sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Como se fabrica uma notícia


Os jornalistas são um espectáculo a dar notícias. Pena é que a maior parte deles nem sequer sabe o que vai fazer, mas pior que isso é não tentarem perceber o que estão lá a fazer.
Tudo isto vem a propósito da condenação de Pimenta Machado.
Pelo que ouvi e li, fiquei com a sensação de que o ex-presidente do Vitória de Guimarães foi condenado a 4 anos e 3 meses de prisão com pena suspensa e a pagar 210 mil euros ao clube no prazo de um ano. Mas, o que aconteceu, não foi nada disso.
Pimenta Machado foi condenado a pagar 210 mil euros ao Guimarães e caso não o faça no prazo de um ano, então sim é condenado a 4 anos e 3 meses de prisão. Se pagar esta quantia no prazo estabelecido acabou-se.
Mas, mesmo assim, o presidente vitoriano vai recorrer da sentença e agora vem o mais grave. È que segundo li e ouvi na SIC, a jornalista disse que havia uma diferença de trinta e nove mil euros no negócio de Fernando Meira. Só se esqueceu de dizer que, conforme está provado no processo, essa quantia é a diferença cambial que existia nessa altura entre dólares e escudos que depois foram transformados em euros. Em relação aos 171 mil euros que Pimenta também foi condenado a pagar ao clube, essa verba tem a ver com os negócios de Pedro Barbosa e Pedro Martins para o Sporting e mesmo havendo crime, ele já prescreveu. De qualquer forma, na altura em que Pimenta fez o depósito desta verba na conta da sua mulher, o clube devia-lhe, como está registado em conta corrente, 250 mil euros.
Tudo isto é muito diferente do que se disse, não é?
Falem com o advogado. Ele explica e não leva nada por isso.

5 comentários:

Anónimo disse...

O ex-presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, anunciou que vai recorrer da decisão que o condena a quatro anos e três meses de prisão, com pena suspensa por igual período, e ao pagamento de 210 mil euros ao Vitória Sport Club, no prazo de um ano, clube a que presidiu durante 24 anos

in JN

O ex-presidente do Vitória, Pimenta Machado, foi ontem condenado a quatro anos e três meses de prisão, com pena suspensa durante um ano, no decorrer do qual terá de pagar cerca de 210 mil euros ao Vitória, acrescidos de juros de mora desde a prática dos factos em causa.

in O JOGO

As interpretações são um pouco diferentes...lá isso são...

Anónimo disse...

Estes jornaleiros... Não há aí cópia da sentença?

Anónimo disse...

Berto... acho que estás a fazer uma confusãosita...

Anónimo disse...

É bem capaz de ser!! lol

FORÇA PIMENTA!!

Anónimo disse...

OA GATUNOS OS CORRUPTOS OS BANDIDIS A BRANQUEARE-SE