sábado, 22 de março de 2008

Taça da Liga: Rewind


Hoje um dos elefantes brancos de maior nomeada em Portugal, de nome estádio do Allgarve, volta a ter alguma utilidade.
Encontram-se por aquelas bandas o VITÓRIA FC e o S.C.PORTUGAL numa final inédita (até porque é a primeira) da CARLSBERG CUP.
Já muito foi dito e escrito sobre esta competição...mas acho que de facto foi uma aposta ganha! A Liga fez tudo para tornar credível esta competição. Conseguiu trazer de volta ao Futebol o patrocínio da UNICER, que estava há muito afastada dos relvados nacionais; conseguiu também provar de novo a teoria de que, com bilhetes baratos, o povo vai mesmo à bola; conseguiu dar uma imagem nova ao nosso tradicional futebol.
Claro que o modelo de competição não foi o adequado. Jogos a duas mãos e fase de grupos antes duma final não me parece muito justo. Também não concordo que o simples facto de se jogar hoje uma final, impeça que haja campeonato nacional e, já agora, a Final também poderia ser realizada à tarde.

Citando o DN SPORT de hoje:
Quando se trata de alterar, contudo, é preciso ter em conta sensibilidades diferentes. O interesse competitivo e a vontade de levar os grandes aos campos da província mandariam, por exemplo, que a fase de grupos decorresse logo a abrir e não a fechar, como sucede neste momento. "Mas nessa altura da época os grandes andam preocupados é com a Liga dos Campeões e se os obrigamos a jogar uma Taça da Liga eles fazem o mesmo que o Manchester United em Inglaterra - mandam as reservas e fazem tudo para perder o mais depressa possível", disse um dirigente da Liga ao DN Sport. Por isso, a Liga vai propor a manutenção da fase de grupos em Janeiro, mas quer alargá-la a doze equipas, entre as quais os clubes "europeus", que entram directamente nessa fase da prova. É essa, juntamente com a criação de duas meias-finais, a principal alteração proposta para a edição de 2008/09 da Taça da Liga.
A prova começará no início da época, tal como em 2007/08, apenas com os 16 clubes da II Liga, que disputarão uma primeira eliminatória, agora a duas mãos, garantindo-lhes logo a realização de dois jogos. Os oito vencedores dessa primeira eliminatória juntar-se-ão aos dois clubes que este ano subirão da II Liga e aos oito que se classificarem entre o sétimo e o 14.º lugar na I Liga para disputarem uma segunda eliminatória, em moldes diferentes do habitual: as 18 equipas envolvidas serão divididas em seis grupos de três e discutirão a passagem em duas jornadas, jogando todas uma vez em casa e uma vez fora. Os seis vencedores destes grupos seguem para uma terceira fase, que decorrerá em Janeiro de 2009, e na qual entram em prova os seis primeiros classificados da I Liga, as equipas envolvidas nas competições europeias. Essas 12 equipas se- rão então divididas em três grupos de quatro, para discutirem, a uma só volta, a passagem às meias-finais. Às meias-finais, a jogar no terreno dos clubes com melhor prestação desportiva até então, passam os três vencedores dos grupos e o melhor segundo classificado. "Acreditamos muito neste modelo e esperamos não ter de o alterar nos anos que aí vêm", manifesta ainda aquele dirigente. Assim a Assembleia Geral o aprove.

Em suma, estará de novo focada para beneficiar os grandes, assim os chamados grandes o queiram.

Entretanto deixo-vos aqui uma música extraída do novo album de originais de VALETE, um sportinguista, master do HipHop, que compôs o tema "Baza correr com o Paulo Bento"

2 comentários:

Anónimo disse...

A derrota na final da Taça da Liga caiu bastante mal junto da SAD do Sporting, que esperava uma melhor atitude da equipa e outra atitude dos jogadores para tentarem ganhar um troféu, que Paulo Bento tinha pedido para ser encarado como a final da Liga dos Campeões

Anónimo disse...

Tal como o FêCêPê nos oitavos da champions, também o Sporting só se pode queixar dele próprio nesta, triste eliminação... É preciso raça!