quinta-feira, 19 de julho de 2007

A Pior das Ironias...


Megalago subterrâneo no Darfur
Geólogos norte-americanos fizeram a descoberta com um satélite
Uma equipa de geólogos norte-americanos descobriu um lago subterrâneo de grandes dimensões na região do Darfur. A descoberta pode vir a alterar o cenário da região a médio prazo e atenuar os conflitos existentes.
A descoberta foi feita por um satélite da equipa de geólogos da Universidade de Boston, que detectou um antigo lago, agora subterrâneo e cujas dimensões serão enormes.
Caso se confirme e se consiga retirar água do lago, pode ser a solução para uma das mais graves tragédias humanas no planeta.
Um dos geólogos afirmou mesmo que o lago é “um megalago, dadas as suas dimensões. É do tamanho do estado do Massachusetts”.
Nos últimos quatro anos, cerca de 200 mil pessoas morreram por causa da violência no Darfur. Conflitos provocados pelas situações de carência extrema. A falta de água é um dos motivos que explica a tensão, que é classificada pelas Nações Unidas como genocídio.
As potências regionais e algumas organizações não governamentais são muito importantes para o trabalho que se segue. É necessário fazer vários furos de forma a trazer a água que possa existir até à superfície. Caso isso aconteça, a vida no Darfur pode mudar para melhor

4 comentários:

SoTellMe.. disse...

Hello, I am of passage on your site and I benefit from it to greet you! Good continuation! Vinc

Nox disse...

Este blog anda a ficar muito internacional !!
Em relação ao post já se sabe o que vai acontecer: as super portências que têm os mecanismos para extrair aquela água vão-se apoderar desse bem escasso e gerir o lago. Claro que Dafur poderá desenvolver-se, ou no mínimo melhorar as suas condições de vida (o que não é muito difícil), mas não terá o desenvolvimento, devido a outras forças, que esta descoberta poderia potenciar.

Anónimo disse...

E ainda dizem que o vinho é que traz fecicidade...

Quanto aqui ao comentário do Mister Vinc, pode muito bem ser o verdadeiro, Último Clandestino! Será o homem de Bona?!

E com esta inicitiva do ilustre Meireles, quem não gostará do nosso blog?!

Anónimo disse...

Agradecendo desded já o apreço votado à minha iniciativa curvilinea só queria subscrever na totalidade o comentário do nox...