quarta-feira, 14 de maio de 2008

Champions sem lugar para corruptos

A participação do FC Porto nas competições da UEFA da próxima época pode estar comprometida. Esta é a opinião do advogado Cunha Leal, antigo director-executivo da Liga de Clubes, que se baseia no regulamento da Liga dos Campeões para chegar a esta conclusão.

O FC Porto, condenado na perda de seis pontos na presente época, por decisão da Comissão Disciplinar da Liga, por tentativa de corrupção no âmbito do processo Apito Final, decidiu não recorrer da sanção aplicada, tendo o prazo de recurso terminado ontem. Assim, perante o trânsito em julgado da sentença da Liga, os dragões, diz Cunha Leal, «podem caber na alínea D do ponto 1.04 do Regulamento da Liga dos Campeões».
A alínea D do ponto 1.04 do Regulamento Disciplinar da UEFA foi criada em Janeiro de 2007, na sequência do calciocaos, quando o AC Milan, por não haver legislação que o impedisse, pôde participar nas competições europeias apesar de ter sido punido disciplinarmente em Itália com perda de pontos.

Sabe-se que os clubes directamente interessados – O V. Guimarães entraria directamente na Champions, o Benfica jogaria a terceira pré-eliminatória, o Sp. Braga iria à Taça UEFA e o Belenenses poderia suscitar a questão da Taça Intertoto – estão na disposição de procurar clarificação sobre esta matéria junto da Federação Portuguesa de Futebol, que deverá de seguida, de acordo com os regulamentos, pedir um parecer à UEFA.

20 comentários:

Anónimo disse...

Porra!!! ÉS muito rápido, já vinha com o copy paste pronto e afinal já aqui está a notícia!!!!
Acho bem, o futebol é para ser jogado limpo, não com as trafulhices que constituem o modus operandi de determinados emblemas que julgam que são o baluarte da nação no estrangeiro mas que cada vez mais o envergonham além fronteiras...

Anónimo disse...

A UEFA tem conhecimento das decisões do «Apito Final» e vai esperar pela informação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) sobre os clubes licenciados para as competições europeias, que será divulgada a 2 de Junho, para depois analisar se os clubes preenchem os critérios. Nomeadamente o F.C. Porto, cuja participação na Liga dos Campeões pode ser questionada face aos regulamentos da competição.

Em causa está o artigo dos regulamentos da Liga dos Campeões que diz respeito aos critérios de admissão de um clube na prova. Na alínea D do ponto 1.04, está estipulado que um clube, para ser elegível, «não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o resultado de um jogo a nível nacional ou internacional».

O F.C. Porto foi castigado pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes com perda de seis pontos por tentativa de corrupção em dois jogos da época 2003/04, tendo decidido não recorrer da pena. A questão é levantada a partir daí.

Segundo um porta-voz da UEFA contactado pelo Maisfutebol, o organismo «tem conhecimento da situação», devendo no entanto esperar por uma posição da FPF sobre o assunto. É a Federação que conduz o licenciamento dos clubes e no caderno de encargos desse processo está expresso que um clube tem de preencher todos os critérios de admissão para entrar na competição a que se propõe.

«Logo que a Federação portuguesa envie a lista dos clubes registados para competições da UEFA, a UEFA vai examinar a situação dos clubes em causa. A UEFA apenas tomará uma decisão depois de verificar se os clubes satisfazem todos os critérios de admissão», explicou a UEFA ao Maisfutebol.

O processo de licenciamento de clubes está nesta altura a decorrer, sob alçada da Federação, que planeia anunciar os clubes licenciados a 2 de Junho. O prazo limite é 31 de Maio, mas a segunda-feira seguinte é o primeiro dia útil.

Regulamento alterado depois do «calciocaos»

A exclusão dos clubes associados a corrupção foi acrescentada aos regulamentos pela UEFA recentemente, na sequência do «calciocaos». O Milan viu-se envolvido no processo e a sua participação na Liga dos Campeões foi questionada.

Na altura, a UEFA lamentou que os regulamentos não previssem a questão e decidiu alterá-los. Recorde aqui essa situação.

Anónimo disse...

