!) são um exemplo para todos os que querem sucesso! Os sucessivos títulos não são obra do acaso.

SL Benfas
: O que dizer dos maiores!!! Os omnipresentes, é cada cavadela, um benfiquista! São as maiores vítimas que eu conheço porque nunca perderam por culpa própria, há sempre uma conjura por trás. Isto até voltarem a ser campeões!Aí borrou-se um bocado a pintura, com arbitragens anedóticas e aquele célebre do jogo contra o Estoril, foram talvez os mais imerecidos campeões que me lembro. Ainda hoje acho que o lance Ricardo/Luisão foi falta...pelo menos é daquelas que são marcadas sempre, excepto se for a favor de um grande.Na luta de Luís Filipe Vieira, na singularidade da "Nação Benfiquista" e tudo mais, resta-nos agradecer todos e prestar homenagem ao clube que é a maior fonte de gozo deste país!!

Esporting: Normalmente não ponho os lagartos nestas análises...digo até que é um clube do meu campeonato. Tentam espernear, o sistema e mais não sei quê, mas depois de ver os 20 pénaltizinhos que o Jardel marcou e a medalha olímpica de saltos prá água que foi conquistada por JVP nessa época logo viram que o sistema estava bem oleado! Excepção para o outro campeonato ganho pelo Inácio, pois aí, com a desmarcação de génio feita pelo saudoso Secretário ao Acosta, não há café com leite que resista...
Boavista: Como me custa falar sequer deste nome, mas é uma lição este clube. Quem quiser pode acreditar que o Boavista foi campeão por um futebol pressionante irresistível de Pacheco, com um super Petit a varrer o meio campo (na selecção depois deu no que deu), e um Ricardo que não deixava entrar nada como os jornais fizeram crer. Quem se deu ao trabalho de ver os jogos viu os cartões vermelhos que, por jornada, ficaram por mostrar, pénaltis de sonho (o que eu gostava de rever uma entrada, por trás, em plena área do William no Alverca-Boavista, já perto da consagração...), e todo aquele verdadeiro Futebol Arte (pena é ser marcial...) viu o que é realmente preciso para ser campeão em Portugal. Uma lição de dirigismo!Felizmente, o Boavista está um bocadinho mais destruído a cada dia que passa... (um áparte...Lucas já cá canta:-)

Não foram campeões, mas no bom caminho...

Associação Académica de Coimbra: Estou muito esperançado e satisfeito quanto ao futuro do meu clube, pois é do conhecimento geral que qualquer clube que queira ter sucesso, tem que ter um presidente corrupto, que lave dinheiro, putanheiro, agiota e que não saiba falar português, como bem se vê pelos casos de sucesso em Portugal.
O dinheiro encontrado na posse do Presidente Simões (2oo mil € no carro em envelopes!) revela, até na aldrabice, uma falta de profissionalismo incrível, o que me leva a pensar que, agora, o céu é o limite. Mas tenho especial carinho pela tentativa de renovação com o Dame N'Doye: Um dirigente, que curiosamente fornece a frota automobilistica aos jogadores da Académica, levou Dame ao seu stand para lhe dar um carro novo. Na papelada da compra tiveram azar pois o preto de burro não teve nada e deparou-se com um papel lá posto que tinha como título proposta de renovação do contrato com a AAC. Apercebeu-se e não assinou nada, nem carro nem contrato e parece que agora vai a custo 0 para o Panathinaikos...com este estilo vamos longe, ouçam o que vos digo!!!

Os quase campeões da 2º...

Vitória de Guimarães: Este clube do distrito de Braga também é um excelente exemplo da minha teoria. Durante anos UEFA, futebol musculado, adeptos aversos a cadeiras, e grandes maroscas tiveram um rosto...Pimenta Machado!! Depois, quiseram armar-se em santinhos e tiraram de lá o Capo!! Vitor Magalhães tinha saúde financeira, massa associativa com o clube, estádio à pinha, uma equipa (por muito que vos custe!) de sonho e um emblema já muito respeitado...resultado: segundona!! Espero que o novo Presidente já tenha duas ou três condenações por burla no lombo, senão preparam-se para lá voltar...

Pronto, desculpem lá o testamento, agora já posso tar um mês sem postar!

6 comentários:

Anónimo disse...

Quem fala assim, quase que sabe o qyue diz!!

Anónimo disse...

Entrada de carrinho João Vilela mas como tu mesmo dizes é isso que é preciso para vingar neste campeonato "atípico" que é o nosso...
Uma exposição que em nada desvirtua o que se tem passado neste triste campeonato que é o Português, revelando que o autor (tal como muitos de nós que não persistem em negar evidências) tem estado atento à decadência gradual mas imparável da nossa liga.
Só um reparo a esta mui bem redigida prosa: equipa do distrito de braga o cara###, assentaria muito melhor uma expressão do tipo:" Uma equipa única em Portugal" ou "Colosso Minhoto" mas tudo bem, como é daí de baixo é compreensivel... ;-)

NOTA FINAL: parece-me que acerca das qualidades descritas que um dirigente necessita para vingar em Portugal tem o ilustre toda a razão e apraz-me verificar que o nosso novo president é ainda mais vígaro do que os seus pretéritos antecessores, o que desde logo revela no que se transformou este campeonato pois até pessoas de bem e com apurado sentido de justiça (leia-se : Eu) se viram obrigadas a render-se às evidências e a defender perfis e atitudes que, se a sua sanidade e lisura moral não tivessem sido arrasadas por décadas de escândalos e roubalheiras, jamais defenderiam.

Anónimo disse...

Não percebo a imagem ao lado da crónica do grande Vitória, só me ocorrem 2 explicações plausíveis para tal facto: ou o autor se quis referir à virilidade do homem do berço e da sua equipa de futebol, representando o homem desnudado numa clara alusão aos atletas gregos da antiguidade, unanimemente reconhecidos como desportistas de excelência, ou este é um puro exercício de futurologia que nos remete para o período pós-experimentação dos novos equipamentos lacatoni em que os atletas Vitorianos se viram compelidos à nudez devido a extensas alergias provocadas por materiais de qualidade mediocre e quiçá tóxicos para a pele humana...

mmeira disse...

é com muito agrado que vejo que ainda existem focos de resistÊncia a essa terrivel doença que ataa a generalidade dos portugueses: TRICLUBITE.

Apesar disso, não posso deixar de fazer um reparo negativo à forma como é apresentado o grande Vitória Sport Club...isto pode ter consequências;)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

O poder que o administrador tem...