sexta-feira, 28 de setembro de 2007

O Ultimatum de Santana

Pedro Santana Lopes abandonou ontem à noite uma entrevista que estava a dar à SIC Notícias sobre as eleições no PSD depois de a sua intervenção ter sido interrompida por um directo sobre a chegada de José Mourinho a Lisboa.
"Eu vim com sacrifício pessoal e sou interrompido por causa da chegada de um treinador de futebol... Acho que o país está doido. Não vou continuar a entrevista, acho que as pessoas têm de aprender", disse Santana Lopes.
Mais tarde, o social-democrata disse à Lusa que aceitou o convite da SIC Notícias para uma entrevista sobre as eleições do PSD com sacrifício pessoal.
"Estava cansado mas fui, apesar de me fazer transtorno", frisou."A mim não me interrompem com a chegada de um treinador de futebol. Acho que há regras. A SIC tem regras diferentes das minhas. Tenho que ser respeitado", disse Santana Lopes à Lusa.
"Não saí intempestivamente da entrevista", frisou, esclarecendo que só saiu dos estúdios depois de a jornalista que conduzia a entrevista ter dito que a conversa não poderia prosseguir.
O ex-primeiro ministro assegurou ter recebido várias chamadas telefónicas de solidariedade, nomeadamente de políticos e empresários.
"Ainda se fosse um acontecimento importante do país, do mundo, que justificasse... o Presidente da República, o primeiro-ministro, agora um treinador de futebol... e eu gosto do José Mourinho...", concluiu.
A jornalista da SIC Notícias que entrevistou Santana Lopes, Ana Lorenço, justificou a interrupção da entrevista com critérios editoriais, adiantando que não houve qualquer intenção de desrespeitar o deputado social-democrata. Director-adjunto de informação considera reacção de Santana Lopes "desproporcionada". Em reacção à atitude de Santana Lopes, o director-adjunto de informação da SIC, Ricardo Costa, considerou-a "inusitada e desproporcionada"."A SIC Notícias lamenta que a decisão de fazer um directo para a chegada de José Mourinho ao aeroporto tenha provocado uma reacção, que consideramos desproporcionada de Pedro Santana Lopes", refere um comunicado do director do canal televisivo e director-adjunto de informação da SIC, Ricardo Costa.
"A SIC Notícias não falta ao respeito aos seus convidados nem aos telespectadores", refere o director do canal, adiantando que a chegada de José Mourinho "era um acontecimento que também marcava a noite".
Ricardo Costa admite que a decisão de ir em directo para o aeroporto de Lisboa "é naturalmente discutível", justificando que "foi tomada em cima dos acontecimentos, durante uma edição da SIC Notícias, canal que pela sua natureza trabalha com alinhamentos em aberto".
Pivô da NBC recusou-se a ler notícia sobre Paris Hilton. No passado dia 26 de Junho, a pivô do programa Morning Joe da MSNBC, Mika Brzezinski, recusou-se a noticiar a saída da socialite Paris Hilton da prisão. Após ter tentado queimar com um isqueiro o papel em que estava escrita a notícia, Brzezinski acabou por rasgá-lo no bloco noticioso da hora seguinte.
O vídeo do incidente tornou-se rapidamente num dos mais vistos no site de partilha de vídeos YouTube e a jornalista foi elogiada por várias personalidades, que criticaram a mistura entre o que consideram ser "notícias sérias" e "notícias de entretenimento". O vídeo pode ser visto no endereço http://youtube.com/watch?v=MpB1Ydko4NU

4 comentários:

Anónimo disse...

Pessoalmente, classifico a SIC (e todas as suas vertentes ou ramificações) como a pior estação televisa do momento. O descrédito parece-me inevitável, e o que sucedeu ontem, é mais um caso disso.
Santana Lopes, como presidente da câmara de Lisboa que foi, como ex-primeiro ministro e, sobretudo, como antigo presidente do Sporting, não merecia tal tratamento.
Penso que a SIC, e talvez mesmo todas as outras estações televisas, têm que saber as prioridades sobre as informações que querem fazer passar ao público.
O que aconteceu ontem, é hilariante!

Anónimo disse...

Nm gosto especialmente do Santana mas esteve bem... Portugal é um país atrasado por causa de coisas deste estilo e a culpa dos jornaleiros (sim pq jornalistas há muito poucos) portugueses é mais do que muita.
Só discordo do facto da sic ser a pior (apesar da vergonha que é) pq a tvi é tão ridiculamente fraca que chega a ser hilariante...

Nox disse...

Eu vi o caso praticamente em directo e concordo com a atitude do Santana Lopes. Tem de haver regras mínimas de bom senso e não atender ao sencionalismo puro e duro. Considero a Sic Notícias um canal sério, mas este caso desiludiu-me muito, até porque nas notícas das horas posteriores, enfatizaram tanto as declarações do Santana sobre os problemas do PSD (era para isso que ele lá estava) como a sua saída a meio da entrevista! Fizerem disso um caso sencionalista em vez de passá-lo para segundo plano.
Louvo assim a atitude do Santana Lopes pela sua coragem ao enfrentar o medianismo que paira na nossa sociedade.

Anónimo disse...

a TVI é bem pior que a SIC..

SANTANA esteve em grande...mas o verdadeiro motivo da sua saida era que já tava a ficar tarde para ir pra noitada ;)

Grande Atitude !