"...A UEFA tem conhecimento das decisões do «Apito Final» e vai esperar pela informação da Federação Portuguesa de Futebol..."

Se estivermos dependentes da Federação para "queimar" o Porto perante a UEFA... Vamos lá, vamos!!

De qualquer forma, denota-se aqui a diferença entre a Liga e a UEFA. A Liga nem sequer retirou o título ao Porto nesse ano em que houve uma suposta tentativa de coacção.
Esperemos que haja justiça na Europa do futebol.

Anónimo disse...

Penso que esse campeonato já está homologado logo é inatacável Duxxi, não penso que pudessem fazê-lo...

Anónimo disse...

Sinceramente seria justo mas nao me acredito que tal venha a acontecer.

Nox disse...

Nada vai acontecer ao Porto. É mais uma história para animar a Corte.

Acho muito engraçado a opiniao destes Vitorianos que agora andam de barriga cheia, mas é bom que nao se esqueçam e que nao tenham a memória curta que se nao fosse o FCP vocês nao estariam a festejar a possibilidade de poderem entrar na champions. Por muito que vos custe essa é a realidade. Por isso parte da vossa felicidade se deve un pouquito a nós. Nao sejam mal agradecidos...

Anónimo disse...

http://jn.sapo.pt/2008/05/13/desporto/f_c_porto_escapa_a_pesada_uefa.html

Anónimo disse...

Na lei transcrita nesse artigo nao diz nada sobre o ano a que os factos se reportem....

Anónimo disse...

"é bom que nao se esqueçam e que nao tenham a memória curta que se nao fosse o FCP vocês nao estariam a festejar a possibilidade de poderem entrar na champions. Por muito que vos custe essa é a realidade. Por isso parte da vossa felicidade se deve un pouquito a nós. Nao sejam mal agradecidos..."

?????? Mas por que carga de água vos devemos seja lá o que for???? Não nos ganharam os 2 jogos??? Se fosse por vocês nós nunca lá iriamos!!!!! Se conseguimos algo não foi seguramente por vossa causa mas sim porque trabalhámos para isso e temos um mérito que, por muito que custe a muita gente, não pode ser posto em causa.
Quanto a esta história tenho esperança que, saindo das mãos da fpf e da liga que estão dominadas pelo porto qual máfia calabresa, podemos realmente ter uma decisão justa e sem "caldinhos" logo pode perfeitamente acontecer que o porto não vá à Champions, o que diga-se de passagem até seria bom para o futebol português a longo prazo pois obrigaria o porto a descer um pouco o nível da equipa e relançaria a competitividade e daria um pouco mais de justiça à ridicula sentença dos 6 pontos!!! por manipular o futebol português durante décadas tranformando-o na podridão em que vegeta actualmente, minado por suspeições e indicios de corrupção.

ps: não me levem a mal os tripeiros do blog mas é apenas a minha opinião.

Anónimo disse...

Há aqui uma coisa que me esqueci de referir:

há data dos factos esta alteração de regulamentos, que surgiu na sequência do calciocaos, ainda não estava em vigor. Um dos principios jurídicos fundamentais:Lex Praevia, ou lei prévia; Lex Certa, ou lei certa; Lex Scripta, ou lei escrita; e, lex stricta, ou lei escrita, RESTA SABER SE PODE EFECTIVAMENTE O PORTO SER CONDENADO COM BASE EM FACTOS QUE OCORRERAM EM 03/04 NUMA ALTURA EM QUE A LEI AINDA NÃO EXISTIA... Analisando com mais calma esta situação não tenho assim tanta certeza...

Anónimo disse...

o Milan quando foi condenado, foi porque os actos diziam respeito à época em curso e esse caso nao se verifica com o FCP...

Anónimo disse...

o regulamento da uefa foi mudado em 2007.. o FCP foi condenado por supostos casos de corrupção que aconteceram em 2004.. não se pode aplicar uma lei que foi criada em 2007 a casos que supostamente aconteceram em 2004..

Anónimo disse...

O FC Porto reúne todas as condições para participar na Liga dos Campeões da próxima época, uma vez que a condenação no processo Apito Final se reporta à época 2003/04 e não à actual, defende José Manuel Meirim. Em declarações à Agência Lusa, Meirim considerou que a norma do regulamento de Competições da Liga dos Campeões, que impede a inscrição de um clube que “esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional”, se refere à época imediatamente anterior, pelo que não afecta os tricampeões nacionais. José Manuel Meirim, que frisou ser “um adepto do Benfica, que entende há muito que o direito não tem cor e neste caso o direito desportivo não é encarnado, não é azul-e-branco, nem é verde-e-branco”, lembrou que o regulamento é revisto anualmente e vigora apenas uma época. “O regulamento que está disponível no site da UEFA é o que vigorou para a época 2007/08”, disse, manifestando-se, no entanto, convicto de que o da próxima temporada continue a incluir a alínea d) do ponto 1.04. Meirim recorre à “lógica anual do regulamento” para justificar a sua interpretação de que o FC Porto - punido pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes em dois processos de corrupção tentada - não deve ser impedido de participar na liga milionária. Segundo Meirim, a norma foi incluída no regulamento da Liga dos Campeões apenas em 2007/08 e surge na sequência da situação vivida em Itália em 2005/06, que ficou conhecida como Calciocaos. Na época 2006/07, o Milan, punido na temporada anterior por viciação de resultados, participou na “Champions”, tendo mesmo conquistado o título, numa altura em que os regulamentos ainda não previam como critério de admissão a actual alínea d) do ponto 1.04 que, tal como todo o regulamento, “tem a ver com o que se passou na época imediatamente anterior”. O professor de Direito Desportivo considerou que a norma só se deve aplicar “se no campeonato anterior uma equipa manejou, tentou e conseguiu alterar o resultado desportivo. Faz sentido que essa equipa não entre porque a forma de ter obtido mérito desportivo, nessa época, foi adulterada”.

Nox disse...

Não devem é querer entender o que eu quero dizer. Eu não estou a tirar nenhum mérito á extraordinária época do Vitória.

A reladidade pura e simples é que se não fosse o FCP a fornecer tantos pontos a Portugal nos últimos anos o 3º lugar não daria acesso à pré da Champions por isso é que digo, para muito que vos custe, que parte dos vossos festejos e alegria se devem um bocadinho a nós.

Não misturem alhos com bugalhos e caldinhos e etc...

Nox disse...

Como disse, mais uma notícia para dar alegria ao povão. Pelos vistos durou um dia somente. Joguem à bola!

Anónimo disse...

O presidente do V. Guimarães considerou, no entanto, que a exclusão do FC Porto «seria uma má notícia para o futebol português» e defende que o campeão nacional «é uma equipa que merece estar por mérito próprio da Liga dos Campeões», concluiu.

Anónimo disse...

O Milan não tem nada a ver com isto, nessa altura não havia o tal regulamento.
Aparentemente o Meirim diz de forma elaborada o que eu disse em cima, ou seja, o fcp não pode ser condenado se a lei não existia na altura da prática dos factos.
Mais, essa história dos pontos e do ranking está mal contada, aconselho os Ilustres a verem quem deu mais pontos a Portugal na última década, podem ter uma surpresa...
Bem, acho que não há mais nada para responder por isso vou cantar a música que mais gostamos:" E o porto é..." lol tens saudades nuninho?

Nuno disse...

Sei do que estás a falar em relação aos pontos. Também é um assunto que dá que falar. De todas formas, este terceiro lugar tem o cunho vincado do FCP, ou nao se lembram da época em que só os 3 primeiros iam à Europa mais o vencedor da taça? (houve mesmo uma época em que nao tivemos ninguém na Champions). E depois quem ganhou? Esses anos de ouro do FCP já nao contam para o ano que vem por isso no próximo ano o 2º lugar tb vai à pré-eliminatória. Mais dúvidas em relação à importancia dos pontos do FCP?

Por acaso tenho saudades pelo que me ria, sobretudo pelo movimento da bandeira...

Anónimo disse...

Mas pelo menos estamos todos de acordo em relação a uma coisa...

O Porto corrompeu o campeonato de 2003/04... E se lhes fosse retirado o título nesse ano?!

Nox disse...

Mesmo assim ficavamos com mais campeonatos que os lagartos.